CLIQUE ARQUITETURA • www.cliquearquitetura.com.br
Artigos

Closet: Aspectos Construtivos

2º Passo: como posicionar na planta um closet e prever corretamente sua iluminação e ventilação.

Por Arquiteta Nadine Voitille Seguir

1 Gostar

Categoria: Interiores | Ambientes: Closet

+ Salvar em álbum de ideias

Por que planejar bem o closet?

O planejamento do closet permite criar um espaço belo e funcional, facilitando a rotina e trazendo conforto e proteção para os seus usuários. Projetar adequadamente as circulações, a ventilação e a iluminação evita problemas como: proliferação de bolores, insetos, acúmulo de pó, desgaste das roupas por incidência de luz solar ou artificial,etc. Confira nossas dicas para acertar no seu planejamento!

 

Organização e planejamento = closet funciona. Imagem: Raumplus

 

Posição na Planta

Algumas casas / apartamentos já possuem o espaço do closet previsto na planta, sendo apenas necessário providenciar a elaboração de um projeto de mobiliário para este espaço, preferencialmente com o auxílio de um profissional da área - Arquiteto, Designer de Interiores ou Designer de Móveis.

Contudo, o mais comum é encontrar residências que não possuem o quarto de vestir, fato, este, que não impede a construção de um closet. Muitas vezes a sua criação não está relacionada ao luxo, mas sim à necessidade de ter um espaço maior, melhor planejado e organizado para guardar roupas e objetos pessoais. Veja também: Closet: Organização

 

Medidas Mínimas

Algumas medidas facilitam a definição do espaço necessário (medidas sugeridas, as quais devem ser estudadas caso a caso):

  • Profundidade: 60cm ou 66cm se o armário tiver portas de correr (6cm serão para os trilhos);
  • Circulação em frente ao armário: 100cm para facilitar a visualização das roupas ou 120cm se houver um armário de frente para o outro;
  • Largura da porta: o mínimo indicado é de 50cm (para que caibam duas pilhas de roupas dobradas, lado-a-lado) - Exemplo: no closet abaixo, a circulação central deverá ter 120cm, sendo que o armário terá 2 portas de 60cm na parte central.
 

Planta baixa Closet (exemplo 01). Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 

Construindo um closet

Transforme um cômodo da casa ou parte dele, que não esteja sendo utilizado, em um prático e aconchegante closet. Opte pelo cômodo mais próximo do quarto de dormir, ou seja, aquele que estiver ao lado do seu quarto, assim será possível remover inteira ou parcialmente a parede que divide estes dois ambientes, criando a passagem para o futuro closet. Neste caso é indispensável a presença de um arquiteto ou engenheiro civil para que não haja nenhum problema ao demolir a parede.

Do cômodo inutilizado ao closet funcional, os ambientes que podem ser transformados:

 

Área social

  • Parte da sala de estar ou jantar

Área privada

  • Dormitório sem uso
  • Parte de um dormitório em uso
  • Integração com a suíte

Área de serviço

  • Quarto da empregada doméstica
  • Banheiro da empregada doméstica (atenção com as tubulações de água)
  • Parte da lavanderia (atenção com as tubulações de água)
  • Despensa de alimentos

 

Closet Integrado ao Banheiro (Suíte)

Quando o closet está integrado ao banheiro, alguns cuidados são importantes para preservar o mobiliário e especialmente as roupas. A umidade é o grande vilão nesta combinação, portanto:

  • O ambiente necessita de ótimas condições de ventilação – janelas sempre abertas;
  • Instalação de ventokit / exaustores;
  • Utilização de produtos que reduzam a umidade do ambiente;
  • Mobiliário com portas – criando uma barreira para diminuir o contato com o vapor d’água do chuveiro;
  • Evite posicionar o armário na parede em que corre a tubulação de água – caso seja inviável, a parede deve ser bem impermeabilizada.
 

Planta baixa Closet (exemplo 02). Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 

Planta baixa Closet (exemplo 03). Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 

Planta baixa Closet (exemplo 04). Fonte: Portal Clique Arquitetura.


Piso

O piso do closet poderá ser o mesmo do quarto, especialmente quando for uma extensão deste. Exemplos de revestimentos:

 

Caso a escolha do piso para o closet for diferente da opção carpet, vale investir em um tapete. Pois além de inspirar mais conforto e elegância ao ambiente, também faz o papel de isolante térmico, fundamental para que os pés não fiquem em contato direto com o piso frio.

 

Closet integrado ao banheiro

Quando o closet está integrado a uma área úmida / molhada os cuidados com a escolha do piso devem ser maiores. A primeira e a mais certeira opção é o uso de cerâmica, pois é um material impermeável e de fácil limpeza.

As opções de escolha aumentam quando há uma porta dividindo o closet do banheiro, pois a porta barra a passagem de umidadepara o closet; podendo ser usados outros pisos além da cerâmica, como vinílicos, laminados e madeiras.

 

Iluminação

Como em todos os ambientes de uma residência, no closet também é necessário ter iluminação geral. Mas ter só esta forma de iluminação não significa ter um espaço com claridade suficiente, pois como a luz vem do centro do ambiente, o corpo em frente ao armário irá projetar sombra sobre as roupas, impedindo a boa visualização. É fundamental ter outros pontos de luz para serem direcionados para as roupas. Leia também: Efeitos de Iluminação

Para a iluminação geral poderão ser utilizadas lâmpadas fluorescentes (as quais podem ser embutidas no gesso, como em rasgos de luz - veja fotos). Lâmpadas PAR20 (as quais possuem ótima qualidade de reprodução de cores) e as LEDs (não emitem calor e por isso são indicadas para serem instaladas dentro dos armários) são ótimas escolhas.

Confira nas imagens a seguir 3 maneiras de iluminar o closet e as roupas.

 

Iluminação embutida no forro. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 

Iluminação embutida no móvel. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 

Iluminação interna. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

  

Ventilação

Para o bem estar e conforto em um ambiente é fundamental que haja algum tipo de ventilação. Quando não há janelas no local recomenda-se o uso de um sistema de ventilação mecânico, que renova o ar evitando mofo, umidade e mau cheiro. Como nem sempre esta é uma solução acessível e viável, manter um ventilador ligado dentro do closet é uma maneira fácil e econômica de fazer o ar circular.

 

     

Exemplos de exaustores de banheiro, os quais podem ser utilizados em closets sem janela. Onde Comprar? Exaustores para Banheiro - Buscapé

 

>> Próximo Passo: Closet: Ergonomia & Circulação

 

 

+ SAIBA MAIS | Projeto e Decoração de Closets

 

 

 

Veja também

Artigos mais lidos

Artigos mais comentados