Seu Portal de Ideia e Soluções
      AMBIENTES
AMBIENTES / Jardins
VOLTAR

Jardim - Casa Cor SC 2014 | Trevisan

O projeto aproveitou as espécies já existentes no espaço, reorganizando seus lugares e incluindo novas plantas.

Por: Rodrigo Ramos       31 de Maio de 2014   |   VISUALIZAÇÕES 4.026

Visual contemplativo

Paisagista Ana Trevisan assina único jardim da Mostra Casa Cor Santa Catarina 2014

 

A Beiramar Norte, dos mais conhecidos cartões postais de Florianópolis, com topografia baixa e plana, entrelaçada por uma pequena faixa de areia, com abundante vegetação típica de espécies de manguezal, de encontro com o mar, é um cenário de contemplação ímpar. Envolta dela está a cidade com seus prédios, avenidas, ruas, carros em movimento, transeuntes agitados, cheios de pressa. Este painel foi predominante importante para a decisão da arquiteta e paisagista Ana Trevisan em participar da edição de 2014 da Casa Cor Santa Catarina, onde assina o único projeto de jardim da Mostra. “A cidade e o fluxo de pessoas que transitam pelas imediações da mostra me inspiraram para o desenvolvimento de um projeto contemplativo, onde eu faço um convite para que as pessoas possam aproveitar este espaço, para descansar, fazer um picnic, sentar na grama, curtir o local”, explica Ana.

O projeto de Ana Trevisan aproveitou as espécies já existentes no espaço, reorganizando seus lugares e incluindo novas plantas, numa variação de tons verdes. “Minimizei o uso das espécies medianas e forrações (Phormium tenax-formio verde e Ophiopogum jaburan-liriope verde), estabelecendo uma geometria natural bem resolvida. As palmeiras (Carentaria acuminata) são altas, leves, mas dosadas na questão do volume, para não interferir na vista do Arq.Café, projeto dos arquitetos Sidnei Machado e Karoline Bernardino, meus parceiros nesta Casa Cor”, afirma a paisagista. A iluminação recebeu um tratamento especial explorando o uso de lâmpadas de led, o que significa um consumo mais consciente. Outro detalhe que chama atenção é a micunfa do escultor e também arquiteto, Rô Rita.

As cores no projeto de Ana Trevisan vão muito além do verde. Vasos, grandes e imponentes, proporcionam um colorido estético mais denso, utilizando-se de tons como o de berinjela e o preto, mais tradicional. “Escolhi para o jardim da Mostra Casa Cor, vasos desenvolvidos em fibra de vidro, que proporcionam um espaço mais leve, além de serem muito mais resistentes a rachaduras”, pontua a arquiteta, que confere destaque a um banco de madeira, num formato em “u”, como uma peça chave em seu plano de paisagismo. “Inseri um banco para que o clima seja apreciado. Não existe fora e dentro, mas sim um lugar que não exclui, integra os espaços como um organismo só”.

* Fotos: Mariana Boro | Texto: Rodrigo Cardoso Ramos Escritório de Comunicação

 

 

+ MAIS FOTOS | Jardins

 

paisagismojardinagem e paisagismoTAGS:
  RELACIONADOS
Paisagismo Casa de Praia | Meu Jardim
Jardim das folhas da Mostra Casa Chapecó
Paisagismo de Condomínios | Dríades
Jardim e Paisagismo 2013 | Artefacto

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS