Seu Portal de Ideia e Soluções
      AMBIENTES
AMBIENTES / Urbanismo
VOLTAR

Mobiliário Urbano Amop - Luanda | WLP

Luanda ganha 3Km de parque linear: projeto premiado em 2013.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       22 de Dezembro de 2014   |   VISUALIZAÇÕES 1.625

O projeto

Este projeto de Requalificação e Dinamização da Marginal de Luanda, promovido pela Sociedade Baía de Luanda, foi vencedor do "Prêmio Nacional de Arquitectura Paisagística 2013", na categoria de Obra de Integração Paisagística. O grupo Amop foi quem fabricou e forneceu os equipamentos urbanos, os quais são da Linhas Ar Puro.

O prêmio foi recebido pela Arquiteta Paisagista Margarida Quelhas, no evento 9ª Urba Verde – Fórum das Cidades Sustentáveis, representando a equipe constituída pelos escritórios Costa Lopes (Angola) e Território, Paisagem, Arquitectura (Portugal).

Este projeto é emblemático e se desenvolve ao longo de 3km, com ciclovia, 10 novas praças, 3 parques para crianças, outros tantos para desporto, 5 campos de basquetebol de rua e 5 espaços para eventos culturais. Criou-se também um passeio arborizado junto à via e um passeio marginal contínuo ao longo da baía, onde se destacam as cadeiras coletivas.

Pretendeu-se assim devolver a Luanda um dos seus espaços públicos fundamentais, tanto para a vida urbana como para a imagem da Cidade, numa obra que será , muito em breve, uma das grandes imagens de marca da capital de Angola, e onde se destaca o mobiliário urbano betão AMOP, Linha Ar Puro.

Esta obra, desenvolvida pela Sociedade Baía de Luanda (cujos principais acionistas são a Sonangol, o Banco Privado Atlântico, o Banco Comercial Português e a FiniCapital), dá corpo a uma decisão governamental que definiu a requalificação desta deslumbrante baía e apesar de ser uma projeto que implica elevadas verbas conseguiu financiar-se basicamente na banca privada sem necessidade de recorrer aos dinheiros públicos.

No ano em que celebra 40 anos, o Grupo AMOP, agradece a preferência e congratula a equipa Angolana e Portuguesa, pelo Prêmio Nacional de Arquitectura Paisagística 2013.

* Imagens e informações: WLP Brasil

 

 

+ MAIS FOTOS | Urbanismo - Paisagem Urbana

 

urbanismoTAGS:
  RELACIONADOS
Praça Particular Terras de Piracicaba
Mobiliário Urbano Amop - Luanda | WLP

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS