CLIQUE ARQUITETURA • www.cliquearquitetura.com.br
Artigos

Buenos Aires - Argentina

Dicas e informações úteis para quem quer conhecer a arquitetura e a cultura de Buenos Aires.

Por Arquiteta Nadine Voitille Seguir

0 Gostar

Categoria: Arquitetura & Turismo: América Latina

+ Salvar em álbum de ideias

Breve História

Buenos Aires é a capital e a maior cidade da Argentina. Foi fundada às margens do Rio da Prata em 1536 por Pedro de Mendoza e refundada em 1580 por Juan de Garay após ter sido abandonada e destruída por índios.

 

Mapa de Buenos Aires na Argentina. Fonte: Souturista.

 

A maioria de suas construções é do final do século XIX e início do XX, quando sua importância econômica estimulou seu desenvolvimento.

A Grande Buenos Aires é a 3ª maior aglomeração urbana da América Latina, com uma população superior a 13 milhões de habitantes.

 

Características Geográficas

Estas são algumas das suas principais características:

  • Localização: às margens do Rio da Prata. Na outra margem do rio está a cidade de Colônia do Sacramento, Uruguai (é possível fazer a travessia por barca).
  • Relevo: a maioria de suas terras está na região pampeana, composta por extensas planícies. A Reserva Ecológica de Buenos Aires, a Cidade Deportiva do Club Atlético Boca Juniors, o Aeroparque Jorge Newbery e o bairro de Puerto Madero tem suas terras emergidas artificialmente mediante o aterro das águas do Rio da Prata.
  • Clima: temperado úmido, com temperatura média de 17,6ºC. No verão a cidade é quente com temperaturas que chegam a 30ºC. É também nesta época que mais chove, com grandes tempestades que passam rapidamente. No inverno há mais nuvens e nevascas não são frequentes.
  • Problemas Urbanos: o norte possui grande infra-estrutura e sua população é rica e próspera. Já o sul e algumas regiões centrais apresentam núcleos de pobreza.
  • Bairros: são 48 bairros sendo os da região norte e noroeste os mais ricos: Recoleta, Palermo, Belgrano. Ao sul temos Puerto Madero que também se destaca como região próspera.
 

Mapa dos Bairros de Buenos Aires. Fonte: Reservas.net.

 

Importância Cultural

A cidade é o centro cultural de maior importância da Argentina e também um dos principais da América Latina, principalmente pela quantidade de bibliotecas, museus e teatros, além de ser considerada um pólo acadêmico por reunir algumas das principais universidades do país.

Em 2005 foi eleita pela UNESCO como Cidade do Design.

 

La Boca, bairro onde nasceu o tango. Fonte: Blog Dia a Dia de uma Viagem |  Teatro Cólon. Fonte: Blog Achados e Perdidos.

 

Características da Arquitetura de Buenos Aires

Possui muitas praças, monumentos e grandes edifícios, assemelhando-se muito às cidades européias em especial pelo grande número de imigrantes que recebeu em sua formação e desenvolvimento. Nela podemos encontrar vários estilos arquitetônicos, como o art déco, o art nouveau, o neogótico e construções contemporâneas com muito vidro e grandes alturas.

  • Urbanismo: O traçado de suas quadras é regular, no formato quadrado. Possui muitas praças e parques, como o Parque Tres de Febrero, o Almirante Brown e a Reserva Ecológica de Buenos Aires.
  • Paisagismo: O paisagista francês Carlos Thays é um dos grandes responsáveis pelas ruas com diversidade de árvores que conferem cor e estilo à cidade. Ele também foi quem criou o Jardim Botânico de Buenos Aires.
  • Arquitetura: para representar o poder da rica burguesia, os edíficios do fim do século XIX e início do XX passaram a ser construídos com cúpulas, torres e mansardas as quais conferiram um novo estilo à arquitetura regional, substituindo os traços coloniais antigos.
  • Curiosidade Arquitetônica: em 1913 construiu o 1º metro iberoamericano.
 

Exemplos de sua arquitetura variada. Fotos: Nadine Voitille

 

Turismo

Buenos Aires permite uma vivência urbana excepcional. É conhecida pelo tango, pelo futebol, pela culinária e por sua arquitetura. Listamos abaixo alguns bairros e seus pontos turísticos de acordo com a região da cidade:

Centro

  • Rua Florida: é uma rua para pedestres. Possui muitas lojas e galerias e é ótima para compras;
  • Galerias Pacífico: na esquina da Rua Florida com a Córdoba. Possui linda arquitetura (externa e interna) e muitas lojas com grande variedade de produtos;

 

Rua Florida. Fonte: Blog Helofotos | Galerias Pacífico. Fonte: Galerías Pacífico.

 

  • Praça San Martín: próxima à Galerias Pacífico. Nela havia a única praça de touros de Buenos Aires. Próximo há o Palácio San Martín (arquitetura francesa), o Ministério das Relações Exteriores (torre espelhada e contemporânea) e o Monumento dos Heróis Caídos nas Malvinas;
  • Torre dos Ingleses: próximo à Praça San Martín, atravessando a Av. del Libertador. É um monumento doado pela Inglaterra pelo centenário da revolução de 1816 (arquitetura renascentista inglesa). Na frente está a Estação Retiro (edifício inglês).
  • Av. 9 de Julho: é a avenida mais larga do mundo com 140m de largura. Nela está localizado o Teatro Colón considerado o melhor teatro lírico do mundo, segundo os críticos. É também considerado um dos três teatros sinfônicos mais importantes do mundo;
  • Palácio dos Tribunais: situado próximo à Praça Lavalle, foi construído em 1889 e possui influência romana, grega e egípsia em sua arquitetura;
  • Obelisco: é um dos principais pontos turísticos da cidade e marca as datas de sua fundação e refundação;
  • Av. Santa Fé: possui muitas lojas, cafés e pontos turísticos.
 

Praça San Martín. Fonte: Cadernos de Viagem | Av. 9 de Julho e o Obelisco. Fonte: Argentina Travel and Tours Guide

 

Palácio dos Tribunais. Fonte: Ramirez&Rufini Abogados | Teatro Colón. Fonte: Blog da Ti

 

Região Leste

  • Puerto Madero: Localizado próximo ao centro, no leste da cidade, possui muitos bares e estrutura para atender aos turistas. É uma região nobre, com muitos arranha-céus e monumentos como a Puente de la Mujer (do Arquiteto espanhol Santiago Calatrava) e a Fragata Presidente Sarmiento, o 1º navio da Argentina utilizado como museu. Elaborado principalmente para o pedestre, Puerto Madero é um local ótimo para caminhar, fazer lanches ou simplesmente apreciar a beleza da arquitetura argentina.
 

Puente de la Mujer | Fragata Presidente Sarmiento. Fotos: Nadine Voitille

 

Região Norte

  • Recoleta: remonta ao início do séulo XVIII. É famoso pelo Cemitério da Recoleta no qual Evita está enterrada.O cemitério foi fundado em 1822 nos jardins de um monastério franciscano. A beleza dos túmulos e dos anjos realmente é surpreendente. Ao norte dos portões do cemitério podemos visualizar a Basílica de Nossa Senhora do Pilar, construída pelos Jesuítas no início do século XVII. Há também na região o Centro Cultural da Recoleta, um dos principais centros culturais da cidade, com exposições variadas. O Museu Nacional de Belas Artes e o Museu Xul Solar também são outros exemplos de pontos turísticos importantes para quem gosta de arte. No "Buenos Aires Design" há um shopping de decoração, com muitas opções interessantes para quem ama decorar e quer se surpreender com novidades, vale a pena visitar!
 

Entrada do Cemitério da Recoleta | Túmulo de Eva Peron | Exemplos da arquitetura do cemitério. Fotos: Nadine Voitille

 

Faculdade de Direito | Flor Generalis. Fotos: Nadine Voitille

Buenos Aires Design fachada e interior (exemplos de lojas). Fotos: Nadine Voitille

 

  • Palermo: É um região residencial de classe média, com muitos parques, monumentos e museus. Na Av. Córdoba, para quem quer fazer ótimas compras, estão localizados vários outlets (entre os números 4.200 e 4.900). Na Avenida del Libertador, há dois museus: Museu de Arte Decorativa e Museu Hernández. Na Avenida Figuerosa Alcorta há o Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires. A Plaza Serrano (oficialmente chamada de Plaza Cortázar) possui muitas trattorias, cafés e bares, os quais, muitas vezes, são também galerias de arte. Na esquina da Avenida del Libertador com a Avenida Sarmiento, está o Parque 3 de Febrero, um dos maiores parques da cidade, projetado no final do século XIX. Outro local muito interessante é o Jardim Zoológico: o paisagismo e a arquitetura diferenciada criam uma paisagem deslumbrante, confira abaixo algumas fotos.
 

Zoológico de Buenos Aires: beleza e encanto. Fotos: Nadine Voitille

 

  • Belgrano: localizado ao norte de Palermo, possui o Museu de Arte Espanhola, o qual está instalado num casarão colonial restaurado e exibe uma coleção de arte espanhola do Renascimento  ao início do século XX.
  • Retiro: seu ponto central é a Plaza San Martín, ao norte da Calle Florida. Nela está o monumento ao General San Martín. Próximo está o Palácio San Martín, o qual é um exemplo de ostentação de riqueza do século XX. Também próximo, localiza-se o Museu de Arte Hispano-Americana Isaac Fernández Blanco, instalado no Palácio Noel, um casarão de 1920.

 

Região Oeste

  • Chacarita e Mataderos: o bairro Chacarita recebe este nome por ter sido uma chácara dos jesuítas. Aproximadamente 1/3 do bairro está coberto pelo Cemitério da Chacarita no qual está enterrado Carlos Gardel, o mais famosos cantor de tango argentino. Em Mataderos (onde antes existiam muitos matadouros) localiza-se o Mercado Nacional da Fazenda, perto do qual ocorre a famosa Feira de Mataderos, que apresenta exibições de técnicas gauchas.

 

Região Sul

  • Montserrat: é a região mais antiga da cidade (junto com San Telmo). Percorrendo a pé a Calle Defensa você poderá conhecer vários edifícios históricos. Na esquina com a rua Alsina está a Igreja de São Francisco (incendiada em 1955 pelos peronistas). Próximo da igreja está o Museu da Cidade e o edifício Manzana de las Luces, construído em 1662. A Igreja de Santo Inácio é a mais antiga de Buenos Aires (iniciada em 1675). E também é possível visitar o Museu Etnográfico Juan Bautista Ambrosetti.
  • San Telmo: possui  muitas casas de tango. Na Plaza Dorrego, a principal de San Telmo, ocorre, aos domingos, a Feira de San Pedro Telmo, na qual são vendidos principalmente objetos antigos e realizadas apresentação de tango. Outros pontos turísticos do bairro: Pasaje de la Defensa, Museu de Arte Moderna de Buenos Aires, Parque Lezama e o Museu Histórico Nacional.
  • La Boca: é famosa por seu time de futebol, o Boca Juniors e por suas casas de madeira e ferro pintadas com cores fortes. Pontos turísticos: área próxima à Vuelta de Rocha, La Bombonera, Caminito.

 

Dicas Úteis

Estas são algumas dicas práticas e muito úteis para quem quer visitar Buenos Aires:

  • Dinheiro: Antes viajar compre alguns pesos argentinos para que ao chegar tenha dinheiro para pagar refeições e o taxi (provavelmente você deverá chegar através do aeroporto de Ezeiza, e como este é longe, custará em torno de 100 a 150 pesos argentinos (aprox. de R$50 a R$75,00). Atualmente (2011) é melhor trocar o real por pesos em Buenos Aires, pois a cotação lá está muito melhor do que no Brasil. Um ótimo local para isso é o Banco Piano, com sede na Rua San Martín, 345 próximo à Rua Florida (com fácil acesso através do Metrô Linha Vermelha).
  • Aeroportos: há 2 aeroportos, o de Ezeiza (situado a 35Km da cidade e que recebe vôos internacionais) e o Aeroparque Jorge Newbery (aeroporto doméstico a aproximadamente a 6Km do centro).
  • Compras: Leve pouca bagagem, pois se fizer compras o limite de peso da mala é de 23Kg (excessos são cobrados e possivelmente será cobrada uma taxa de U$30,00 por mala na volta da Argentina para o Brasil). A Rua Florida possui muitas lojas de roupas e eletro-eletrônicos, reserve um bom tempo para passear nela se seu objetivo são as compras.
  • Ônibus e Metrô: é muito fácil utilizar o sistema público de transporte e também muito barato (aproximadamente R$0,50 a passagem). Reserve moedas para o ônibus, pois seu pagamento é feito apenas através destas ou do uso de cartões vendidos em pontos como banquinhas de jornal;

 

Fontes Consultadas e das Imagens

  • Argentina Travel and Tours Guide | argen-travel.com/travelblog/page/3/
  • Blog Achados e Perdidos | achadoseperdidosbia.blogspot.com
  • Blog da Ti | blogdati.com/2010/10/02/ferias-1-linda-buenos-aires/
  • Blog dia a dia de uma Viagem | elianavc.blogspot.com
  • Blog Helofotos | helofoto.blogspot.com/2009/01/buenos-aires.html
  • Buenos Aires. Wikipédia. Acesso em: abril, 2011.
  • Buenos Aires Portal Oficial de Turismo. Acesso em: abril, 2011.
  • Cadernos de Viagem | cadernosdeviagem.wordpress.com
  • Galerias Pacífico | www.progaleriaspacifico.com.ar
  • OhBuenosAires. Acesso em: abril, 2011.
  • Ramirez&Rufini Abogados | www.eramirez.com.ar/Principal.html
  • Reservas.net | www.reservas.net
  • Souturista | www.souturista.com.br

 

 

+ SAIBA MAIS | Arquitetura e Turismo ::América Latina

 

 

Veja também

Artigos mais lidos

Artigos mais comentados