Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Escritório | Home Office
VOLTAR

Cadeiras para Escritório: Como Escolher?

Um guia completo que o ajudará a escolher o modelo ideal de cadeira para seu escritório.

Por: Soline Móveis       23 de Março de 2013 - ATUALIZADO EM: 16 de Outubro de 2018   |   VISUALIZAÇÕES 55.080

Patrocinado por: Soline Móveis

Como Escolher Cadeiras para seu Escritório

Escolher uma boa cadeira para escritório, que atenda todas ou uma considerável parte da demanda de quem a utilizará, é uma tarefa muito significativa. É preciso ter em mente que, uma escolha acertada da cadeira trará não só conforto, mas também benefícios à saúde, proporcionando ao usuário um bem-estar maior no ambiente de trabalho e, assim, a possibilidade de aumento da produtividade diária.
Para isso, abaixo estão dicas sobre algumas características importantes sobre cadeiras de diversos tipos, que podem ser encaixadas em locais variados e que atenderão a maior parte das preferências de cada usuário. Alguns aspectos são: modelos, materiais, sistemas de regulagem, ergonomia, etc.
Leia e descubra que tomar a melhor decisão pode ser algo simples e eficiente.
 

1º Passo – Qual será o uso da cadeira?

Respondendo a esta pergunta você já terá boas pistas de como escolher um modelo ideal a partir de informações como o local de uso, por quem ela será utilizada e qual será a frequência de uso.
 

 

Saiba mais: Longarinas - Soline Móveis

 

Uma outra opção são as poltronas ou cadeiras mais confortáveis, com assentos revestidos e design diferenciado, detalhe que também ajuda a compor a identidade visual da sua empresa e marca;
 
 
Saiba mais e adquira: Cadeira recepção - Soline Móveis
 
 
 
Saiba mais e adquira: Cadeira secretária - Soline Móveis
 
  • Cadeira Caixa: é semelhante à cadeira secretária, mas com altura maior, pois é utilizada em balcões e módulos altos de atendimento. Ela é giratória, pode ter braços ou não, seu assento chega a 72cm de altura com sapatas niveladoras para maior fixação ao chão e aro ajustável para descanso de pés (semelhante a um disco, fica preso à cadeira);
 
Saiba mais e adquira a Cadeira caixa alta - Soline Móveis.
 
  • Cadeira Executiva e Diretor: São cadeiras que se assemelham muito na funcionalidade, mas que se diferem em maior parte em suas características, como por exemplo: a cadeira Executiva um pouco menor que a diretor e pode ou não ter braços.

Cadeira executiva Brizza - Soline Móveis

 

Ambas têm regulagens de altura, são giratórias e possuem assentos maiores que a cadeira secretária, porém a cadeira Diretor pode ter alguns mecanismos de ajuste diferenciados.

 

Saiba mais e adquira: Cadeiras Diretor/Executiva - Soline Móveis

 
  • Cadeira Presidente: Por serem, geralmente, destinadas para aqueles que passam muitas horas sentados, a Cadeira Presidente tem como característica ser mais ergonômica e possuir uma sofisticação maior nos ajustes e regulagens gerais da cadeira. Além disso, alguns modelos apresentam também um apoio para a cabeça. Veja também: Você merece uma Cadeira Presidente
 
Saiba mais e adquira a: Cadeira Presidente - Soline Móveis
 
  • Clássicos do Design: são cadeiras especialmente projetadas por designers renomados. Veja também: Clássicos do Design 
 
Clássicos do Design - Soline Móveis

 

2º Passo – Conhecer os materiais 

Detalhes como revestimento, tipo de espuma e tipo de tecido são importantes porque interferem na durabilidade da cadeira e no conforto do usuário:
 
Espuma para a cadeira
 
Tecidos para a cadeira
Há uma grande variedade de tipos de tecidos, cores e texturas. Podemos dividi-los em:
 

3º Passo - Identificar os rodízios certos para seu piso

 
Leia sobre: Como escolher os rodízios da cadeira de escritório
 

4º Passo - Usar sistemas e mecanismos para ajustar a cadeira às diferentes necessidades:

  • Sistema Pneumático a Gás: este sistema permite levantar ou abaixar a altura do assento através do uso de uma alavanca, geralmente do lado direito da cadeira;
  • L Sanfonado: é o elemento que fixa o encosto ao assento, revestido por uma sanfona e que às vezes permite reclinar levemente o corpo (geralmente é fixo);
  • Syncron: movimento sincronizado de assento e encosto;
  • A-Syncron: movimento de inclinação independentemente do assento e do encosto;
  • Relax: através de uma alavanca, é possível reclinar a cadeira. Uma manivela é a responsável pela facilidade desta inclinação, podendo ser ajustada para mais ou menos esforço para reclinar;
  • Back System: sistema de ajuste de altura e inclinação do encosto da cadeira, que pode ser de I a VI (que interferem no nível de ajuste, milimetricamente);
  • Catraca: permite o ajuste de braços e encostos em até 6º, através de degraus de ajuste (produz um som característico quando usada). É um sistema simples e preciso.
 

5º Passo - Estar atento à Ergonomia

Sentar confortavelmente evita, por exemplo, problemas de concentração e dores nas costas. É essencial que o assento tenha um tamanho adequado, para que, quando sentado, o usuário tenha a coxa inteira apoiada.
O encosto deve ter um sistema de ajuste (back system) e apoiar confortavelmente as costas. O apoio de cabeça deve permitir o ajuste de inclinação.
O sistema relax também é indicado, pois possibilita usar a cadeira com um movimento semelhante ao de uma cadeira de balanço, relaxando os músculos e a tensão.
Alguns detalhes importantes: a borda do assento deverá ser arredondada e o braço da cadeira poderá ser almofadado.
Joelhos, pés e pernas: com os pés apoiados de forma (paralela, plana) ao chão e os joelhos devem ficar em ângulo de 90º. Caso não seja possível manter os pés no chão, poderá ser usado um apoio fixo com inclinação de até 20% (como mostrado na imagem abaixo). 
 

Imagem: Soline Móveis

 

Cadeiras na Decoração de Escritórios

Seja para um home office, seja para um escritório corporativo, os conceitos são os mesmos: em primeiro lugar preocupe-se com a saúde de quem irá usar a cadeira. Em segundo lugar planeje uma decoração harmoniosa. Por exemplo, para empresas, procure usar um mesmo modelo para os funcionários de um setor..
A cadeira sempre é um dos elementos decorativos mais importantes do ambiente, por isso, invista nela! Por que dizemos investimento? Porque com o modelo certo será possível atrair clientes, marcar visualmente o perfil da empresa e garantir a saúde do usuário, aumentando sua concentração e reduzindo riscos de problemas de saúde.
 

Na Hora da Compra

 
Indicamos também que converse com um profissional especializado na hora da compra, pois ele saberá entender suas necessidades e indicar o produto ideal.

 

Gostou? Conheça a Soline Móveis

Se você gostou dos produtos apresentados neste artigo, visite o site da Soline Móveis: www.solinemoveis.com.br A empresa entrega não apenas em São Paulo, mas em todo o Brasil.

Caso prefira, poderá visitar o SHOW ROOM - (11) 3256-6631  |  Rua Major Sertório, 194 – República.

 

  

 

+ SAIBA MAIS | Móveis e Decoração de Escritórios
móveis comerciaismóveis para escritóriocadeirasmóveis e acessórios escritórios comerciaisTAGS:
  RELACIONADOS
Estações de Trabalho
Móveis de Aço
Por que utilizar cadeiras ergonômicas?
Como escolher os rodízios da cadeira de escritório

1 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS