Seu Portal de Ideia e Soluções
      AMBIENTES
AMBIENTES / Salas de TV | Home Theaters
VOLTAR

Home Theater | ID Arquitetura

Projeto do escritório ID Arquitetura resgata o movimento Art Déco na mostra Casa & Cia.

Por: Rodrigo Ramos       05 de Outubro de 2014   |   VISUALIZAÇÕES 3.714

Revisitando o Art Déco

Home Theater projetado pelos profissionais Carlos Malinski e Cláudio Oliveira resgata movimento internacional de design para a Mostra Casa & Cia

 

O efervescente movimento Art Déco, um estilo artístico/decorativo influente na Europa na década de 1920, ganhou o planeta a partir dos anos 1930, influenciando os segmentos da arquitetura, decoração, design industrial, mobiliário, pintura, grafismo, moda e até mesmo o cinema em Hollywood.

Marcado pela precisão geométrica e predominância das linhas verticais, esta tendência foi notável em Florianópolis durante o período que antecedeu a segunda guerra mundial, até meados de 1960. Edificações construídas neste ciclo criativo ajudaram a desenhar ruas como a Conselheiro Mafra, Tenente Silveira, Felipe Schmidt, Álvaro de Carvalho, Sete de Setembro, Fernando Machado, além da Avenida Hercílio Luz.

Entusiastas dos “loucos anos vinte”, a dupla Carlos Malinski e Cláudio Oliveira, profissionais do escritório ID Arquitetura, projetaram para a edição deste ano da Mostra Casa & Cia (antiga Casa Nova) um espaço nostálgico e contemporâneo, inspirado na exuberância e no glamour deste modelo artístico.

“Nosso ambiente é um Home Theater influenciado por este estilo pouco valorizado em nossa cidade. Transitamos em áreas que queríamos abordar, como a moda - que ao longo dos últimos anos vem se apropriando de alguns elementos do Art Déco; do cinema – tanto nos filmes, como nas salas de projeções antigas; além da própria arquitetura da época”, descreve o designer de interiores Cláudio Oliveira.

Com 60m2 o Home Theater apresenta mobiliários soltos e funcionais, experimentando a versatilidade das mesas laterais de madeira, bem alinhadas, assim como duas mesas de centro, retangulares, de vidro e metal. As poltronas, dispostas na entrada provocam sensações de aconchego. O sofá, versátil e flexível, proporciona uma visão de contemplação de todo o ambiente, onde os tons de cinza predominam - uma característica do gênero artístico revisitado.

Porém, são nas paredes que o Art Déco fica ainda mais evidente, por conta de desenhos geométricos milimetricamente definidos pelo gesso. Abajures modernos e uma luminária com aspecto industrial garantem um toque de contemporaneidade ao espaço. E a dupla também apostou em objetos autorais. “Desenvolvemos em conjunto com a C&M Gallery as almofadas expostas nos sofás e nas poltronas. As estampas de formas geométricas remetem a elementos decorativos comuns nos anos 1920 e 1930. Assim como as cores empregadas, como o amarelo, o laranja, o azul e o preto”, anuncia o arquiteto Carlos Malinski.

Outro detalhe, bastante comemorado pelos dois profissionais, é o ensaio fotográfico protagonizado pela arquiteta Ana Trevisan ao lado da modelo Karin Vanelli. Caracterizadas de Marlene Dietrich, Lynn Fontanne, Greta Garbo e Claudette Colbert, ícones do cinema hollywoodiano, elas foram clicadas pelo fotógrafo Lio Simas em lugares históricos de Florianópolis. Entre eles, o emblemático prédio onde atualmente abriga a Secretaria de Estado da Fazenda - uma bela construção na esquina da Praça XV com a Rua Tenente Silveira.

“A primeira intenção foi fotografar as fachadas no estilo Art Déco pela cidade e integrá-las ao nosso projeto. Porém, percebemos que estes locais históricos estão bastante desconfigurados. Foi então que partimos para uma releitura de cenas de época, com uma pegada contemporânea. O resultado foi mesmo surpreendente!”, festeja Cláudio, que neste ano completa 10 anos de Mostra.

 

Parceiros

O Home Teather “Revisitando o Art Déco” é patrocinado pela Ekomobile (marcenaria, gessos, pisos e rodapés) e Tecsul (equipamentos de áudio, vídeo, automação e segurança).

* Texto: Rodrigo Cardoso Ramos Escritório de Comunicação

 

 

+ MAIS FOTOS | Home Theater

 

salas decoradassala de estarsalassala de tvsalas integradasdecoraçãodecoração de interioresdecoração de salasTAGS:
  RELACIONADOS
Salas de TV | Logo
Home Theater | Markowicz
Home Theater | ID Arquitetura
Brasilidade dentro de um home cinema

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS