CLIQUE ARQUITETURA • www.cliquearquitetura.com.br
Artigos

Comparativo térmico: parede de tijolos cerâmicos X blocos de concreto

Se quero um melhor isolamento térmico, o que devo usar: tijolos ou blocos de concreto? Neste artigo mostraremos um comparativo muito interessante.

Por Arquiteta Nadine Voitille Seguir

0 Gostar

Categoria: Interiores | Decoração: Conforto

+ Salvar em álbum de ideias

Com tantos materiais à disposição de quem quer construir ou reformar, é natural que surjam muitas dúvidas: qual o melhor material? Qual alternativa é mais barata? Qual é mais durável?...

Como são muitas as questões, neste artigo responderemos à pergunta:

 

"Para isolar o calor, qual a melhor opção: tijolo cerâmico ou bloco de concreto?"

 

O que é Transmitância Térmica

Primeiramente, para entendermos as características dos materiais aqui analisados, precisamos saber o que é Transmitância Térmica:

este é um indicador de desempenho térmico das edificações, sendo definida como "o fluxo de calor que, na unidade de tempo e por unidade de área , passa através de um componente, para uma diferença unitária entre as temperaturas do ar em contato com cada uma das faces desse mesmo componente". Fonte: Apostila Conforto e Desempenho Térmico de Edificações.

Este valor é dado por W/m²K ou W/m² ºC (e é fruto de muitos cálculos, sobre os quais não falaremos aqui, visto que temos outro objetivo. Por isso, se você tem interesse em entender mais sobre este assunto, indicamos as fontes consultadas, ao final do artigo).

Quanto menor o valor da Transmitância Térmica, mais isolante é o conjunto.

 

Análise do Bloco de Concreto

Comparando dois tipos de bloco de concreto (de 9 e de 14cm), podemos perceber que o de maior largura possui menor transmitância térmica e por isso é mais recomendado para deixar o ambiente interno mais protegido das mudanças de temperatura.

E melhor do que argamassa de 2,5cm é o uso de uma placa de gesso de 2cm.

 

Parede de blocos de concreto, vista em corte. Em verde (revestimento interno) representamos o material que muda e que indicamos na tabela abaixo. Imagem: Clique Arquitetura. Fonte pesquisada: Catálogo de propriedades térmicas de paredes e coberturas.

 

Os valores indicam a transmitância térmica da parede analisada. Imagem: Clique Arquitetura. Fonte das informações: Catálogo de propriedades térmicas de paredes e coberturas.

 

Análise do Bloco Cerâmico

Também comparando blocos de 9 e de 14cm, mas agora cerâmicos, podemos perceber que o de 14cm é melhor para isolar termicamente um ambiente e que o uso de uma placa de gesso de 2cm é a melhor solução, quando comparada com a aplicação de uma fina camada de gesso ou mesmo de argamassa.

 

Parede de blocos cerâmicos, vista em corte. Em verde (revestimento interno) representamos o material que muda e que indicamos na tabela abaixo. Imagem: Clique Arquitetura. Fonte pesquisada: Catálogo de propriedades térmicas de paredes e coberturas.

 

Os valores indicam a transmitância térmica da parede analisada. Imagem: Clique Arquitetura. Fonte das informações: Catálogo de propriedades térmicas de paredes e coberturas.

 

Então, devemos usar bloco de concreto ou bloco cerâmico?

Se queremos um ambiente com menos trocas de calor entre suas superfícies, devemos optar por blocos cerâmicos e de preferência usar uma placa de gesso como material isolante para reduzir os índices de transmitância térmica e assim aumentar o isolamento do ambiente.

No entanto, existem muitos outros materiais que podemos aplicar e a lista ficaria grande. O importante aqui é resumirmos que para isolar um ambiente das trocas de calor (seja no verão, seja no inverno):

  • Quanto mais largo o bloco, maior sua eficiência (o bloco de 14cm é melhor do que o de 9cm);
  • Usar um revestimento interno traz mais conforto térmico do que não usar nada;
  • Usar gesso em placa é mais eficiente do que apenas uma camada fina deste material e quanto mais espessa a camada, melhor o resultado;
  • Usar uma placa de gesso de 2cm trará resultados de isolamento térmico melhores do que usar uma camada de 2,5cm de argamassa.

 

 

Fontes Consultadas

 

 

+ SAIBA MAIS | Conforto

 

 

Veja também

Artigos mais lidos

Artigos mais comentados