Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Arquitetura e Turismo
VOLTAR

Catedral da Sé – estilo neogótico no coração de São Paulo

Conheça algumas curiosidades históricas e arquitetônicas sobre a Catedral da Sé.

Por: Cris Hoffmann       20 de Junho de 2015   |   VISUALIZAÇÕES 6.021

Catedral da Sé – estilo neogótico no coração de São Paulo

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção de São Paulo, ou simplesmente a querida Catedral da Sé, fica localizada na tradicionalíssima Praça da Sé, bem no centro de São Paulo, pertinho da Liberdade (dá pra ir a pé tranquilamente e aproveitar ainda mais o passeio!). 

Construída no período de 1912 a 1954 – ano do 400º aniversário da cidade – a igreja é um belo monumento no estilo neogótico, ou eclético, pois alguns estudiosos acreditam que a cúpula tenha prejudicado a pureza do estilo. Foi projetada por um professor da Escola Politécnica, Maximilian Hehl, e apresenta detalhes construtivos bem característicos do gótico, como os arcos ogivais, rosáceas, vitrais, o verticalismo acentuado e ainda as famosas gárgulas.

 

 

“É o fim das pinturas e esculturas tenebrosas que retratam o pânico do Apocalipse pregado pela era medieval. As igrejas surgem então imponentes e iluminadas, induzindo os fiéis a olharem para o alto. Lembram a grandiosidade de Deus, com suas altas torres, que se erguem como que para alcançá-lo e suas grandes janelas com vitrais que deixam a luz entrar em múltiplas cores representando a presença divina.” Fonte: www.catedraldase.org.br

 

Detalhes conceituais à parte, a Catedral não deixa a desejar quando comparada às igrejas mais lindas do mundo. Os magníficos vitrais estão em todo lado, o que torna a visita à igreja ainda mais emocionante. O carrilhão de sinos, que fica nas torres da Catedral, é um dos maiores do Brasil, com 61 sinos. A Catedral ainda conta com o maior órgão da América do Sul, que veio da Itália e possui cerca de 12 mil tubos entalhados à mão, além de cinco teclados manuais. Imponência para visitante nenhum botar defeito!

 

 

Os mosaicos nos altares de São Paulo, à esquerda, e Sant'Ana: obra de talentosos artistas italianos.

 

No período de 1999 a 2002, a Catedral passou por um complexo processo de restauro: recuperação de estruturas danificadas por umidade, trincas, instalações elétricas, hidráulicas e de combate à incêndio, recuperação dos vitrais e outros elementos artísticos, além de equipamentos de acessibilidade.

 

Vista por trás, a Catedral continua linda... e me perdoem os especialistas, mas não sei tirar os fios de energia das fotos :-(

 

A igreja conta também com uma cripta, que foi inaugurada em 1919 e contém 30 câmaras mortuárias. Nessa cripta estão guardados os restos mortais do cacique Tibiriçá, o primeiro cidadão de Piratininga, e do padre Feijó, Regente do Império (lembram dele das aulas de história?). A Catedral oferece visitas monitoradas à cripta, que duram cerca de 30 minutos.

A diocese é comandada atualmente por um ilustre conterrâneo meu, o cardeal arcebispo metropolitano Dom Odilo Scherer, também nascido na grande Cerro Largo, no Rio Grande do Sul, mas cuja vida eclesiástica se desenvolveu principalmente no Paraná.

 

 

A praça em frente à Catedral, com suas palmeiras gigantes, e a vista para o altar.

 

Todas essas informações – e muitas outras! – você encontra no site oficial da Catedral Metropolitana de São Paulo, www.catedraldase.org.br. E para um tour virtual (que vale MUITO a pena), clique aqui: www.catedralsp360.tk

Porém, se tiver oportunidade, não deixe de visita-la pessoalmente. Não se preocupe com a má fama das redondezas; existe sim muita pobreza, usuários de drogas, etc., mas nada que não se veja nos centros de outras grandes cidades. E se você contiver seus próprios preconceitos, as pessoas que circulam por lá podem te surpreender. Veja o que me disse um pedinte, deficiente nos movimentos das pernas, quando me pediu dinheiro e eu disse que, infelizmente, não tinha nada: “Você tem sim, moça! Você tem DEUS dentro de você!” Não é pra repensar? São os pequenos milagres do dia-a-dia. ;-)

 

 

+ SAIBA MAIS | Arquitetura e Turismo Brasil

 

 

arquitetura e turismoarquiteturahistória da arquiteturaTAGS:
  RELACIONADOS
6 Castelos para visitar no Sul da Alemanha
Turismo em Mongaguá
Catedral Basílica Menor de N. Sra. da Luz - Curitiba
MON :: Museu Oscar Niemeyer - Curitiba

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS