Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Cerâmicas | Porcelanatos
VOLTAR

Cerâmicas: Como Escolher

Confira nosso passo-a-passo para saber escolher a cerâmica de acordo com a necessidade, seja para ambientes externos ou internos.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       10 de Maio de 2012 - ATUALIZADO EM: 13 de Novembro de 2018   |   VISUALIZAÇÕES 270.790

1º Passo: Comprender a sua Função

Antes de escolher a cerâmica (piso, azulejo ou demais elementos decorativos cerâmicos) é importante definir a função do revestimento.

O revestimento cerâmico é o material que mais atende às diversas necessidades de cada ambiente. Pode ser utilizado nos pisos ou paredes de ambientes residenciais ou comerciais, tanto em áreas externas como varandas, sacadas, calçadas, piscinas e fachadas, como em áreas internas: banheiros, cozinhas, áreas de serviço, salas, quartos, escritórios, halls e escadas.

 

Qual a sua função?


A cerâmica de cor bege areia valoriza a varanda do apartamento. Projeto: Designer Adriana Scartaris. Veja mais fotos: Varanda de Apartamento Scartaris

 

2º Passo: Definir onde será Utilizada

Ao escolher o material é importante respeitar algumas características do ambiente, assim como é necessário entender as características dos diferentes modelos de revestimentos para que estes se adequem perfeitamente ao local, sem problemas futuros.


 

Superfícies Escorregadias

O Coeficiente de Atrito Úmido - COF - indica o grau de atrito que a superfície da placa cerâmica oferece ao movimento de pessoas e veículos. Está diretamente relacionado à segurança do usuário.

 

Importante

Os materiais destinados à colocação no piso também podem ser utilizados na parede, mas nunca os materiais definidos como revestimentos de parede podem ser aplicados no piso. As características dos materiais são distintas e cumprem finalidades diferentes.

 

3º Passo: Considere alguns elementos importantes

Antes de escolher, é importante lembrar que este é um investimento não apenas econômico, mas também em qualidade de vida. Considere na sua escolha o conforto físico e o psicológico:

 

Conforto Físico - questões funcionais e de segurança

 

* Dica: Caso o objetivo seja “aquecer” o ambiente opte por pisos de madeira, laminados, vinílicos ou carpetes. Outra opção é o uso de tapetes sobre o revestimento cerâmico, pois bloqueiam o frio.

 

Conforto Psicológico

É uma questão de gosto pessoal, mas a escolha deve caminhar junto com a dos outros acabamentos do ambiente. Isto é, o revestimento tanto da parede quanto do piso deve estar em harmonia com as outras cores, texturas e elementos decorativos do ambiente.


Banheiro feminino projetado pelos Arquitetos Íris Filomena e Marcos Vaz. Veja mais fotos: Suíte da Moça

 

Guia Rápido para Escolher a Cerâmica

Veja abaixo uma lista resumida dos itens necessários para escolher corretamente o revestimento cerâmico:

  1. Fornecedor: opte por uma empresa que forneça informações adequadas na embalagem - sobre ela (endereço e telefone) e sobre o produto (adequação às normas);
  2. Onde? Defina: parede ou piso? Residencial, comercial ou industrial?
  3. Trânsito no Local (resistência necessária): pessoas, veículos, móveis sendo arrastados - para determinar o Índice PEI do produto que será comprado;
  4. Segurança: qual o coeficiente de atrito úmido adequado (leia acima, no tópico "2º Passo");
  5. Umidade no Local: para determinar o Grupo de Absorção do Produto - para locais úmidos recomenda-se produtos com baixa absorção;
  6. Qualidade: escolha o padrão de qualidade da cerâmica (tipo A, C ou D) e esteja atento à classificação de manchamento que varia de 1 a 5 (sendo 1 = impossibilidade de remoção de mancha, 2 = mancha removível com ácido clorídrico/acetona, 3 = mancha removível com produto de limpeza forte, 4 = mancha removível com produto de limpeza fraco e 5 = máxima facilidade de remoção de mancha);
  7. Estética: escolha o acabamento e a tonalidade da cerâmica respeitando a qualidade e a função do material;

 

Ao receber o produto verifique se o lote, tamanho, tonalidade e o índice PEI são os mesmos em todas as caixas e se correspondem ao seu pedido. É sempre importante comprar de 10 a 15% a mais para a "quebra", que corresponde às perdas devido ao recorte das peças para sua instalação (peças instaladas na posição diagonal tem maior perda de material). Lembre-se que há variações de tonalidade entre peças de lotes diferentes, por isso, ao adquirir o material, compre-o na totalidade da metragem de que precisa e, caso queira, guarde algumas peças para futuras trocas que podem ser necessárias.

Para a instalação contrate um profissional qualificado, pois a qualidade e a beleza do ambiente dependem de uma boa colocação do revestimento.

Importante: Segundo a norma brasileira do setor cerâmico NBR 13.818 e a ISO 13.006 - norma internacional - no mínimo 95% das peças devem estar livres de defeitos superficiais. Portanto, caso o número de peças defeituosas estiver dentro deste limite (5% do lote adquirido) o lote é considerado adequado. Utilize estas peças com pequenos defeitos para recortes.

 

Fontes Consultadas

 

 

+ SAIBA MAIS | Cerâmicas e Porcelanatos
revestimentos cerâmicosTAGS:
  RELACIONADOS
Cerâmicas: Acabamentos & Tonalidades
Pisos Cerâmicos: Escolha o Índice PEI
Cerâmicas: Padrões de Qualidade
Cerâmicas: Como Escolher

147 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >