Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Sustentabilidade
VOLTAR

Certificação - Selo AQUA

Conheça a 1ª norma brasileira para certificação de construções sustentáveis: composta por 14 critérios.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       22 de Junho de 2012 - ATUALIZADO EM: 18 de Agosto de 2016   |   VISUALIZAÇÕES 23.192

O que é o Selo AQUA

O selo AQUA é a 1ª norma brasileira para certificação de construções sustentáveis. Ele considera as especificidades do nosso país e utiliza 14 critérios para analisar os edifícios (da gestão da obra ao seu funcionamento posterior).

Sua criação traz maior competitividade aos empresários brasileiros, já que internacionalmente são exigidos selos desta natureza para que obras tenham reconhecimento. Como o Processo AQUA atende às necessidades legislativas, de clima e de fontes de energia do Brasil, é mais adaptado à nossa realidade do que selos como o LEED muito utilizado mundialmente.

Sua aplicação permite a redução do consumo de água, energia, CO2 e matérias primas, aumentando a qualidade de vida dos usuários e o desenvolvimento sócio-econômico-ambiental da região.

 

 

Como surgiu o AQUA

Sua criação foi inspirada no selo francês HQE. Os criadores do AQUA consideram que tanto a França, como a Europa como um todo, estão bem adiantados nas pesquisas por soluções ambientais.

 

Como o empreendedor consegue o selo?

É necessário ter o controle total do projeto em todas as suas fases, por meio do Sistema de Gestão do Empreendimento (SGE) – considerado a “coluna vertebral” da certificação - para que sejam atendidos os critérios de desempenho da Qualidade Ambiental do Edifício (QAE) – expressa em 14 categorias.

A certificação é concedida ao final de cada fase (e válida até o fim da próxima), após auditorias presenciais precedidas de análises técnicas. Estas são as fases:

 

Quais critérios são considerados pelo AQUA?

São analisadas 14 categorias (conjuntos de preocupações), as quais são distribuídas em 4 famílias:

 

Sítio e Construção

1 - Relação do edifício com o seu entorno

2 - Escolha integrada de produtos, sistemas e processos construtivos.

3- Canteiro de obras com baixo impacto ambiental

 

Gestão

4 - Gestão da água

5 - Gestão da energia

6 - Gestão dos resíduos de uso e operação do edifício

7 - Manutenção: permanência do desempenho ambiental

 

Conforto

8 - Conforto higrotérmico

9 - Conforto acústico

10 - Conforto visual

11 - Conforto olfativo

 

Saúde

12 - Qualidade sanitária dos ambientes

13 - Qualidade sanitária do ar

14 - Qualidade sanitária da água

 

* Os parâmetros podem ser considerados de modo diferenciado em função dos tipos de ambientes e seus usos. Exemplo: critérios 8 a 13.

 

Como é a classificação?

Diferentemente do LEED, que considera pontos para avaliar cada critério, o Processo AQUA realiza uma avaliação a partir dos 14 critérios e emite uma classificação:

 

Este perfil de Qualidade Ambiental do Edifício (QAE) é próprio a cada contexto, assim como a cada empreendimento e sua pertinência deve ser justificada a partir de vários itens, como análise do local, dos custos, das características funcionais do empreendimento, dentre outros.

É exigido que o perfil de desempenho nas 14 categorias do Processo AQUA seja pelo menos Excelente em 3 categorias, Superior em 4 e Bom em 7.

 

Conclusão

O selo traz um retorno positivo para o empreendedor, por funcionar como marketing e mostrar que a empresa está interessada em soluções ambientais, sociais e econômicas.

A economia de água, energia, equipamentos e materiais são significativos ao longo do tempo e quem trabalha em ambientes inteligentes (com conforto, saúde e segurança) tem maior rendimento, aumentando sua produtividade.

Uma das grandes vantagens da Certificação Processo AQUA para o Brasil, segundo o site da Fundação Vanzolini, é o de que ele contém critérios adaptados ao país que exigem resultados de desempenho, não prescrevendo soluções de projeto pré-concebidas.

* Veja também:  Certificação Selo LEED | Certificação Ambiental de Edificações

 

Fonte Consultada

 

 

+ SAIBA MAIS | Sustentabilidade

 

 

construção sustentávelprojeto sustentávelcasa sustentávelTAGS:
  RELACIONADOS
Os perigos do amianto para sua saúde
Dicas de Sustentabilidade para Mobiliário
Materiais Sustentáveis para a sua Obra
O que é Sustentabilidade?

2 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS