Seu Portal de Ideia e Soluções
      AMBIENTES
AMBIENTES / Home Offices
VOLTAR

Home Offices | Óbvio

O local que seria destinado ao quarto do filho, agora, dá lugar ao home office.

Por: Mão Dupla Comunicação       29 de Junho de 2015   |   VISUALIZAÇÕES 3.274

Muda a família, muda o lar

Modificações nos núcleos familiares fazem com que espaços sejam aproveitados de forma diferente. Um bom exemplo é a transformação do quarto do filho, que cada dia mais tem sua chegada adiada, em home office

 

Com as mulheres se dedicando mais à carreira, a maternidade ficou em segundo plano e os casais ou optam por não ter ou adiar a chegada dos filhos. Dados do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, confirmam: praticamente uma a cada cinco famílias é formada por casal sem filhos no Brasil, o equivalente a 19,4%. ­

Essa expressiva mudança nos núcleos familiares alterou também a configuração das moradas. O local que seria destinado ao quarto do filho, agora, dá lugar ao home office. “Esse ambiente sempre teve demanda nos projetos, sobretudo, dos casais mais jovens. Porém, surgia de forma tímida, dividindoespaço com outros usos, como quarto de hóspedes, suíte principal ou sala. Hoje, as pessoas dão mais importância à qualidade e tamanho do home office”, observam as profissionais do escritório Óbvio Arquitetura, Luciana Araújo e Nathália Otoni.

De acordo com a arquiteta Ivana Seabra o home office é muito utilizado pelo casal tanto para estudar quanto para o trabalho. Mas, como bem destaca a designer de interiores Fabiana Visacro, são as mulheres as frequentadoras mais assíduas deste espaço. “É mais frequente encontrar mulheres com horários mais flexíveis para adequar à rotina familiar”, defende.

Ivana dá dicas de cuidados necessários ao projetar o home office. “Devemos, propor o cômodo para duas pessoas estarem acomodadas simultaneamente, caso haja espaço. O detalhamento dos mobiliários também é importante. Eles precisam estar dentro dos padrões de ergonomia. A iluminação também é outro fator que merece atenção. O projeto luminotécnico precisa ser eficiente e com foco na área de trabalho”, ensina a arquiteta.

Nathália e Luciana, da Óbvio Arquitetura, destacam outro quesito que faz toda a diferença: “Funcionalidade! Essa palavra é muito importante nesse tipo de espaço. Ela diz respeito ao posicionamento correto de todos os itens de maneira que estejam sempre à mão e muito organizados, tornando tudo mais prático”.

Já Fabiana encerra com outra dica bem legal: “Vale ficar atento em como será alocada a fiação dos equipamentos utilizados no home office e qual técnico/decorativo usar para escamoteá-las. Dessa forma, o espaço fica mais harmônico e charmoso, tornando o estudo ou trabalho mais agradável”.

 

 

+ MAIS FOTOS | Home Offices

 

decoração de escritóriocasa e decoraçãomóveis para escritóriodecoraçãodecoração de interioresdicas de decoraçãoTAGS:
  RELACIONADOS
Pelo prazer de trabalhar bem: quatro home offices para inspirar
Decoração Home Office Duarte
Escritório Residencial Asa Sul | Queiroz
Cadeira Raynor Ergohuman Presidente

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS