Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Sala
VOLTAR

Como criar uma sala de esportes perfeita

Temas esportivos são perfeitos para decorar salas com muito estilo e aconchego.

Por:       24 de Maio de 2018   |   VISUALIZAÇÕES 1.457

A decoração é o meio pelo qual um objeto ou cômodo de uma casa é utilizado para expressar os gostos e as preferências dos seus moradores. Dentre as inúmeras opções de temas disponíveis, poucos são tão representativos quanto os esportivos.

Uma sala de esportes dedicada exclusivamente a uma modalidade ou time é a maneira perfeita de integrar um hobby que muitas vezes é parte essencial da personalidade dos residentes, deixa a casa mais aconchegante e personalizada e permite que todos os visitantes tenham algo sobre o que comentar e conversar logo no primeiro momento que chegam.

Antigamente era raro ver este tipo de sala devido a dificuldade em se encontrar as peças certas para decorá-la. Felizmente as coisas evoluíram muito nos últimos anos e hoje em dia existem até mesmo lojas especializadas em utilizar materiais esportivos para decoração (referência: Simples Decoração).

Há dicas gerais de decoração para uma sala desta e objetos específicos para cada esporte que eventualmente podem ser utilizados. Além disto, sabendo combinar tudo de maneira harmônica, nada impede uma sala de conter elementos diferentes das diversas modalidades que os moradores preferirem.

Independentemente do tipo de modalidade ao qual a sala será dedicada, quadros com camisas de times ou atletas famosos, especialmente se estes forem assinados, sempre são uma boa escolha.

O mesmo vale em relação a quadros representando a equipe vencedora de títulos importantes, números significativos ou até mesmo simples autógrafos sobre pôsteres emoldurados. Este tipo de decoração é simples e fácil de colocar em praticamente qualquer cômodo.

Para dar um toque personalizado e diferente dos outros cômodos da casa ou apartamento para esta sala, uma boa ideia é utilizar um tipo de piso diferente que seja a base para o resto da decoração baseada nos esportes escolhidos.

Além de ser uma ótima maneira de colorir a casa, fazer isto com a pintura da parede também fará com que o lugar fique ainda mais único em relação ao resto. Só tenha certeza de que ambos os tons escolhidos combinem entre si.

Antes de começar a focar em um ou mais esportes para este cômodo, também é uma boa ideia saber o que fazer para manter uma sala bem organizada (referência: Extra Globo) – aliás, esta dica é válida para literalmente qualquer lugar da residência.

A personal organizer Priscilla Caminha tem uma série de dicas para ajudar nesta tarefa tão importante. De acordo com ela, o primeiro passo é se certificar de que o local não ficará entupido com inúmeras peças decorativas.

“Um dos maiores erros é o acúmulo desnecessário de itens na sala. Excessos de objetos, fotografias, adornos, estampas. Tudo sobrecarregando o espaço” ensina Caminha.

“Depois, é só mesclar organização com decoração. Dar um jeito em fios e cabos que ficam espalhados usando uma caixa bonita. Ou enfeitando a estante e/ou aparador com alguns porta-retratos bonitos, mas se preocupando em não destoar do restante da decoração”, completa a personal organizer.

A principal lição aqui é que não importa o tema que eventualmente for escolhido, seja ele futebol, poker ou beisebol, é crucial que o número de objetos decorativos seja limitado a apenas algumas peças e elementos representativos dos esportes para que o local não fique sobrecarregado e poluído.

 

Imagem: Foto por David Hall / CC BY 2.0

 

Um dos elementos essenciais para qualquer sala de esportes é uma grande televisão ou projetor para que todos possam assistir ao jogo. O bônus é que estas peças também permitirão que todos assistam filmes e séries ou até mesmo disputem partidas de videogame quando quiserem.

Manter sofás, poltronas e cadeiras espalhadas em locais estratégicos pela sala é essencial para que as pessoas possam se acomodar. Colocar elementos do seu esporte favorito nelas, como toalhas ou outro tipo de adereço, é uma maneira excelente de personalizar o local sem gastar mais espaço.

 

Imagem: Pxhere

 

Apesar do grande tamanho, paradoxalmente a mesa de bilhar é uma das formas mais simples e elegantes para criar e centralizar uma sala de esportes, que depois só precisa de alguns toques decorativos finais para ficar completa.

De acordo com Sheila Almendros, redatora com foco em decoração, esta mesa é um artigo que oferece à decoração de qualquer sala um ar mais refinado (referência: Tua Casa), principalmente as com um tamanho mais avantajado e com o acabamento mais sofisticado.

Ainda de acordo com Almendros, este tipo de móvel até mesmo colabora para criar uma iluminação muito mais aconchegante no local em que é colocado.

Caso não haja espaço disponível para dedicar exclusivamente a esta peça (referência: Blackball), é possível ser criativo e comprar acessórios que a transformem em uma mesa de jantar. A solução permite fazer um uso inteligente do ambiente e proporciona uma oportunidade extra de lazer para os moradores e seus convidados.

 

Imagem: Pxhere

 

Se a modalidade favorita dos residentes for o poker, não há nada melhor do que uma mesa dedicada ao esporte para cumprir a mesma função da mesa de bilhar.

O esporte da mente aumentou muito em popularidade ao redor do mundo nos últimos anos, com o Brasil sendo um dos países com o maior crescimento recente (referência: 888poker). A modalidade, que há duas décadas contava com algumas centenas de entusiastas no país inteiro, hoje já conta com milhões de praticantes amadores e milhares de profissionais.

Ter uma sala ou espaço dentro de casa dedicado para a modalidade não apenas garante que exista mais uma atividade intelectualmente estimulante para os moradores e visitantes como demonstra que o anfitrião está atento as tendências.

Agora, caso o esporte escolhido pelos donos da casa seja o tradicional futebol, também é possível substituir a mesa de bilhar ou poker por uma mesa de pebolim ou do clássico futebol de botão.

Puffs e cadeiras em formato de bola de futebol também são uma ótima ideia para receber os convidados na casa e proporcionam uma oportunidade de utilizar a temática do esporte sem adicionar outros objetos decorativos ou ocupar espaço.

 

Imagem: Pxhere


O beisebol é outro esporte que tem experimentado uma onda de popularidade recente no Brasil e é fácil decorar uma sala com elementos que remetam a ele. É possível colocar bastões, capacetes e luvas em locais estratégicos como um canto ou uma prateleira.

Esta dica também serve para outros esportes cujos acessórios sejam relativamente pequenos, como luvas de boxe, tacos de hóquei e bolas de basquete.

 

Imagem: Pxhere

 

O amor pelo ciclismo tem crescido muito no Brasil e colocar uma bicicleta na parede não apenas salva espaço como providencia uma ótima decoração inusitada e que definitivamente atrairá olhares e despertará conversas interessantes.

E é exatamente isto que o engenheiro Alberto Pittigliani Jr., ciclista amador, fez para trazer seu hobby esportivo para dentro de casa. (referência: Casa Abril).

“Elas têm design e achei que mereciam ser apreciadas como arte”, afirmou ele sobre esta forma incrível e inspiradora de decoração que provavelmente começará a ser adotada em um número cada vez maior de residências.

Independente do esporte escolhido, atualmente a imaginação e o tamanho da sala são praticamente os únicos limites reais para as maneiras pelas quais são possíveis criar uma sala de esportes perfeita. Basta se inspirar nas dicas apresentadas aqui e colocar as mãos à obra.

 

 

+ SAIBA MAIS | Tudo sobre Salas
TAGS:
  RELACIONADOS
7 dicas de como decorar sua sala gastando pouco
Como criar uma sala de esportes perfeita
Como montar uma sala de jogos contemporânea em casa
Como criar a sala perfeita para o poker com amigos

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS