Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Cozinha
VOLTAR

Bancadas de Cozinha

Qual a altura ideal para a bancada da cozinha, detalhes de acabamento, utensílios que podem ser instalados na bancada e como escolher o melhor material para ela.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       22 de Março de 2015 - ATUALIZADO EM: 14 de Agosto de 2018   |   VISUALIZAÇÕES 1.292.135

Planejando a Bancada da Cozinha

Podemos dizer que esta é a principal decisão a ser tomada no planejamento de uma cozinha: as características da sua bancada. E é neste momento que surgem muitas dúvidas: qual o melhor material? Qual cor escolher? Qual deve ser a sua altura? Como posso aproveitar melhor o espaço?

E é para ajudá-lo nesta tarefa que reunimos neste artigo várias informações importantes e inspirações para seu projeto.

 

A bancada da cozinha é o espaço de preparo dos alimentos e muitas vezes utilizada para fazer as refeições. Além de bonita, ela deve ser funcional e confortável. De acordo com o seu uso, ela poderá ter diferentes alturas, ser de granito, madeira, aço inox, etc., e ganhar acabamentos e utensílios que a deixam muito mais prática.


Sua bancada deve ter:


 

Qual a altura ideal para uma bancada?

A altura dependerá do uso (finalidade da bancada) e da altura de quem a utiliza:


 

Pode-se observar a bancada de lanches no primeiro plano e depois a bancada da pia com cuba e fogão embutidos. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 

 

Qual deve ser a largura de uma bancada de cozinha?

Para que acomode adequadamente móveis na parte inferior e permita a instalação de um cooktop, por exemplo, a bancada precisará ter entre 55 e 62cm de profundidade. Mas lembre-se: para saber, certinho, a medida ideal para o seu projeto, será necessário analisar cada detalhe (serão instalados móveis de embutir na parte inferior? Será cooktop ou fogão de piso? Qual o tamanho do fogão? Será instalado forno de embutir nos móveis? Terá lava louças? Ou seja: cada detalhe irá interferir no resultado final).

 

Qual deve ser a medida do comprimento de uma bancada de lanches?

Para determinar o comprimento da bancada, responda: quantas pessoas sentarão nesta bancada? Considere 60cm como medida mínima e 70cm como uma medida confortável para acomodar, lado a lado, cada pessoa sentada.

Exemplo: uma bancada para duas pessoas deverá ter, no mínimo, 1,20m de comprimento.

 

Qual deve ser a medida da largura de uma bancada de lanches?

Para determinar a largura da bancada, devemos considerar especialmente o diâmetro de um prato (entre 25 e 28cm). Colocando-o sobre a bancada, precisamos deixá-lo afastado um pouco das bordas e se considerarmos 4cm como um parâmetro, teremos uma bancada com largura mínima de 36cm.

* Lembre-se de deixar um espaço livre inferior de, no mínimo, 25cm para acomodar as pernas.

 

Medidas mínimas para uma bancada de cozinha.

 

Para que a bancada seja mais funcional e bonita, é possível fazê-la com 50cm, no mínimo, para que acomode, além dos pratos, algumas travessas e apoios necessários para uma refeição.

 
 
Medidas confortáveis para uma bancada de cozinha.

 

Detalhes de Acabamento

Alguns detalhes fazem muita diferença:


Exemplo de rodapia alto com aprox.25cm. Veja mais fotos desta cozinha: Cozinha Basques

 


  

A imagem ilustra uma bancada apoiada sobre móveis, com friso | Em laranja o rodapia e em lilás a borda com acabamento meio boleado duplo e friso inferior. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 

 

Rebaixo italiano em bancada de cozinha.

Exemplo de área molhada com acabamento do tipo rebaixo italiano. Imagem: Marmoraria Curitiba

 

Área marcada ao redor da pia: área molhada. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 

Utensílios que podem ser Instalados na Bancada

Existem vários equipamentos que podem ser instalados, recortando a bancada e permitindo que fiquem embutidos:



 

 

 

Um acessório muito útil: conheça seus detalhes. Fonte: Clique Arquitetura - Youtube


     

Exemplo de cuba com tábua de corte.

 

Exemplo de calha úmida de encaixe em aço inoxidável (escorredor de embutir na bancada), da marca Condec.

 

Escolhendo o material da bancada

Quando for escolher o material da bancada pergunte-se: como você utiliza sua cozinha? Qual a sensação quer que ela transmita?

Segue abaixo uma breve descrição sobre os materiais, para que possa conhecê-los melhor e optar pelo que responde às suas necessidades técnicas, funcionais e estéticas:


O granito é uma pedra natural e possui diversas cores (mas não possui uma tonalidade homogênea, já que apresenta pontos pretos em sua composição). Exige cuidados, pois pode manchar com ácidos, água sanitária, produtos oleosos e corrosivos. É necessário usar produtos impermeabilizantes para evitar manchas. É uma ótima opção considerando qualidade e custo. Ácido muriático pode tornar o granito mais poroso e até mesmo reagir e criar ferrugem. Resumindo, é ótimo por sua resistência. Saiba mais: Bancadas de Cozinha em Granito



Por possuir elevada resistência a impactos e riscos e por ser impermeável é uma ótima solução para tampos que não receberão objetos quentes, como bancadas de lanches. Sua variedade de cores e facilidade de manuseio permite liberdade de projeto e criação de soluções originais. Perde o brilho se entrar em contato com produtos de Ph maior do que 10 e pode ser danificado se for apoiado sobre ele objetos quentes. Saiba mais sobre este material: Superfície de Quartzo


 

Bancada de Cozinha revestida com superfície de quartzo. Projeto: Renata Basques.


Não é indicado para bancadas de cozinhas por manchar facilmente (exemplo: vinho e limão), devido à sua alta porosidade, e por possuir alto custo. Saiba mais sobre este material: Mármore


Transmite a sensação de modernidade e possui baixa porosidade. Possui grande resistência à oxidação. Risca facilmente e exige limpeza constante (a água possui cloro e ao ficar sobre a superfície por algum tempo pode marcá-la). Batidas podem marcá-lo e produtos alcalinos podem tirar seu brilho. Deve ser limpo no sentido do escovamento do metal. Permite apoiar panelas quentes. Saiba mais sobre este material: Bancadas de Cozinha em Aço Inox



Possui alta resistência, não manchando. É impermeável e permite ótima limpeza. Possui garantia de alguns anos, mas seu preço é elevado. Danos provocados à superfície podem ser facilmente reparados, sem ter de trocar toda a bancada. Não permite apoiar panelas quentes sobre sua superfície, pois poderá ser danificado. Deve-se usar uma tábua de cortes e não se deve utilizar sua superfície para esta tarefa.


Exige aplicação de impermeabilizantes e suja facilmente, sendo difícil sua limpeza.


Exemplo de bancada de madeira. Imagem: House to Home


É composto por duas ou mais camadas, recebendo um desenho sobre o plástico imitando a pedra natural ou a superfície de acrílico. Sua durabilidade é baixa e sua estética deixa a desejar. No entanto, é o produto de menor custo do mercado.


Por ser composto por vidro, possui baixa porosidade, não mancha e possui fácil limpeza. Tem brilho e é de baixo custo de manutenção. É resistente a ácidos e alcalinos. É mais duro que o granito e resiste ao calor.


Uma opção é a bancada de porcelanato que possui baixa porosidade, facilitando a limpeza. Sua aparência é moderna e de fácil manutenção. Cerâmicas com permeabilidade inferior ao porcelanato já são um empecilho por favorecerem a infiltração e o acúmulo de sujeiras. Quer saber tudo sobre bancadas de porcelanato? Leia: Bancadas e Acabamentos em Porcelanato


Exemplo de bancada de porcelanato. Fonte: Di Pietra Porcelanatos.

 

Galeria de Imagens

Em cada uma das galerias abaixo, você encontrará postagens para inspirar seu projeto.


 

 

 

Dicas e ideias para a sua Decoração

Estes são alguns acessórios que complementam a sua decoração:



 



Lustres e Pendentes - para dar destaque à sua bancada


 

Coifas de Ilha


 

Fontes Consultadas

 

 

+ SAIBA MAIS | Tudo sobre Cozinhas
móveis para cozinhacozinhas integradasbancada para cozinhacozinha americanacozinhas decoradascozinhas planejadasTAGS:
  RELACIONADOS
Cooktop: o queridinho das cozinhas contemporâneas
Bancadas de Cozinha em Aço Inox
Cozinha: Decoração com Adesivos
Como Montar uma Cozinha Provisória

629 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS