Seu Portal de Ideia e Soluções
      AMBIENTES
AMBIENTES / Salas de Estar
VOLTAR

Sala do Colecionador - Marcelo Salum

Conheça o ambiente projetado pelo arquiteto catarinense Marcelo Salum para a Mostra Black.

Por: A CASAA       09 de Junho de 2015   |   VISUALIZAÇÕES 2.497

Marcelo Salum leva para a Mostra Black suas referências do Art déco

Arquiteto estreia na mostra paulista reverenciando um colecionador de livros

 

Um espaço atemporal, projetado para um colecionador de livros viver e relaxar próximo às paixões acumuladas durante uma vida, marca a estreia do arquiteto catarinense MarceloSalum na Mostra Black.

A escolha de Salum teve diversas referências como pano de fundo: uma viagem recente a Paris, o lifestyle do empresário Pedro Sirotsky (um apreciador de livros e obras de arte) e o clima proporcionado pelo lugar da Mostra, a OCA, projetada por Oscar Niemeyer e abrigo de inúmeras manifestações artísticas. As andanças pela Cidade Luz serviram para trazer na bagagem memórias, pesquisas e referências a um estilo que se sobrepõe no projeto  - o art déco.

As formas geométricas, muito marcantes neste movimento dos anos 1920, está presente no revestimento da parede, nos móveis e em objetos garimpados em antiquários paulistas. Neste trabalho, o DNA do escritório de Salum está impresso por todos os lados. – Mostras de decoração são a oportunidade de fazer o que, de fato, me move, me inspira e, ao formatar um espaço, a mistura de elementos, texturas e estilos é o que mais me impulsiona – revela.

Os  60 m2 da Sala do Colecionador abrigam uma variedade de obras de arte, peças de design, móveis de época e livros raros e de arte. O ponto de fixação dos olhos é a lareira, que parece mimetizar-se com a obra do artista plástico Juliano Aguiar. O quadro tem a mesma largura da lareira e segue até ao teto, passando a impressão de que os dois são um único elemento. 

Além de ser o destaque, a lareira serviu como o eixo principal para a criação do restante dos ambientes. Em frente a ela foi projetado um estar simétrico. Já no extremo do espaço, há uma espécie de biblioteca com uma mesinha de apoio, e finalmente, no outro lado da sala, uma escrivaninha dá suporte a quem usa o local.  - Eu imagino esta sala como se fosse um ambiente à parte da casa, algo muito particular deste morador, que a utiliza para guardar e observar suas preciosidades – traduz Salum.

As obras de arte foram minuciosamente escolhidas por Marcelo. Pinturas e esculturas de artistas catarinenses como Janor Vasconcelos, Juliano Aguiar, Rubens Oestroem e Luiz Henrique Schwanke, representados pela galerista Helena Fretta, misturam-se a imagens documentais, em P&B, do renomado fotógrafo Valdir Cruz, fotografias de André Lichtenberg, aquarelas de Nara Amélia e esculturas de Saint Clair Cemin - todos representados pela Galeria Bolsa de Arte. O preto e o bege predominam na Sala do Colecionador, com a cor mais escura para as molduras das obras de arte e o tom mais claro e sutil para os móveis e estofados

Contato: Marcelo Salum Arquitetos Associados | Florianópolis | contato@marcelosalum.com.br

 

Fonte do Texto e das Imagens

 

 

+ MAIS FOTOS | Salas de Estar

 

 

casas decoradassala de estarsalassalas integradasdecoraçãodecoração de interioresTAGS:
  RELACIONADOS
Salas de Estar 2 | Clique Arq
Salas de Estar 17ª Decora Líder
Salas de Estar 4 | Neopolis
Living - Casa Cor Bahia | Monteiro

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS