Seu Portal de Ideia e Soluções
      AMBIENTES
AMBIENTES / Casas
VOLTAR

Residência - Novaes | Conseil

Conheça a residência projetada sob os conceitos do famoso Van Der Rohe.

Por: Trovata Comunicação       29 de Janeiro de 2014   |   VISUALIZAÇÕES 3.739

Conheça a residência projetada sob os conceitos do famoso Van Der Rohe

Considerando sua enorme admiração por Ludwig Mies Van der Rohe – arquiteto alemão, um dos principais do século XX, que ajudou a definir a arquitetura moderna -, a arquiteta Anna Novaes, da Conseil Brasil, elaborou o projeto de uma residência de 230m² com conceitos de arquitetura criados pelo famoso profissional. As referências utilizadas foram retiradas, principalmente, do projeto do pavilhão alemão para a Feira Mundial de 1929 em Barcelona, popularmente conhecido como Pavilhão de Barcelona, que completará 85 anos em 2014. (Leia também: Poltrona Barcelona)

Van der Rohe inovou nas estruturas e valorizou os espaços abertos. Ampliou ambientes ao utilizar vidros como divisórias, também em fachadas. Para a primeira metade do século passado essas características foram grandes inovações, e lhe concedeu reconhecimento. Suas concepções construtivas e urbanísticas foram expandidas e utilizadas mundialmente em projetos posteriores, inclusive no elaborado pela Conseil Brasil.

Na residência, localizada em Alphaville, São Paulo, a arquiteta optou por integrar todos os ambientes sociais – sala de jantar, sala de almoço, sala de TV, espaço gourmet e livings -, e ao mesmo tempo, separá-los apenas por divisórias de vidro, no modelo de portas de correr. Isso resulta na incidência de luz natural em todos os cômodos. A cozinha, por sua vez, está separada dos demais espaços por um painel desenvolvido pela própria arquiteta. Essa mistura de materiais, principalmente em composição com o vidro, é característica forte nos projetos de Van der Rohe. Outros destaques são as linhas retas e a objetividade estrutural, percebidas claramente na residência.

O arquiteto alemão foi ainda o criador da famosa frase “menos é mais”. Isso significa que, algumas vezes, a simplicidade de um projeto, com destaque apenas para uma arquitetura bem desenhada, basta para causar-lhe evidência, pois a real beleza está intrínseca nos elementos essenciais.

No projeto de Anna Novaes, o conceito para a decoração não foi diferente. A arquiteta preferiu investir em motivos estruturais e decoração fixa, como revestimentos diferenciados, além da escolha por uma cartela de cores sóbrias e neutras, utilizadas de modo elegante, sem extravagâncias, em todos os ambientes, também nos íntimos.

“Mies Van der Rohe é um dos meus grandes ídolos. Desse modo, suas concepções acabam sendo absorvidas em meus projetos. Neste específico, praticamente todos os itens estruturais podem ser associados a ele. Até mesmo a fachada traseira, que é inteiramente de vidro”, declara Anna Novaes.

 

 

 

+ MAIS FOTOS | Casas

 

casa e decoraçãodecoraçãodecoração de interioresquarto decoradoTAGS:
  RELACIONADOS
7 belos projetos de arquitetura
Casa moderna com arquitetura orgânica
Casa de Campo Cahaba
A "Casa das Rosas Vermelhas" | Becker

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS