CLIQUE ARQUITETURA • www.cliquearquitetura.com.br

Almofadas na Decoração

Saiba como escolher e combinar almofadas na decoração de salas, quartos e outros ambientes.

0 Adicionar à minha biblioteca

Por Arquiteta Nadine Voitille Seguir

  • 15/03/2014

+ Salvar em álbum de ideias

Almofadas na Decoração

Quando pensamos em uma almofada, pensamos em um objeto bonito, macio e aconchegante.

Seu papel na decoração da casa é muito importante, revelando nosso estilo e personalizando cada local onde é utilizada. Assim, para que o efeito seja o desejado, analise e estude cada um destes itens:  material, tamanho, acabamento, cor e estampa, para que combine com os demais elementos do seu ambiente. Pense também na praticidade, já que a almofada estará presente no seu dia a dia.

 

Almofadas valorizam espaço da sacada. Jogo de cores e estampas criam uma decoração descontraída. Mais fotos: Varanda de Apartamento Bitelli

 

Onde colocá-las

As almofadas são versáteis e transmitem estilo. Podemos dar asas à nossa criatividade e imaginação colocando-as em locais como salas, quartos, quartos das crianças, junto à lareira, em varandas, sacadas, terraços, jardins, piscinas e até no chão.

 

  • Nos quartos: o ideal é que a roupa de cama combine com as almofadas. A almofada de rolinho é muito utilizada por dar um toque diferente e especial à decoração da cama.
 

Almofadas valorizam a decoração. Projeto e fotos: Arq. Thiago Mondini.

 

Quarto projetado pela Arq. Andrea Calábria utiliza almofadas com a mesma cor da colcha e com o tom de vermelho da parede para conferir charme à decoração. Mais fotos: Quarto da Moça Calábria

 

  • Nas salas: elas conferem personalidade ao ambiente deixando o sofá mais charmoso e elegante. Para que isso aconteça, ela deverá estar em consonância com o mesmo, combinando com a cor e o tecido. Além de decorativas, elas poderão ser utilizadas para deitar, encostar para ler um livro ou ver televisão, assim como apoio para as costas ou cabeça.
 

Estas almofadas tem presença e sua cor forte valoriza o estar. Mais fotos: Salas de Estar Adell

 

Este Lounge, projetado pela Arquiteta Karin Ricciardi, apresenta uma grande quantidade de almofadas transmitindo a sensação de aconchego. Mais fotos: Lounge de Saída - Casa Cor | Ricciardi

 

  • No chão: elas poderão ser “grandonas”, aconchegantes, podendo ficar num cantinho destinado à leitura, próximas à lareira, ou empilhadas descontraidamente, para assistir à televisão.
 

Futon sobre deck de madeira cria espaço íntimo de lazer e descanso. Mais fotos: Decks Modulares de Madeira Tommer

 

Formas e Tamanho

Devido a sua versatilidade, as almofadas são encontradas nas mais diferentes formas e tamanhos, proporcionando uma ótima opção para a decoração de um ambiente ou para a renovação do mesmo, de uma forma diferenciada e elegante.

Elas poderão ser quadradas, retangulares, redondas, em formato de flor, de animais, de estrelas, coração indo muito além de uma simples decoração.

 

Duas almofadas redondas craim um detalhe a mais na decoração. Mais fotos: Suíte da Moça | Filomena e Vaz

 

Para a decoração daqueles ambientes bem descontraídos poderemos utilizar almofadas divertidas, abusando da imaginação, criando ambientes únicos.

Muito em moda nos dias de hoje, é o futon. Uma almofada de origem indiana, cujo formato mais usado é o quadrado. Serve tanto para decorar, como para sentar em cima ou como encosto e assento de cadeiras.

 

Este quarto da Di20Studios mostra como é possível combinar um grande número de almofadas de formatos e cores diferentes e ainda usar futons na decoração. Mais fotos: Quarto da Filha Adolescente Di20

 

Quantidade e composição

A quantidade de almofadas a serem utilizadas vai depender do ambiente e da decoração já existente. O importante é não carregar no visual e que elas proporcionem equilíbrio e bem-estar.

As tradicionais quadradas ou retangulares são as mais utilizadas, e visualmente, as maiores ficam melhor do que as almofadas pequenas.

Costuma-se organizá-las em pares ou em grupos de 2 ou 3, dispostas em cada lado do sofá. Mas o gosto e o estilo de quem escolhe deverá ser levado em conta.

 

Aqui foram utilizadas várias almofadas, misturando cores suaves e lisas. Mais fotos: Sala Integrada Grishin

 

Cores e estampas diferentes são usadas para criar uma decoração animada e despojada para este quarto infantil. Mais fotos: Decoração Quarto Infantil Mueble

 

Estampas variadas criam ambiente leve e que convida ao lazer. Mais fotos: Varanda de Apartamento Scartaris

 

Cores: como escolher?

As cores irão definir que tipo de ambiente você deseja: use cores clássicas (como bege, marrom, verde pastel,...) para um ambiente tranquilo e tons mais fortes e coloridos para um ambiente mais vibrante.

Elas poderão ser de uma cor só (se o sofá for estampado) ou com várias cores, em tecidos florais, geométricos, com estampas diversas (com animais, símbolos, ídolos), com aplicações, etc.

As estampadas são mais despojadas e alegres: listras, xadrez, folhagem, bolinhas podem se misturar, desde que possuam alguma cor em comum que garantirá harmonia entre elas. Também é possível combinar almofadas com estampas do mesmo tema (como: geométricas, folhagens, animais ou listras) e cores diferentes.

Poderão ser combinadas listras com xadrez, estampa de bicho com folhagem tropical, tecidos lisos com flores, listras, xadrez, desde que exista sintonia entre as cores. Uma ótima combinação são algumas almofadas estampadas e outras lisas.

 

Este é um belo exemplo da combinação de almofada floral com outras de estampa lisa, criando uma decoração leve e aconchegante. Mais fotos: Salas de estar - coloridas | Homedit

 

É bom evitar almofadas cujas cores sejam muito contrastantes ou os tecidos muito diferentes, pois estes contrastes poderão quebrar a harmonia do ambiente, Porém, em alguns casos, este contraste pode ser usado de maneira positiva criando um charme  especial na decoração.

 

Este é um belo exemplo do uso de cores contrastantes: o azul das almofadas chama a atenção, no entanto, o efeito valoriza a sala trazendo vida para a decoração. Mais fotos: Salas Integradas C2

 

Para os ambientes externos como jardins e piscinas, as listradas e floridas ficam muito bem.

 

Almofada vermelha confere charme ao espaço. Mais fotos: Varanda de Apartamento 2 | Bitelli

 

Material Utilizado

O tecido ideal será determinado pelo estilo da decoração. Os ambientes são diferentes, exigindo assim, que o material também o seja. De uma forma geral, as almofadas de linho ou algodão são as mais utilizadas em um ambiente casual. Caso queira um visual mais sofisticado, indicam-se a lã com cashmere, a seda texturizada e o cetim.

Poderão ser combinadas almofadas lisas com estampadas ou com texturas proporcionando um efeito original. Exemplos de acabamentos que podemos utilizar: couro, cordas, crochê, fuxicos e/ou franjas, desde que combinados a outras peças mais neutras.

Estações do ano, como Inverno e Verão, influenciam o material a ser utilizado nas almofadas: no Inverno, a opção é pelos tecidos como lã, veludo, linho rústico e camurça que ajudam a deixar os ambientes mais quentes. Cores como marrom e laranja transmitem uma sensação mais agradável nos dias frios.

Já no Verão, as tramas deverão ser mais leves. Cores como branco, bege e azul deixam o ambiente mais fresco, recomendados também, para casas de praia.

Outros materiais poderão ser utilizados transformando as almofadas em peças únicas, exclusivas ou em verdadeiras obras de arte. É o caso das almofadas pintadas à mão, bordadas, com detalhes brilhantes, aplicações, estampadas com desenhos ou outros motivos que lhe concedem a originalidade.

 

Almofadas com formatos diferentes e criativos criam composição divertida e cativante. Mais fotos: Decoração de Quarto de Menina Mueble

 

Estilo

As almofadas deverão ser escolhidas de acordo com o estilo da sua decoração, seja ela clássica, romântica ou  moderna.

  • Se a decoração é clássica, as melhores almofadas serão as de seda ou veludo. Elas poderão ser estampadas xadrez ou floral, aliada a outra almofada lisa.
 

Living do Colecionador, projetado pelo Arq. Luiz Fábio Rezende de Araújo.

 

Estar "um sonho tropical" projetado pelos Arquitetos Marcelo Salum e Flávia Guglielmi. Mais fotos: Boisierie nas paredes

 

  • Se sua decoração é romântica: elas deverão ter cores suaves, de tons pastéis, podendo acrescentar uma que se destaque pela textura ou cor um pouco mais forte. O linho e a seda são os tecidos ideais, conferindo um "ar vintage".
 

Cores suaves e padronagens florais complementam decoração vintage. Mais fotos: Salas de estar - coloridas | Homedit

 

  • Para uma decoração moderna: elas poderão criar composições mas descontraídas, misturando texturas, tamanhos e motivos, mas sempre com um item comum a todas. As almofadas de algodão e linho são as mais indicadas e principalmente em número ímpar para dar um toque despojado no sofá.
 

Almofadas coloridas e com formatos diferenciados valorizam esta sala de tv. Mais fotos: Salas de TV | Santos&Santos

 

Conservação

Como as almofadas ficam expostas em cima dos sofás, camas, etc, e também sofrem o manuseio diário, é importante que se passe um aspirador de pó com freqüência e que as capas sejam lavadas regularmente. O ideal é que o enchimento seja de fibras de silicone, as quais são antialérgicas e duram muito mais do que as almofadas de flocos de espuma.

 

Fontes Consultadas

  • CARAS. Almofadas são as peças-chave de uma decoração harmoniosa. (caras.uol.com.br/decoracao/almofadas-decoracao-casa-dicas-compor-ambiente-decorar). Acesso em: março, 2014
  • mdemulher. Abuse do charme das almofadas no décor. (http://mdemulher.abril.com.br/casa/reportagem/decoracao/abuse-charme-almofadas-decor-740079.shtml). Acesso em: março, 2014
  • Metrópole. Decoração com almofadas (http://metropolerevista.com.br/casa-e-decoracao/decoracao-com-almofadas/14994). Acesso em: março, 2014
  • Nada Frágil. Como escolher almofadas para sofá. (http://nadafragil.com.br/como-escolher-almofadas-para-sofa/). Acesso em: março, 2014

 

 

+ SAIBA MAIS | Como Decorar

 

 

Veja também