CLIQUE ARQUITETURA • www.cliquearquitetura.com.br

Ambientes

Em apê de médicos, o projeto de decoração começa pelo escritório

Cada detalhe foi pensado para atender ao desejo do jovem casal de médicos em ter um espaço aconchegante e funcional para estudar e trabalhar.

Por Glaucio Gonçalvez Arquitetura e Design Seguir

0 Gostar

URL: glauciogoncalves.com - Categoria: Arquitetura: Decoração Interiores Residenciais

+ Salvar em álbum de ideias

Quem casa, quer casa, diz o ditado. Mas para um jovem casal de médicos, além de ter um lugar especial para curtir a vida a dois, o mais importante mesmo é ter a certeza de que em seu novo lar haverá um espaço para estudar – pois a atualização para esses profissionais é fundamental – e para continuar trabalhando mesmo depois de um dia inteiro atendendo pacientes em uma clínica ou em um hospital.

E por isso mesmo que neste projeto vamos começar nosso tour pelo escritório. Cada detalhe foi pensado para se criar um ambiente aconchegante, acolhedor, mas com recursos para se manter organizado – armários, nichos e prateleiras estão por todos os lados para oferecer um amplo espaço para organizar equipamentos, objetos e livros.

Desta forma, a bancada fica livre para as atividades voltadas à internet, agendamentos telefônicos e apoio para a leitura. Toda decoração segue o estilo clean que se espalha pelos outros ambientes. O piso em vinílico imita e se harmoniza com a madeira, que dá forma aos móveis que tornam esse espaço multifuncional.

 

Área social - Mas nem só de trabalho vivem os médicos. Sim, eles também têm uma vida social, e a entrada deste apartamento (abaixo) já recebe os visitantes em uma área de convivência onde se pode tomar um vinho com amigos descontraidamente e iniciar um bate-papo informal. As poltronas reclináveis foram escolhidas a dedo, funcionando também como um recurso de descompressão para que no dia a dia os jovens médicos cheguem em casa e possam relaxar instantaneamente.

Lavabo - Muito bem posicionado ao lado da porta de entrada, facilita um dos hábitos que os médicos têm de lavar as mãos ao chegar em casa. Um painel de madeira escura contrapõe o branco que se estende da parede ao piso, e ao mesmo tempo esconde a fita de LED (instalada por trás) que dá um realce à iluminação. Todo claro e com um espelho que vai de uma parede à outra, o pequeno lavabo ganha um ar de amplitude.

Cozinha – Observe que há uma grande integração entre os ambientes, seguindo uma forte tendência dos apartamentos recém-construídos. O amplo corredor da entrada deste apê proporciona um acesso fácil e prático à cozinha, que está separada da antessala e da sala de TV apenas por um balcão com dois bancos disponíveis para refeições rápidas. Esta é uma configuração que funciona muito bem para casais jovens e que têm uma vida profissional agitada. Vida de médicos é uma correria, e pede praticidade.
Por isso mesmo, nesta cozinha optou-se por uma decoração visual, superequipada e tudo tem de ser facilmente acessado para dar rapidez tanto às atividades culinárias, quanto nas de limpeza e de organização de utensílios domésticos.

Sala de TV – A simplicidade do estilo clean que dá o tom desta decoração tem a madeira escura como aliada e presente em todos os ambientes. Note que na passagem da cozinha para a sala de TV um móvel com design exclusivo foi criado com a função de integrar os ambientes e vai da bancada da cozinha ao rack, formando um “S” com um movimento de espiral. Os tons pastéis proporcionam uma sensação de tranquilidade na circulação de um ambiente a outro.

Área Gourmet – Aqui a decoração foi projetada para se criar um lugar aconchegante para o casal oferecer jantares a grupos de amigos ou familiares com descontração. A parede de tijolos aparentes e uma mesa extremamente rústica, feita com madeira de demolição, contraposta por cadeiras com design moderno, deixaram o ambiente bem “descolado”. Encostada à mesa tem uma bancada multifuncional que serve de apoio à churrasqueira – tem gavetas, pia e torneira para um serviço completo e ainda garante a organização de utensílios, o que dispensa o vaivém à cozinha.

Banheiro social – A iluminação instalada por trás do espelho se harmoniza com a luminosidade natural e o amplo espelho duplica o espaço. O piso de porcelanato imitando cimento queimado é uma excelente opção para quem quer modernidade e contemporaneidade na decoração. Esse piso quebra a seriedade do branco aplicado no revestimento que vai do chão ao espelho e se estende à bancada e à pia. Essas contraposições, em geral, são propositais na decoração para dar ao ambiente um ar mais leve e descontraído.

Banheiro | Suíte - Mofo no teto nunca mais! Como o chuveiro da suíte vai ser o mais usado, a ideia aqui é eliminar de vez o problema causado pelo vapor na hora de tomar banho e acabar definitivamente com o mofo que, aos poucos, vai deixando a pintura escurecida e um aspecto de desleixo.

 

O arquiteto Glaucio Gonçalves quis oferecer aos moradores um plus – além de liquidar o problema, criar algo que fizesse a diferença, estendendo ao chão e ao teto a pastilha cerâmica que foi escolhida para compor a decoração das paredes. Além de estético, ficou funcional, pois o mofo no teto está erradicado.

O resultado foge ao convencional e acabou dando um toque personalizado ao banheiro da suíte. Os tons de branco e cinza mesclados ajudam a harmonizar o ambiente, que ficou descontraído e agradável para um banho relaxante para espantar o estresse e deixar o jovem casal de médicos pronto para encarar o dia a dia intenso de trabalho.

 

+ MAIS FOTOS | Decoração Interiores Residenciais

 

TAGS
móveis para escritório decoração de interiores

Veja também