Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Closet
VOLTAR

Closet: Aspectos Construtivos

2º Passo: como posicionar na planta um closet e prever corretamente sua iluminação e ventilação.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       23 de Maio de 2012 - ATUALIZADO EM: 17 de Fevereiro de 2020   |   VISUALIZAÇÕES 585.523

Por que planejar bem o closet?

O planejamento do closet permite criar um espaço belo e funcional, facilitando a rotina e trazendo conforto e proteção para os seus usuários. Projetar adequadamente as circulações, a ventilação e a iluminação evita problemas como: proliferação de bolores, insetos, acúmulo de pó, desgaste das roupas por incidência de luz solar ou artificial,etc. Confira nossas dicas para acertar no seu planejamento!


Organização e planejamento = closet funciona. Imagem: Raumplus

 

Posição na Planta

Algumas casas / apartamentos já possuem o espaço do closet previsto na planta, sendo apenas necessário providenciar a elaboração de um projeto de mobiliário para este espaço, preferencialmente com o auxílio de um profissional da área - Arquiteto, Designer de Interiores ou Designer de Móveis.

Contudo, o mais comum é encontrar residências que não possuem o quarto de vestir, fato, este, que não impede a construção de um closet. Muitas vezes a sua criação não está relacionada ao luxo, mas sim à necessidade de ter um espaço maior, melhor planejado e organizado para guardar roupas e objetos pessoais. Veja também: Closet: Organização


Medidas Mínimas

Algumas medidas facilitam a definição do espaço necessário (medidas sugeridas, as quais devem ser estudadas caso a caso):


Planta baixa Closet (exemplo 01). Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 

Construindo um closet

Transforme um cômodo da casa ou parte dele, que não esteja sendo utilizado, em um prático e aconchegante closet. Opte pelo cômodo mais próximo do quarto de dormir, ou seja, aquele que estiver ao lado do seu quarto, assim será possível remover inteira ou parcialmente a parede que divide estes dois ambientes, criando a passagem para o futuro closet. Neste caso é indispensável a presença de um arquiteto ou engenheiro civil para que não haja nenhum problema ao demolir a parede.

Do cômodo inutilizado ao closet funcional, os ambientes que podem ser transformados:


Área social

Área privada

Área de serviço

 

Closet Integrado ao Banheiro (Suíte)

Quando o closet está integrado ao banheiro, alguns cuidados são importantes para preservar o mobiliário e especialmente as roupas. A umidade é o grande vilão nesta combinação, portanto:


Planta baixa Closet (exemplo 02). Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 

Planta baixa Closet (exemplo 03). Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 

Planta baixa Closet (exemplo 04). Fonte: Portal Clique Arquitetura.


Piso

O piso do closet poderá ser o mesmo do quarto, especialmente quando for uma extensão deste. Exemplos de revestimentos:


Caso a escolha do piso para o closet for diferente da opção carpet, vale investir em um tapete. Pois além de inspirar mais conforto e elegância ao ambiente, também faz o papel de isolante térmico, fundamental para que os pés não fiquem em contato direto com o piso frio.


Closet integrado ao banheiro

Quando o closet está integrado a uma área úmida / molhada os cuidados com a escolha do piso devem ser maiores. A primeira e a mais certeira opção é o uso de cerâmica, pois é um material impermeável e de fácil limpeza.

As opções de escolha aumentam quando há uma porta dividindo o closet do banheiro, pois a porta barra a passagem de umidadepara o closet; podendo ser usados outros pisos além da cerâmica, como vinílicos, laminados e madeiras.

 

Iluminação

Como em todos os ambientes de uma residência, no closet também é necessário ter iluminação geral. Mas ter só esta forma de iluminação não significa ter um espaço com claridade suficiente, pois como a luz vem do centro do ambiente, o corpo em frente ao armário irá projetar sombra sobre as roupas, impedindo a boa visualização. É fundamental ter outros pontos de luz para serem direcionados para as roupas. Leia também: Efeitos de Iluminação

Para a iluminação geral poderão ser utilizadas lâmpadas fluorescentes (as quais podem ser embutidas no gesso, como em rasgos de luz - veja fotos). Lâmpadas PAR20 (as quais possuem ótima qualidade de reprodução de cores) e as LEDs (não emitem calor e por isso são indicadas para serem instaladas dentro dos armários) são ótimas escolhas.

 

Confira nas imagens a seguir 3 maneiras de iluminar o closet e as roupas.

 

Iluminação embutida no forro. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 

Iluminação embutida no móvel. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 

Iluminação interna. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

  

Ventilação

Para o bem estar e conforto em um ambiente é fundamental que haja algum tipo de ventilação. Quando não há janelas no local recomenda-se o uso de um sistema de ventilação mecânico, que renova o ar evitando mofo, umidade e mau cheiro. Como nem sempre esta é uma solução acessível e viável, manter um ventilador ligado dentro do closet é uma maneira fácil e econômica de fazer o ar circular.

Exemplos de exaustores de banheiro, os quais podem ser utilizados em closets sem janela:

 

    

 

 

>> Próximo Passo: Closet: Ergonomia & Circulação

 

 

+ SAIBA MAIS | Projeto e Decoração de Closets
móveis para quartosorganização de closetmóveis planejadosmóveis para closetcasas e projetosTAGS:
  RELACIONADOS
Closet: Escolhendo a Cor
O Closet: Perguntas Importantes
Closet: Organização
Closet: Escolhendo o Mobiliário

187 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >