Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Jardins Externos
VOLTAR

Como cuidar do Gramado

6 Dicas importantes para ter um gramado bem cuidado: como escolher e plantar a grama, quando e como molhar e cortar, como combater ervas e adubar.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       08 de Junho de 2016 - ATUALIZADO EM: 12 de Junho de 2016   |   VISUALIZAÇÕES 7.188

1º Passo: escolher o tipo de grama adequado

Para ter um gramado bonito e bem cuidado é importante, primeiramente, escolher o tipo adequado de grama para o seu jardim.

Os tipos de grama mais comuns são:

 

* Para saber mais, leia o artigo completo: Tipos de Grama

 

Depois de escolher o tipo de grama, você deverá medir o local e saber quantos metros quadrados serão necessários (assim poderá fazer a compra sem desperdícios ou falta).

 

 

Como plantar a Grama

A grama pode ser plantada a partir de placas ou de sementes. O uso de sementes é mais barato, mas demora mais tempo e exige mais trabalho para conseguir um gramado uniforme.

Para plantar as placas regularize o terreno, retire ervas e sujeiras do solo e de preferência revolva 10cm da terra, para que fique fofa e aerada. Se o terreno for ruim, é indicado o uso de terra adubada.

Quando a grama chegar, ela deve ser plantada o quanto antes (no máximo em 24 horas). E uma observação importante: não jogue água nas placas ou rolos antes do plantio.

Durante o plantio, coloque as placas lado a lado com pouco espaço entre elas e use "retalhos" para preencher cantos.

Depois do plantio é recomendado pulverizar o gramado com um pouco de terra, a qual deve ser de boa qualidade e livre de sementes, insetos, etc.

Neste período inicial, a grama deve ser irrigada todos os dias, por 15 dias. Depois a rega por ser a cada 2 ou 4 dias, até que esteja enraizada.

 

Quando molhar a Grama

O gramado normalmente é muito resistente, mas isso não nos desobrigada de observá-lo para saber se está recebendo a quantidade ideal de água necessária: se em sua região não chove há dias, provavelmente será necessário irrigar. Observe se a terra está seca ou se as folhas estão se fechando. Isso significa que precisa irrigá-lo.

A rega deve ser abundante, mas não ao ponto de encharcar, para que atinja as raízes da grama. E qual o melhor horário? Confira:

 

 

 

Como Cortar a Grama

O corte é um dos principais responsáveis pela boa saúde e aparência do gramado. Algumas dicas o ajudarão a ter um gramado bem cuidado:

 

 

Como Combater ervas daninhas no Gramado

Existem vários tipos de ervas daninhas que, se não forem combatidas, poderão se espalhar facilmente por todo o gramado.

Uma opção é o uso de herbicidas, os quais podem ser comprados em lojas de defensivos agrícolas, com a indicação de um agrônomo. Para saber qual herbicida comprar é aconselhado levar amostras das ervas presentes no seu jardim para que um especialista, na loja, possa auxiliar na compra. No entanto, estes produtos são tóxicos e seu uso requer cuidados.

O recurso mais fácil é a sua retirada manual, arrancando com as raízes para que não cresçam mais. Ao retirá-las você deverá tomar cuidado para não derrubar sementes e para retirar possíveis "batatinhas" que possam ficar na terra. E lembre-se: arranque a erva daninha assim que percebê-la, para que não tenha tempo de se proliferar.

Outro cuidado importante: quando comprar terra para o seu jardim, assegure-se de que possui boa procedência (se esta terra vier contaminada com sementes de pragas, por exemplo, em breve surgirão várias novas platntinhas indesejadas no seu jardim).

 

 

Quando e Como Adubar o Gramado

Uma fina camada de terra adubada pode ser colocada sobre o gramado uma vez por ano, de preferência no início do inverno. Isso fará com que o gramado ganhe força e beleza.

Se preferir não usar uma terra adubada, poderá aplicar adubo orgânico ou químico:

O ideal é conhecer as propriedades do solo do seu gramado e aprender a corrigir deficiências.

 

Motivos para Cuidar do seu Gramado

Um gramado bem cuidado traz muitos benefícios, especialmente para a saúde da família. Por isso criamos um artigo sobre o assunto e listamos 9 motivos para cuidar bem deste tapete verdinho: Por que a grama do vizinho parece mais verde?

 

 

Fontes Consultadas

 

 

+ SAIBA MAIS | Jardins Externos

 

 

paisagismocasa e jardimdicas de jardinagemjardinagem e paisagismodicas de paisagismoTAGS:
  RELACIONADOS
Como cuidar do Gramado
Cerca Viva: saiba como escolher
Gazebos

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS