Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Dicas & Curiosidades
VOLTAR

A cor Azul

Que tal um pouco de azul no seu dia-a-dia? Ele reduz o estresse e aumenta sua criatividade.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       12 de Janeiro de 2016   |   VISUALIZAÇÕES 2.439

O significado da cor azul

Quando estimulado pelas cores, nosso cérebro responde involuntariamente. No caso da cor azul, sua associação é diretamente relacionado ao céu e ao mar, fazendo surgir sensações como:

 

 

Em excesso, como tudo nesta vida, pode não ser tão positivo, causando:

 

Então, como podemos utilizá-lo na arquitetura, na decoração e no paisagismo? Simplesmente precisamos saber combiná-lo na medida certa com outras cores, optando pelas tonalidades corretas e na proporção adequada com os demais elementos do ambiente.

 

Como usar o azul na Arquitetura e na Decoração

O azul é uma cor primária e fria. Observando o círculo cromático, podemos criar composições harmoniosas ao combiná-lo com cores próximas: variações de tonalidades de azul combinam entre si; tons verde azulados ou violetas combinam com o azul.

Também podemos criar composições contrastantes, usando cores opostas do círculo cromático, que no caso do azul é o amarelo. Isso deixará o ambiente vibrante (mas devemos tomar cuidado: muito contraste pode ser cansativo).

 

Confira algumas dicas de decoração:

 

 

Resumindo: o azul é uma cor tranquila que acalma e nos faz relaxar. Por estas características, nossa mente se renova e com isso ficamos mais criativos.

Explore o azul em pontos específicos da sua decoração: use tons claros se quiser transmitir suavidade e tons escuros se quiser marcar a decoração com mais peso.

 


Fontes Consultadas

 

 

+ SAIBA MAIS | Dicas e Curiosidades de Decoração

 

 

casa e decoraçãodecoraçãocores e texturassignificado das corescorescores na decoraçãodecoração de interioresdicas de decoraçãoTAGS:
  RELACIONADOS
Todos os tons de cinza
Como decorar um imóvel alugado
Nichos coloridos em alta no décor
Pequenos espaços, grandes momentos

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS