CLIQUE ARQUITETURA • www.cliquearquitetura.com.br
Artigos

Adesivação Têxtil: solução versátil e prática

Saiba mais sobre a adesivação têxtil conhecendo um dos ambientes da Morar Mais MG.

Por Mão Dupla Comunicação Seguir

0 Gostar

Categoria: Materiais e Acabamentos: Decoração

+ Salvar em álbum de ideias

Adesivação Têxtil: uma solução versátil e prática

Constantemente, bate aquela vontade de dar uma cara nova a casa. O desejo, porém, é proporcional ao desânimo de pensar em obras. Para solucionar este eterno dilema, surge a adesivação, um recurso rápido e prático, capaz de renovar e personalizar ambientes.

 

Nunca foi tão fácil deixar um espaço comercial com um toque moderno e ao mesmo tempo acolhedor. A adesivação têxtil ganhou espaço na decoração de interiores e pode ser aplicada em paredes ou como revestimentos de móveis e objetos. Esse recurso encanta por seus formatos e facilidade na hora de ser empregado, processo denominado de adesivação.

Para quem ainda não conhece os efeitos de uma adesivação bem feita, uma ótima opção é visitar o ambiente da Casa de Carlota, na mostra Morar Mais Por Menos 2011. O espaço ficou envolvente e moderno graças à impressão sobre tecido. “Essa técnica tem vários diferenciais: a sua instalação é rápida, o seu toque (por ser aplicada em tecido) é mais agradável e é uma solução superpersonalizada, que sempre enfatiza algo importante no espaço”, conta a decoradora Carla Fontoura.

A adesivação têxtil aplicada no ambiente da Casa de Carlota destacou o projeto e, consequentemente, sua marca, já que se trata de um espaço comercial. Mas para conseguir o efeito desejado, as idealizadoras da Casa de Carlota, a empresária Daniela Guide e Carla Fontoura, fizeram parcerias com a designer Katia Ney, que cuidou de toda a comunicação visual, e com a Criata, empresa que se destaca no ramo de impressão e tingimento digital em tecidos.

A Criata usa diversos substratos, que são as bases para impressão como: Oxford, Jeans, Sarja, Seda, Jersey, Algodão, Voil e outros. O substrato aplicado em todas as paredes da Casa de Carlota foi o Oxford, que possui textura suave e intensa. O resultado arrematou com classe o clima do estabelecimento comercial e casou com toda decoração, além, é claro, de colocar em evidência as cadeiras, produto vendido no espaço.

O empresário Evando Abreu, responsável pela Criata, fala sobre a parceria com a Casa de Carlota e destaca a versatilidade da plotagem: “Existe uma grande variedade de tecidos que podem ser trabalhados de forma a criar ambientes sofisticados e totalmente individualizados. No espaço da Casa de Carlota, o trabalho conjunto de todos trouxe um resultado esteticamente muito bonito. A impressão têxtil adesivada nas paredes do ambiente possui uma cor especial intensa e grafismos bem interessantes. A solução de arquivo digital, sem limitação de cores e recursos, propicia customizações antes impossíveis de se produzir”.

De fato, a adesivação reinventa espaços e tem a vantagem de ser prática, além de deixar a decoração com um toque despojado. E o melhor de tudo isso, é que dá para utilizar essa técnica e ainda contribuir com o meio ambiente. A Criata, por exemplo, utiliza tecidos ecologicamente corretos e no processo também não emprega pigmentos poluentes. Seus produtos são laváveis e com alta durabilidade.

Para conferir de pertinho como ficou o resultado final entre o design gráfico e a tecnologia da impressão feita no ambiente da Casa de Carlota, basta fazer uma visita a Morar Mais por Menos. A mostra, que tem o objetivo de tornar a decoração mais acessível, acontece de 17 de agosto a 02 de outubro de 2011, na antiga maternidade Hilda Brandão, Rua Álvares Maciel, s/nº, bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte.

 

 

+ SAIBA MAIS | Materiais e Acabamentos de Decoração

 

 

Veja também

Artigos mais lidos

Artigos mais comentados