Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Acessibilidade
VOLTAR

Casa Adaptada para Idosos: Introdução

A "simples" disposição dos móveis e detalhes como cores e iluminação podem transformar a casa em um local muito mais seguro para os idosos.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       06 de Julho de 2013 - ATUALIZADO EM: 09 de Novembro de 2018   |   VISUALIZAÇÕES 47.260

O número de idosos no Brasil cresce mais do que a média mundial

Segundo estudos do IBGE, entre 2005 e 2015, o número de idosos no Brasil cresceu em um ritmo muito maior do que a média mundial. A proporção que era de 9,8% passou para 14,3%.

Quem é considerado idoso? As pessoas com mais de 60 anos. E quais implicações isso traz para a sociedade? Muitas. E uma delas é a preocupação com a segurança em casa.

Segundo o Ministério da Saúde, 70% dos acidentes de queda, que acontecem com os idosos, ocorrem dentro de casa. "Sendo que 30% destes acidentes causam a morte de idosos e pelo menos 40% causam alguma lesão grave, principalmente, no cérebro e na medula. Além disso, como a pele do idoso é mais fina, um simples esbarrão pode provocar algo mais grave na cútis do idoso." Fonte: Aproveitando a terceira Idade.

 

Transformando a casa em um local seguro e confortável

A casa deve ser um local seguro, confortável e deve se adaptar à rotina dos moradores. É essencial proteger aqueles que tem problemas de equilíbrio e flexibilidade, no caso: crianças, idosos e quem possui mobilidade reduzida.

Planejar a residência e garantir a autonomia dos idosos permite que sua rotina permaneça a mais estável possível. Problemas de visão, redução da audição, hipertensão, labirintite, efeito colaterais de remédios, dentre outros fatores são as causas dos acidentes.

Através da prevenção é possível reduzir o número destas ocorrências, reduzindo também os custos com médicos e hospitais e melhorando a qualidade de vida do idoso e de quem vive com eles.

 

Aplicando algumas dicas, é possível transformar a casa em um local mais seguro e confortável. Perceba como a "simples" disposição dos móveis e detalhes como cores e iluminação fazem a diferença:

 

 

Quarto com cabeceira confortável, criado-mudo estável, piso sem desníveis e ambiente bem iluminado. Imagem: Pinterest - salvo de Construindo Minha Casa Clean

 

 

Balizadores marcam os degraus da escada. Imagem: Pinterest - salvo de Decorando com Classe

 

 

Imagem: Portal Clique Arquitetura

 

 

Imagem: Casas Vitoria

 

O segredo é planejar

Como pode ver, estas são dicas muito simples que podem ser aplicadas facilmente. Uma casa mais segura e cômoda trará ao idoso maior autonomia e confiança, garantindo que pratique movimentos dentro de casa, ao se deslocar livremente, estimulando a circulação, a memória e o raciocínio, diretamente relacionados a uma auto-estima melhor e qualidade de vida superior, inclusive para quem convive com eles. Leia também: Ambiente & Saúde

Neste artigo abordamos uma "introdução à casa adaptada ao idoso", mas é possível planejar cada detalhe com muito cuidado e carinho e para isso o ideal é contar com a ajuda de um profissional, arquiteto ou designer de interiores, para que este possa analisar cada cliente e definir quais são suas prioridades e preferências.

Cada ambiente merece atenção especial. Para saber mais sobre este assunto, leia também:

 

Indicações

 

      

 

Fontes Consultadas

 

+ SAIBA MAIS | Acessibilidade
arquitetura de interioresdesign de interioresarquitetura e bem-estaracessibilidadebanheiro acessívelTAGS:
  RELACIONADOS
Banheiro Adaptado
Espaços eficientes para a melhor idade
Casa Adaptada para Idosos: Introdução
Quarto Adaptado para Idosos

4 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS