CLIQUE ARQUITETURA • www.cliquearquitetura.com.br

CASACOR Minas Gerais promove o ARCHATHON

CASACOR Minas Gerais promove o ARCHATHON - maratona de arquitetura voltada para estudantes e recém-formados. Os vencedores terão a oportunidade de assinar um dos ambientes da 23a edição da mostra.

0 Adicionar à minha biblioteca

Por A Dupla Informação Seguir

  • 13/05/2017

+ Salvar em álbum de ideias

CASACOR Minas Gerais promove o ARCHATHON

A maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo do estado investe na geração de oportunidades para novos profissionais, oferecendo a oportunidade de inserí-los no mercado a partir da escolha de um projeto que será desenvolvido sob a mentoria de um time formado por experientes nomes da arquitetura.

 

www.archathon.com.br

 

O ARCHATHON é considerado a maior maratona Arch&Design das Américas. O objetivo da iniciativa é revelar novas promessas do mercado de arquitetura e design de interiores, por meio da seleção de projetos inovadores. A ideia é fomentar a conexão entre jovens recém-formados ou que ainda estejam em vias de finalizar o curso acadêmico e profissionais com larga experiência, aproximando os participantes de grandes marcas. Além de disseminar conhecimento prático, a maratona ainda garante aos participantes a oportunidade de se envolverem em todas as etapas de execução de um projeto real. Dessa forma, contribui para estimular a busca e a experimentação de soluções técnicas criativas e diversificadas, que sejam capazes de responder de maneira profissional e concreta aos desejos sociais e às tendências atuais do mercado.

Os participantes terão a chance, e o desafio, de participar de um projeto colaborativo em um ambiente dentro de um dos eventos mais prestigiados do mercado, a CASACOR Minas. Vitrine para os novos talentos, a premiação é uma oportunidade para quem procura se lançar em projetos autorais. "Minas Gerais é referência nacional e até internacional de arquitetura e do design de interiores. Estamos bastante empolgados com a parceria com o ARCHATHON e temos certeza que a maratona terá um papel fundamental para revelar novos talentos, que certamente não teriam outra oportunidade de executarem seus próprios projetos nesta fase inicial da carreira", destaca Eduardo Faleiro, diretor de Conteúdo e Relacionamento da CASACOR Minas.

As inscrições são gratuitas e vão até o próximo dia 15 de maio no site www.archathon.com.br. Podem participar estudantes que já tenham concluído 90% do curso de Arquitetura ou Design de Interiores e profissionais formados há no máximo 5 anos. Cada grupo deverá ser composto por 3 integrantes.

A equipe formada pelos arquitetos Eduardo Faleiro, João Grillo e Carico ficará responsável pela seleção das 30 melhores propostas, que serão convidadas a participar de uma próxima etapa com 3 dias de duração. Os selecionados irão participar de palestras e bate-papos com um time de mentores, formado por renomados profissionais do setor. Após essa fase eles terão o desafio de apresentar

 

Dinâmica do evento

  • Fase online: Cada grupo (3 integrantes cada) envia um projeto de interiores, de autoria de pelo menos um dos integrantes, que o represente. Inscrições gratuitas pelo site archathon.com.br
  • Classificação: Uma Comissão Especial escolhe os 30 melhores projetos enviados na fase online para participar do Archathon.
  • Programação

26/05/2017 - Palestras e um bate-papo com profissionais considerados referências do mercado

27/05/2017 - O grande desafio: a maratona criativa

28/05/2017 - Apresentações, julgamento e premiação

 

Como funciona a maratona de projetos

No primeiro dia acontece o ArchaDay, um momento reservado para apresentar informações e aspectos relevantes para os participantes, onde eles serão instigados a refletir sobre temas atuais. Palestras e bate-papos com profissionais e marcas de destaque, além de instituições do segmento, como a Associação Brasileira de Design - ABD. Neste dia, as marcas/lojas parceiras do Archathon revelam algumas dicas para os participantes, mas é somente na manhã do segundo dia é que todos ficam sabendo qual será o grande desafio desta edição.

Iniciado o cronômetro, os grupos terão cerca de 14 horas para concluir a missão: elaborar o projeto de um dos ambientes de CASACOR MINAS com os produtos das empresas parceiras do evento. Durante o Archathon, várias surpresas e ativações são incluídas com o intuito de animar a competição. Os participantes também contam com a ajuda dos mentores, profissionais renomados do mercado.

No último dia, os participantes fazem uma apresentação de 5 minutos para uma banca de mentores, que escolhe 6 finalistas. Em seguida, os finalistas apresentam o projeto elaborado para uma Comissão Julgadora (formada por profissionais da área, jornalistas especializados e representantes das marcas parceiras. Ao final, os jurados se reúnem e escolhem o grupo vencedor.

 

Archathon CASACOR MINAS

O Archathon CASACOR MINAS é uma parceria da Muuving, idealizadora do projeto, e a CASACOR MINAS. O grupo vencedor da maratona recebe o convite para participar da mostra CASACOR MINAS 2017.

 

Sobre a 23a CASACOR Minas

Em 2017, a CASACOR Minas se prepara para ocupar um prédio histórico da capital mineira, integrante do Conjunto Arquitetônico da Praça da Estação, região marcada pela forte efervescência urbana, cultural, política e gastronômica. Localizado na rua Sapucaí 383, o prédio possui três pavimentos, porão, sótão e jardins. O local funcionou como sede da extinta Rede Ferroviária Federal S/A – RFFSA, e está diretamente associado à criação de Belo Horizonte. Nos últimos anos o prédio vem passando por um processo de restauração, sob a supervisão do IPHAN.

O imóvel escolhido está localizado numa região caracterizada por se tornar uma espécie de corredor cultural e gastronômico da capital, que vem se estabelecendo de forma totalmente espontânea.

Serão utilizados ao todo cerca de 4.000 metros quadrados de área, que serão distribuídos em aproximadamente 40 ambientes. A organização espera receber 40.000 visitantes durante o evento.

 

SOBRE CASACOR

A CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas e reúne, anualmente, renomados profissionais. Em 2017 chega à sua 23a edição em Minas Gerais e com mais de 20 eventos nacionais (Alagoas, Bahia, Brasília, Campinas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Interior de SP, Litoral de SP, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina) e seis internacionais (Miami, Peru, Chile, Equador, Bolívia e Paraguai).

 

Redes

 

Inscrições Abertas para ARCHATHON – edição CASACOR Minas

Até 15 de maio - Inscrições, informações e regulamento: www.archathon.com.br

 

CASACOR Minas Gerais 2017

De 12 de agosto a 17 de setembro de 2017

Endereço: Rua Sapucaí, 383 – Belo Horizonte – MG

Informações: (31)3286-4587

 

Assessoria de Imprensa

Fábio Gomides – (31)99693-2767 | aduplainformacao@gmail.com | @aduplainforma

 

 

+ SAIBA MAIS | Notícias e Novidades

 

 

 

Veja também