CLIQUE ARQUITETURA • www.cliquearquitetura.com.br

Ambientes

Canto alemão otimiza espaços pequenos

Neste projeto, a escolha por um canto alemão permitiu ganhar mais um espaço à mesa.

Por Arquiteta Nadine Voitille Seguir

0 Gostar

Categoria: Salas: Salas de Jantar

+ Salvar em álbum de ideias

Por que utilizar "canto alemão"?

O canto alemão foi muito utilizado comercialmente em pubs, cafés e restaurantes. Mas hoje em dia, ele tem sido utilizado como uma forma de decorar com charme, otimizando o espaço de casas e apartamentosa pequenos.

É um canto alemão com roupagem nova, moderno, contemporâneo, que se integra na decoração do ambiente, quer seja na sala de jantar ou na cozinha.

Sua vantagem está em seu formato em L, aproveitando ao máximo uma das paredes, já que o sofá ficará encostado (podendo também ser fixo), aumentando a área de circulação.

Com um bom projeto de interiores, é possível mandar confeccionar um canto alemão que atenda às necessidades da família, com a vantagem de poder compor o sofá com os mais diversos tipos de cadeiras e mesas (escolhendo tecido ou couro, almofadas fixas ou soltas, ou ainda futons).

 

Um pouco sobre este projeto - por Arq Nadine Voitille

Fiz dois estudos para analisar a otimização do espaço: num deles utilizaríamos uma mesa convencional retangular com cadeiras e no outro um canto alemão. Resultado: o uso do canto alemão permitiu mais 2 lugares à mesa (7 lugares e não 5 - pois no caso de uma mesa retangular com cadeiras, esta precisaria ficar encostada na parede). Além disso, a circulação também ficou mais livre.

Após decidirmos o tipo de mesa de jantar, passei para o próximo passo: marcar este local, valorizando a vista de quem entra no apartamento e de quem está sentado na sala de estar.

Optei por uma moldura em MDF na parede, a qual a protege (visto que este canto alemão é uma peça feita sob medida, mas solta).

Quem entra no apartamento e olha na direção da sala de jantar primeiro vê um espelho, o qual amplia a sensação do tamanho do ambiente. Este espelho segue o alinhamento do desenho do teto de gesso.

Já na outra parede, escolhi usar revestimento cerâmico 3D (marcado por iluminação dicróica de LED) e delimitar sua extremidade através do uso de 3 linhas verticais de MDF amadeirado.

Note que o trabalho de iluminação é o grande diferencial do espaço, o qual é marcado, especialmente, pelo pendente moderno sobre a mesa.

 

Algumas medidas do canto alemão:

 

  • Mesa de jantar: 160x90cm
  • Painel em L (moldura em MDF na parede): 150x230cm
  • Canto alemão - assento: 50cm de profundidade e 47cm de altura a partir do piso.
  • Canto alemão - encosto: 88cm de altura (do piso).

 

 

+ MAIS FOTOS | Salas de Jantar

 

TAGS
sala de jantar móveis planejados design de móveis

Veja também