CLIQUE ARQUITETURA • www.cliquearquitetura.com.br

Ambientes

Apartamento pequeno com alma polivalente

Reforma de microapartamento prioriza integração de ambientes para maximizar espaços decorativos e de circulação.

Por Glaucio Gonçalvez Arquitetura e Design Seguir

0 Gostar

URL: glauciogoncalves.com - Categoria: Salas: Salas Integradas

+ Salvar em álbum de ideias

Apartamentos que parecem “casa de boneca” caíram na preferência de jovens casais, e este projeto explora ao máximo o conceito de integração de ambientes, que vem se tornando uma forte tendência no mercado arquitetônico.

O desafio, aqui, era ampliar os espaços de circulação em um apartamento de 65 m² e criar ambientes funcionais. O jovem casal optou pelo sistema “turn key” – ao receber as chaves da construtora, entregaram direto ao arquiteto Glaucio Gonçalves e viajaram em lua de mel com a expectativa de, na volta, encontrarem o imóvel reformado, decorado e pronto para morar.

 

Projeto polivalente

Antes separados por uma porta que foi eliminada, cozinha e área de serviço foram integradas, oferecendo mais espaço para a circulação. Em apenas uma bancada foram instalados todos os recursos necessários para dar funcionalidade às atividades-fim e praticidade para o dia a dia dos moradores. Em frente à bancada, uma parede divisória que leva à sala foi totalmente aproveitada com a instalação de vários nichos, que podem abrigar objetos decorativos ou funcionais.

Os tons neutros prevalecem neste projeto, mas alguns detalhes coloridos dão um toque moderno e contemporâneo, como os azulejos coloridos que revestem a parede da cozinha.

 

Área de passagem circular

Sala, área de serviço, varanda e cozinha oferecerem um circuito circular de passagem livre, e isso facilita o movimento entre os ambientes, dando uma sensação de amplitude. Na sala, um cobogó vermelho cria um contraste com os tons pastéis, revisitando o estilo retrô trazido para este projeto. Além de ser decorativo, ele também tem a função de, sutilmente, esconder a área de serviço dos visitantes. Veja também: Elementos Vazados

 

Iluminação indireta

Toda a sala recebeu iluminação indireta e as fitas de LED estão por toda parte como elemento decorativo. As sancas da sala e os pendentes sobre a bancada de refeições dão mais charme à decoração. Leia também: Dicas para Escolher fitas de LED

 

Mix de estilos

O piso em porcelanato imitando o cimento queimado seguiu o padrão da sala, interligando os ambientes. Os móveis personalizados de marcenaria em MDF dão um tom de exclusividade ao projeto de decoração. Tons amadeirado e cinza-claro complementam o cenário com uma nuance de aconchego. Aqui, o estilo rústico se impõe nos tijolos cerâmicos da parede – o rack e o painel da TV são de laca cinza, formando um conjunto harmonioso e clean.

 

Quarto pequeno, criatividade ao dobro

Com pouco espaço de circulação, em quartos pequenos a prioridade é fazer um projeto de marcenaria que atenda às necessidades dos moradores para manter tudo organizado em armários planejados exclusivos. Para rebater o espaço limitado, portas de correr com espelho é uma solução recorrente e funcional. O papel de parede branco com detalhes prateados na parede da cama dão um toque de suavidade se contrapondo ao painel de madeira. A fita de LED cria efeitos de iluminação indireta e decorativos. A persiana romana traz um clima de intimidade e se harmoniza com a claridade das cores pastéis.

 

Trabalho e descanso

Escritórios residenciais estão cada vez mais comuns, e com projetos híbridos oferecem praticidade para as atividades profissionais e aconchego para momentos de leitura e descanso. Este espaço esbanja em soluções para manter tudo organizado, seja no armário, em nichos e prateleiras. Em frente à bancada de estudo o papel de parede colorido contrata com os tons pastéis do mobiliário e com a sobriedade do piso vinílico.

 

Dolce far niente

A hora de tomar um banho revigorante pede um ambiente relaxante, gostoso, estiloso, que traz aquela sensação de bem-estar. Neste projeto, banheiro e lavabo ganharam mobiliário com marcenaria exclusiva e muito espaço para organizar a perfumaria. A iluminação indireta está embutida em uma prateleira, que oferece mais espaço para objetos decorativos. No box, nicho em pedra preta, revestimento em 3D e piso vinílico, que também reveste a parede do chuveiro.

Mesmo com pouco espaço, nada como um bom projeto para transformar pequenos apartamentos com ambientes acolhedores para curtir bons momentos com quem se ama.

 

 

+ MAIS FOTOS | Decoração Interiores Residenciais

 

 

TAGS
salas decoradas sala de estar sala de jantar salas integradas decoração decoração de interiores

Veja também