Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Como Decorar
VOLTAR

Apartamento pequeno: 5 dicas infalíveis para ampliar os espaços

Como deixar pequenos ambientes mais funcionais e amplos? Isso é essencial para apartamentos pequenos.

Por: Sheille de Oliveira       04 de Agosto de 2018 - ATUALIZADO EM: 17 de Agosto de 2018   |   VISUALIZAÇÕES 1.165

Sabemos que decorar um apartamento pequeno não é tarefa das mais fáceis, por isso, separamos algumas dicas para te ajudar nesse processo.

 

Nos últimos anos temos acompanhado uma verdadeira mudança no padrão de moradia do brasileiro e uma das consequências desta mudança, sem dúvidas, é a maior procura por apartamentos.

Só para que tenhamos uma ideia, uma pesquisa realizada pelo IBGE apontou que a quantidade de apartamentos no Brasil mais que duplicou nos últimos anos, passando de 4,3 milhões em 2000 para 9,5 milhões em 2016.

 

E são muitos os motivos que justificam essa preferência, tais como a segurança, facilidade para limpeza, comodidade em casos de viagens e até mesmo para proporcionar uma maior aproximação dos membros da família.

No entanto, sabemos que os apartamentos não possuem mais o mesmo padrão de antigamente e, por isso, as imobiliárias vem oferecendo unidades cada vez menores.

E nessa nova realidade de apartamentos compactos, a decoração pode ser um ótimo artifício para driblar o tamanho e proporcionar uma sensação de amplitude aos espaços.

 

Por isso, confira nossas 5 dicas infalíveis para transformar o seu apartamento pequeno em um espaço aconchegante e funcional.

Vamos lá!

 

1.    Aposte em cores claras

Não é de hoje que escutamos os profissionais da área de Arquitetura e Decoração indicarem a utilização de cores claras como um dos artifícios para que um espaço pareça maior.

No entanto, a explicação para essa sensação de amplitude não está na Arquitetura, mas sim na Física.

Isso mesmo, na Física!

Claro que não vamos adentrar de maneira profunda nos conceitos que explicam esse fenômeno, mas essa sensação de amplitude das cores claras tem como fundamento a Teoria das Cores.

Reunindo pesquisas de diversos estudiosos conhecidos, como Isaac Newton, Goethe e Leonardo da Vinci, a Teoria das Cores afirma que a cor é um fenômeno físico que depende da existência de luz. E é graças a essa teoria que hoje sabemos que o Preto absorve a luz enquanto o branco a reflete.

Aplicando essa teoria na decoração, podemos concluir que uma parede branca ou de cor clara irá refletir a luz que nela incidir e, por isso, fará com que, aos nossos olhos, o ambiente pareça maior.

Por isso, optar pela utilização de cores claras é sempre uma boa dica a ser seguida na hora de decorar ambientes pequenos.

 

Cores claras ajudam a ampliar o ambiente.

 

2.    Invista em espaços integrados

Quando falamos em apartamentos pequenos, é muito comum encontrarmos profissionais sugerindo a integração de ambientes como uma das estratégias para fazer com que eles pareçam maiores.

Afinal, quanto menos paredes e interrupções houver em um ambiente, maior será a sensação de amplitude que ele propiciará, afinal, são menos obstáculos à passagem da luz. E como vimos na primeira dica, ambientes mais iluminados sempre parecem maiores aos nossos olhos.

Além disso, é interessante também adotar o mesmo piso e revestimento nos ambientes que forem interligados, pois isso aumenta ainda mais a sensação de amplitude.

Geralmente a integração ocorre entre a sala e a cozinha ou entre a sala de estar e a de jantar, no entanto, há quem acabe optando por adotar o conceito aberto em todo o apartamento.

A integração de ambientes pode ser considerada uma das maiores tendências da Arquitetura Contemporânea e, além de fazer com que os espaços pareçam maiores, também proporciona maior conexão entre os moradores, pois faz com que o convívio entre eles seja maior.

 

Para ampliar os ambientes, invista em espaços integrados.

 

3.    Use o bom e velho truque dos espelhos

Fazer uso de espelhos em ambientes pequenos é, sem dúvidas, um dos truques mais utilizados por arquitetos e decoradores em todo o mundo.

A utilização de espelhos e outros elementos refletores faz com que o alcance da iluminação natural seja ampliada, contribuindo para que cada canto do ambiente fique iluminado.

Além disso, ao refletir as linhas de um espaço é possível criar uma sensação de profundidade e, graças a essa ilusão de ótica, a nossa percepção acerca do espaço é alterada e passamos a compreendê-lo de uma maneira ampliada.

Mas atenção: é fundamental que os espelhos sejam posicionados de maneira estratégica, preferencialmente em locais onde possam refletir a maior quantidade de elementos possível, pois assim eles serão mais eficazes em passar uma sensação de profundidade e continuidade. Leia também: Como Ampliar Pequenos Ambientes

 

Espelhos ajudam a deixar espaços pequenos mais confortáveis.

 

4.    Utilize móveis estrategicamente

Em relação aos móveis, há vários aspectos que podem melhorar ou prejudicar o aproveitamento do espaço em um apartamento.

Vamos começar falando da profundidade. Tenha em mente que quanto mais profundos forem seus móveis, menor espaço restará no ambiente. Por isso, na hora de escolher estantes, armários, balcões e outros móveis, prefira aqueles com menos profundidade.

Outro ponto importante também é optar por móveis mais baixos e compridos e, se possível, planejados. Isso porque as linhas horizontais fazem com que os ambientes também pareçam maiores e os móveis planejados sempre contribuem para que cada canto seja melhor aproveitado.

E claro, uma boa dica é sempre investir em móveis multiuso, a exemplo de sofá que vira cama, mesa de centro que vira mesa de jantar, armário com mesa dobrável, enfim, há uma infinidade de móveis com este conceito no mercado e que com certeza, vão te ajudar na hora de ganhar um “espacinho”.

Procure utilizar a menor quantidade de elementos possível, tanto no que se refere a móveis quanto a objetos decorativos, pois o excesso de objetos em um ambiente pode fazer com que ele pareça ainda menor.

 

Móveis planejados e multifuncionais são perfeitos para pequenos ambientes.

 

5.    Aposte nos nichos e prateleiras

Seja para guardar livros na sala, organizar os temperos na cozinha ou ordenar os produtos de higiene no banheiro, os nichos e prateleiras são uma ótima alternativa para contribuir com a organização e podem ser colocados em qualquer cômodo do seu apartamento.

No que se refere aos espaços pequenos, os nichos e as prateleiras se apresentam como uma opção ainda mais vantajosa, pois ocupam pouco espaço e praticamente não interferem na circulação.

Por isso, se você está em dúvida entre organizar seus livros em prateleiras ou numa super estante, avalie a questão do espaço a ser utilizado. Em se tratando de um apartamento pequeno, muito provavelmente as prateleiras serão a alternativa mais interessante para você.

E essas foram nossas dicas para que você possa acertar na decoração e aproveitar ao máximo cada cantinho em seu apartamento.

 

Nichos e prateleiras são perfeitos para ambientes pequenos.

 

Fontes Consultadas

 

+ SAIBA MAIS | Como Decorar
dicas de decoraçãocomo decorar uma casaTAGS:
  RELACIONADOS
Como Decorar com Artesanato
Pisos de ladrilho hidráulico são tendência
Transformando o Ambiente
Decoração ajuda a destacar imóvel no Airbnb

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS