Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Sala
VOLTAR

Como montar uma sala de jogos contemporânea em casa

Seguindo estas dicas, é possível criar uma sala de jogos muito confortável para receber amigos e familiares em casa.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       12 de Dezembro de 2017   |   VISUALIZAÇÕES 1.852

Para montar qualquer sala de jogos - independentemente do espaço disponível - uma pessoa deve se preocupar com três elementos principais: uma TV com um sofá, uma mesa de jogos bem estruturada e um bar com cadeiras.

Ao harmonizar estes três elementos em um mesmo espaço serão criados três ambientes separados dentro de uma única sala e todos eles serão capazes de entreter o anfitrião e seus convidados, tanto de maneira única quanto independente.

 

Neste exemplo o sofá foi trocado por três poltronas confortáveis e a mesa escolhida foi a de sinuca". Imagem: Pxhere Sub

 

A TV é um dos três principais pontos de atenção da sala e os sofás manterão os convidados confortáveis enquanto a comida e os snacks são servidos. O tipo de televisão e o tamanho fica ao gosto do anfitrião mas devido ao grande número de pessoas que assistirão são recomendadas aquelas com mais de 40 polegadas.

A altura ideal é o centro dos olhos de uma pessoa que esteja de pé, desta maneira quando todos estiverem sentados será possível observar a tela de uma posição ergonomicamente confortável. O local ideal é a parede mais distante da sala ou algum dos cantos, como o foco da atenção será o que estiver acontecendo na telona, o ideal é que esta seja a área mais separada de todas.

Para acompanhar a TV do homem contemporâneo uma ótima ideia é incrementar as suas funcionalidades (referência: techtudo) com um ou dois acessórios tecnológicos, já que desta maneira será possível ter acesso a diversos filmes, séries e canais esportivos sem esforço.

Videogames como o Xbox One, PlayStation 4 ou algo mais nostálgico como um NES ou SNES Classic também são recomendados para completar o setor de entretenimento ligado a esta parte da sala. É recomendado que os sofás ou poltronas desta área sejam de couro ou outro material resistente e confortável que não fixe cheiros. Isto é essencial já que podem ocorrer acidentes com bebidas e outros alimentos e durabilidade e baixa manutenção sempre são pontos positivos em qualquer ambiente.

 

A mesa de poker centraliza o espaço da sala, a decoração nas paredes demonstra a paixão do anfitrião pelo esporte das cartas e o bar proporciona um espaço de descontração. Imagem: Flickr Sub

 

Para uma sala verdadeiramente contemporânea, o ideal é se inspirar nos clubes de jogos atuais  (referência: jcrs) e garantir a presença do maior número de jogos de tabuleiro, board games e cartas possível. Um compartimento escondido embaixo da mesa para guardar tudo é uma ótima ideia para aproveitar ao máximo o espaço disponível.

Pelo tamanho e diversidade a recomendação principal é uma mesa de poker. Além de centralizar a sala ela também serve como um espaço dedicado aos tradicionais home games (referência: Pokerstars) que são uma das melhores maneiras de garantir rotineiramente noites animadas e divertidas mesmo durante a semana para passar o tempo com pessoas próximas.

As cadeiras devem ser tão confortáveis quanto as da área da TV, mas os materiais que podem ser utilizados são mais abrangentes. Até mesmo cadeiras de escritório - como a elegante "cadeira presidente" – podem encontrar um lugar aqui. O importante é que ela não destoe do resto do estilo do ambiente.

Dependendo do anfitrião, uma mesa de sinuca, pebolim ou até mesmo diversos consoles de arcade antigos enfileirados também servem para o mesmo propósito. Entretanto, isto fará com que o espaço perca alguns lugares para sentar e descansar.

 

Aqui são utilizados dois sofás de couro aliados a duas mesas de fliperama, que oferecem um ar nostálgico para a sala de jogos. Imagem: Flickr Sub

 

Não há muitos segredos em relação ao bar. Ele apenas deve conter um espaço para o preparo de drinks e uma geladeira grande o bastante para evitar saídas constantes em busca de suprimentos. Além de ocupar relativamente pouco espaço em relação aos outros dois ambientes. A ideia é que este seja o local menos frequentado entre os três, quase como um espaço de transição. Afinal, os dois principais pontos de entretenimento estão nos outros dois e o bar normalmente será mais utilizado apenas durante a preparação das bebidas.

Para que o anfitrião ou seu convidado não fiquem sozinhos enquanto realizam esta atividade é necessário ter, pelo menos, alguns bancos disponíveis. A única exigência real é que eles precisam ser altos devido às particularidades de bares, entretanto também são válidas as mesmas recomendações em relação ao material resistente e durável continuam valendo.

Uma boa iluminação geral e um espelho bem colocado atrás do bar também podem servir para passar a sensação de aumentar a sensação de amplitude (referência: Globo) e dar a impressão de que o lugar é muito maior, até mesmo o dobro do tamanho.

Para um toque personalizado em qualquer um dos três ambientes são recomendados elementos artísticos como quadros, esportivos como flâmulas e quadros de camisas ou até mesmo action figures de luxo e Funko Pops.

Um livro coffe table como Hamilton ou uma estante que serve como biblioteca também são maneiras excelentes de mostrar aos convidados os gostos do anfitrião e engatilhar conversas interessantes sobre assuntos de mútuo interesse.

 

 

+ SAIBA MAIS | Salas

 

decoração de interioressala de jogosTAGS:
  RELACIONADOS
Cores para Sala: 5 dicas para escolher as cores da sua decoração
Varanda de Convivência Casa Cor Minas 2011
Quadros na Decoração de Salas
Sala de Refeições - Casa Cor PR 2012

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS