CLIQUE ARQUITETURA • www.cliquearquitetura.com.br

Como escolher almofadas para um sofá cinza

O cinza é uma cor triste, mas na decoração isso é muito diferente: ele transmite elegância e pode ser combinado com inúmeras outras cores.

0 Adicionar à minha biblioteca

Por Arquiteta Nadine Voitille Seguir

  • 16/03/2017

+ Salvar em álbum de ideias

Por que sofremos tanto para escolher detalhes decorativos? Temos medo de errar a combinação e de gastar dinheiro com o que não trará bons resultados. É neste momento que a ajuda de um arquiteto ou designer de interiores é essencial.

Como nem sempre isso é possível, precisamos pesquisar ideias e buscar informações valiosas. E é isso que este breve artigo lhe ensinará: se você tem um sofá cinza, aprenderá a escolher as almofadas para ele.

 

O cinza na decoração

O cinza é uma cor neutra, muito relacionada com tristeza e solidão. Quem sofre de depressão costuma dizer que a vida é cinzenta. Por isso, costuma-se dizer que é uma cor "sem energia".

Segundo o site follow the collours, são 65 tonalidades diferentes de cinza. Algumas mais iluminadas, outras mais fechadas. No entanto, apenas 1% da população costuma dizer que gosta desta cor (ela é a 3ª cor menos apreciada pelas pessoas, perdendo para o marrom, em primeiro, e para o rosa em segundo).

 

O cinza transmita a sensação de tristeza e geralmente está relacionado com sentimentos ruins. Imagem: follow the collours

 

Já na decoração, o cinza é moderno e inovador e costuma ser combinado com cores alegres, como amarelo, vermelho, laranja e verde. Isso porque quando combinado ele ganha força e o resultado é muito agradável. Confira abaixo as combinações.

 

Combinando almofadas com o sofá cinza

Explore o uso das cores, não tem erro! O sofá cinza é uma peça coringa e combina facilmente com quase tudo (apenas será necessário equilibrar a composição).

 

Sofá cinza escuro com almofadas coloridas: seu tom escuro confere destaque às almofadas e aos quadros que estão logo atrás. Perceba que a combinação de várias cores, bem diferente uma das outras, é interessante e harmoniosa. E isso acontece especialmente porque temos um tapete com tom neutro setorizando o espaço do estar e uma composição de quadros coloridos em toda a extensão do sofá. Imagem: Casa Claudia

 

Veja como este ambiente é bem diferente do anterior: apesar do sofá ter o mesmo tom, o uso de um tapete vinho (uma cor mais quente do que o azul) deixou o espaço com uma decoração mais pesada e de forte personalidade. As cores do quadro combinam com o tapete e foram escolhidas cores mais marcantes para as almofadas. Por que uma almofada amarela? Porque esta cor é viva e cria um contraste muito interessante com as demais cores que são mais sóbrias. Imagem: Mobly - Pinterest

 

A decoração deste ambiente ganhou vida quando recebeu o azul turquesa como cor para o tapete e para as almofadas. Principalmente pelo uso do amarelo, cor que contrasta com o azul, o ambiente ficou dinâmico. Imagem: Decorfacil

 

Simples assim: sofá cinza combinado com tapete cinza e almofadas preto e branco (listradas!). Quem ganha destaque? Apenas a vegetação no vaso... Imagem: Casa de Valentina

 

Tudo neutro na decoração, com pitadas de verde em detalhes muito pequenos. Imagem: Achados de decoração

 

O vermelho das almofadas traz sensualidade para a decoração. Imagem: VivaDecora

 

Fácil não? Se o objetivo é evitar erros na decoração, a escolha de um sofá cinza será certeira! Sempre lembrando que será necessário incrementar o ambiente com objetos decorativos coloridos, o que valoriza tanto o sofá como as peças.

Considerando um sofá cinza, você terá de se preocupar apenas com a composição. Por isso, estas são outras dicas importantes:

 

 

 

Fontes Consultadas e das Imagens

 

 

+ SAIBA MAIS | Como Decorar

 

 

Veja também