Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Ao Construir e Reformar
VOLTAR

Arquitetura: Qualidade de Vida

Como os ambientes influenciam nosso bem-estar físico, mental, psicológico e emocional. Saiba como analisar ambientes para torná-los mais agradáveis.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       29 de Maio de 2012   |   VISUALIZAÇÕES 14.182

Arquitetura: Qualidade de Vida

A qualidade de vida é expressa através do bem estar físico, mental, psicológico e emocional e está fortemente ligada aos relacionamentos sociais (família e amigos) e a um conjunto de fatores que tornam o dia-a-dia mais agradável e estimulante.


As relações sociais e as atividades que desenvolvemos ocorrem dentro de espaços, sejam estes abertos (parques, ruas...) ou fechados (nossas residências, locais comerciais...). Interagimos com o ambiente e somos influenciados por ele (Saiba mais sobre Princípios Arquitetônicos).

 

       

Faça seu dia-a-dia mais agradável. Imagens: Portal Clique Arquitetura.

 

Ambientes Comerciais

Quando harmoniosos, equilibrados e com características adequadas, atuam positivamente na rotina das pessoas. Um ambiente comercial bem planejado pode estimular uma relação saudável entre os funcionários, aumentando a produtividade e a satisfação de quem trabalha naquele espaço. Uma das técnicas utilizadas para isso é o Feng Shui

 

Ambientes Residenciais

O mesmo ocorre em nossas residências: a escolha das cores, dos móveis, das texturas, a disposição dos elementos no ambiente, com seus volumes, planos, pesos diferentes, criam uma atmosfera mais leve, ou mais pesada, tornam um local mais introspectivo ou expansivo, geram alegria ou tristeza...


Analise sua casa, seu jardim, seu comércio... Como ele está organizado? O espaço que construímos reflete a maneira como vemos a nossa realidade, expomos nossa personalidade através de como organizamos o meio externo. Se quisermos mudanças podemos também partir do caminho inverso: alterar o meio externo para que contribua positivamente no dia a dia de todos.

 

Organograma para o bem estar. Imagem: Portal Clique Arquitetura.

 

Valorizar detalhes, criar um espaço de descanso, investir no ambiente de que mais gosta, é qualidade de vida. Qual é o espaço ideal para você? O que o torna feliz? Cuide do que você gosta.

* Saiba: Como Aplicar o Feng Shui em sua Casa

Planejar permite atingir os objetivos, ter economia e acima de tudo sentir satisfação.

 

Saiba Mais

Você também poderá buscar mais informações em livros sobre o assunto:

 

 

 

+ SAIBA MAIS | Ao Construir e Reformar

 

 

arquitetura e bem-estararquiteturaTAGS:
  RELACIONADOS
O Engenheiro Civil
O que é Automação?
Revitalização de fachadas de prédios
Custo/Benefício

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS