Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Sala
VOLTAR

7 dicas de como decorar sua sala gastando pouco

A sala de estar é um dos cômodos mais importantes da casa e por isso, é necessário criar uma atmosfera aconchegante e receptiva. 

Por: Tibério Construtora       21 de Setembro de 2016   |   VISUALIZAÇÕES 2.891

sala de estar é um ambiente importante no apartamento. É o cômodo onde recebemos parentes, amigos e realizamos a maioria das atividades. Por isso, é necessário criar uma atmosfera aconchegante e receptiva que é alcançada facilmente por meio de uma boa decoração.

Mas, muitas vezes, quando pensamos em decoração, surge a preocupação de ter que usar objetos caros que podem pesar no orçamento final. Para quebrar esse mito, veja agora 7 dicas sobre como decorar sua sala de estar gastando pouco.

 

 

1 - Comece fazendo uma limpeza

A função dessa etapa é liberar espaço para depois explorar todas as possibilidades da área. Retire todos aqueles objetos que se acumularam na sala ao longo do tempo e que não têm utilidade no dia a dia.

Após realizar essa tarefa, observe bem o espaço livre disponível, avaliando como é possível aproveitar melhor o local.

Quando a sala é pequena o mais apropriado é investir em um estilo mais sóbrio, com mais espaço entre os móveis e uma aparência mais clean.

Já os livings maiores podem receber uma quantidade maior de elementos, desde que tenha cuidado para não sobrecarregar o ambiente e torná-lo visualmente desconfortável.

 

 

2- Pense na cor

A cor de um cômodo dita em grande parte qual é a atmosfera predominante do local. Sendo assim, use as cores para construir um clima agradável e, de preferência, combinando todos os objetos e elementos decorativos.

Uma forma de realizar essa mudança gastando pouco é usar a estratégia da “parede atraente”, que é basicamente escolher uma parede e pintá-la de uma cor que se destaque do restante, colocando objetos como quadros, estantes e outros. Isso chama a atenção, além de transformar a parede em um lindo mural com objetos pessoais. Ótima para essas situações são as tintas magnéticas, que transformam a própria parede em um porta-retratos.

 

3- Almofadas

Esse objeto é uma peça curinga na hora de decorar. Almofadas transmitem sensação de conforto e aconchego, e o principal, possuem preços acessíveis. Basta trocar a capa das almofadas e do sofá para você dar uma nova cara à decoração, sempre que quiser fazer uma mudança na composição.

Uma maneira bem simples de combinar todos os elementos é usar um sofá em tons neutros, como bege e preto. Uma boa sugestão é mesclar a cor das almofadas com a da parede em destaque, criando um contraste com o tom neutro do sofá. Leia mais: Almofadas na Decoração

 

4- Prateleiras ou nichos

São ótimas opções para substituir as estantes de livros, pois apresentam um tamanho menor, ajudando na otimização do espaço. Além disso, geralmente são alternativas mais econômicas.

 

5- Ambiente mais aconchegante

Para deixar sua sala mais confortável e receptiva, você pode incluir dois elementos que fazem toda a diferença: os tapetes e o papel de parede. Tapetes felpudos apresentam uma aparência confortável e elegante e são uma ótima peça para renovar o ambiente e deixá-lo mais completo.

Já o papel de parede tem uma função mais visual e pode ser combinado com as cores que fazem parte do restante do cômodo. Leia mais: Papéis de Parede

 

6- Recicle

Uma dica importante é reciclar e usar a criatividade. Isso é fundamental para compor uma sala com uma composição inovadora e sem gastar muito.

Para isso use tudo o que estiver disponível e que seja possível reaproveitar: garrafas, latas, pregadores, cabides, até mesmo pneus. Um bom exemplo são os caixotes, pois podem se tornar diversas peças, desde nichos e estantes a até mesas de centro. Espelhos cortados são outra tática que pode ser usada.

Peça ao marceneiro para cortar pedaços de espelho no formato que deseja usar e monte desenhos nas paredes, utilize nas mesas de centro ou até para enfeitar objetos decorativos.

 

7- Mantenha o apartamento organizado

Por último, mantenha seu apartamento organizado, não só para evitar o acúmulo de poeira, mas porque um ambiente bagunçado torna a decoração visualmente desequilibrada, além de desconfortável. Portanto, procure deixar tudo em ordem e limpo.

 

* Redator: Carlos Alberto Esteves Filho, da Tibério Construtora.

 

 

+ SAIBA MAIS | Decoração de Salas

 

 

sala de estarsalasdecorardicas de decoraçãodecoração fácildecoração de salasdecoração salaTAGS:
  RELACIONADOS
Como colocar dois quadros na parede atrás do sofá
Sala de Refeições - Casa Cor PR 2012
Capas para Sofá
Buffet substitui aparador nas salas de jantar

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS