Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Conforto
VOLTAR

Como Escolher o Melhor Ar Condicionado

Saiba como escolher o melhor equipamento de ar condicionado para sua residência.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       20 de Setembro de 2014   |   VISUALIZAÇÕES 2.856

Como escolher o melhor ar condicionado para projetos residenciais

O mercado disponibiliza diversos modelos que podem ser usados na sua obra ou reforma.

 

Existem várias áreas onde aparelhos de ar condicionado podem ser usados, por exemplo, em casas, escritórios e até mesmo em carros e outros veículos. Há aparelhos portáteis que permitem ser movidos de um espaço para outro, o que é interessante para diversos projetos de arquitetura ou decoração.

Além de gerir a circulação do ar, um sistema de divisão de ar condicionado controla a temperatura e a umidade. A fim de regular o clima do ambiente, o dispositivo remove o excesso de umidade do ar o quanto for necessário, além de filtrar poluentes e outras partículas que compõem o ar sujo. Os sistemas mais eficientes permitem que os ocupantes mantenham as janelas e portas fechadas.

Com o intuito de manter a pureza do ar, evitando a proliferação de ácaros, fungos e bactérias, filtros devem ser utilizados. Eles detêm a poeira e os detritos, mantendo-os fora da unidade, o que ajuda a manter o correto funcionamento do equipamento. Mas não se esqueça, sempre que necessário, os filtros devem ser higienizados ou substituídos. Por fim, apenas defina o melhor dispositivo quando estiver seguro de que o modelo seja realmente o ideal para você.

 

Modelos de Ar Condicionado para sua Casa

Veja abaixo os principais formatos para atender um projeto em sua residência:

 

Split Hi-Wall

Também conhecido como Hi-Wall ou Parede, o ar condicionado Split é dividido em unidade externa e unidade interna, o que o torna extremamente versátil, praticamente se encaixando em qualquer situação. Em sua parte interna, se encontra o evaporador, a serpentina de refrigeração e ventiladores, na parte externa, o compressor e condensador. Por conta desta montagem, o Split Hi-Wall é o modelo mais utilizado hoje em dia nas moradias, tanto em casas quanto apartamentos. Por ser o tipo mais solicitado no mercado, há inúmeros modelos com diversos designs diferentes para agradar a todos os gostos, sendo esta a melhor pedida para quem deseja climatizar um local e deixá-lo aconchegante e bonito. No entanto, dificilmente se encontra modelos disponíveis para quem mora em regiões do país onde os aparelhos trabalham em 127 ou 110 volts.

 

Janela

Antes do Split, o ar condicionado de janela era o modelo mais comum. Você já deve ter visto vários prédios construídos com o suporte externo para o encaixe deste aparelho. Uma de suas vantagens é que se consegue encontrar este modelo facilmente na voltagem 127 ou 110v. Isto facilita, já que os Splits comuns tendem a vir com funcionamento para redes de 220v, o que te obriga a mexer um pouco mais na instalação,muitas vezes sendo necessário até quebrar paredes para encontrar uma tomada que funcione nesta voltagem em sua casa. Seu maior benefício é que não exige instalação: basta ligar na tomada e pronto, ele começa a refrigerar. Contudo, possuem controle manual e não se consegue utilizá-lo em qualquer lugar, eles precisam contar com o fluxo de ar, caimento da água e costumam ser um pouco barulhentos. Por estes motivos, estão localizados nas janelas dos apartamentos ou contam com espaços projetados ainda na planta em prédios ou ambientes comerciais. Tudo isso tem feito este modelo cair em desuso, sendo mais difícil de se encontrar no mercado atualmente, o que resulta ainda em poucas opções em termos de estética e design.

 

Split-Window

O último modelo que começou a despontar no Brasil para se utilizar em residências é o Split-Window. Como se pode imaginar, ele é uma mistura de ar condicionado Split com o de Janela (window em inglês). A proposta dele é a parte interna – aquela composta por evaporador, serpentina de refrigeração e ventiladores – ser como a de um Split, o que lhe oferece mais flexibilidade para instalar em qualquer cômodo de sua moradia. Desta forma, ele atende prédios e locais onde a obra de instalação do ar condicionado é restrita, devido o risco de abalar alguma estrutura da construção ou alteração visual de fachada. No entanto, a parte externa funciona similar aos modelos de janela, sendo preciso colocá-lo em uma abertura de seu apartamento, previamente preparada para recebê-lo. Também não é o tipo mais fácil de se encontrar para comercialização, já que, devido suas peculiaridades, a instalação técnica é mais complexa, e costuma ser vendido apenas na voltagem de 220v.

 

Lembrando que também há modelos específicos para atender projetos de quem procura ares condicionados para uso em ambientes amplos, como galpões, empresas, escritórios, show room’s e salas comerciais. Contudo, o arquiteto ou decorador precisa estudar muito bem o espaço antes, até porque, apesar de existirem vários modelos disponíveis no mercado,nem todos combinam com a construção em questão.

 

Texto e Imagens

 

 

+ SAIBA MAIS | Ar Condicionado e Climatizador :: Aquecedores a Óleo Portáteis :: Lareiras Elétricas

 

 

confortoconforto térmicoTAGS:
  RELACIONADOS
Lareiras oferecem requinte e aconchego para a decoração de Inverno
Janela Acústica ou Antirruído
Lareiras Elétricas
Como planejar a casa para o Verão

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS