Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Sala
VOLTAR

Cores para Sala: 5 dicas para escolher as cores da sua decoração

Considerando a Psicologia das Cores, selecionamos 5 dicas essenciais para ajudar na escolha das cores para a sua sala.

Por: Sheille de Oliveira       01 de Julho de 2018   |   VISUALIZAÇÕES 347

Se você está naquela fase de escolha da cores para sala, continue por aqui, pois este texto é para você!

 

Certamente você já deve ter ouvido expressões como: “Pinte seu quarto de cores claras para dormir melhor” ou “não pinte sua sala de preto para não te deixar sufocado”.

Basta mencionarmos para um grupo de amigos que estamos pensando em pintar um cômodo de nossa casa que os conselhos em relação às cores começam (e a lista é infinita!)

 

No entanto, qual é a explicação por trás desses conhecimentos populares acerca do uso das cores e das sensações que elas passam?

A explicação está na Psicologia das Cores, um estudo que indica como nosso cérebro interpreta as cores e como essa interpretação pode afetar nossas sensações, ou até mesmo, nossas emoções.

Trazendo para o universo da Arquitetura e Decoração, isso implica dizer que as cores utilizadas em um ambiente, seja nas paredes ou nos elementos de decoração, tem o poder de interferir nas emoções das pessoas que ali se encontram.

 

É claro que o uso das cores é uma escolha subjetiva, dependendo assim do gosto de cada um. Mas existem cores que costumam ser mais indicadas para o melhor aproveitamento de cada ambiente, a depender da proposta principal.

Foi pensando nisso que nós decidimos trazer para você esta lista com 5 dicas para escolher a cor ideal para sua sala.

 

1. Defina quais são as cores que mais te agradam

 

 

A primeira dica pode parecer óbvia, porém é muito importante: defina quais são as cores que te agradam mais.

Se você é uma pessoa que não gosta de azul, não adianta pintar as paredes da sua sala de azul para te proporcionar “uma sensação de calma”. Uma hora você não vai mais aguentar olhar para aquela parede!

Para muitas pessoas, certas cores são verdadeiros traços de personalidade, ou você nunca conheceu uma pessoa que adotasse a mesma cor para tudo em sua vida?

Por isso, liste quais são as cores que mais te agradam, afinal, mesmo que você não adote a cor originalmente escolhida, poderá variar entre seus tons.

 

2. Escolha qual será o estilo de sua decoração

 

 

Aqui também estamos falando de escolhas subjetivas.

Muitas pessoas, antes mesmo de iniciarem a construção ou reforma de suas casas, já possuem afinidade por algum estilo de decoração em específico.

Por isso, outro passo importante para te ajudar na escolha das cores para sala é definir qual é seu estilo de decoração preferido.

E quanto aos estilos a lista de opções é infinita. Só para termos uma ideia, vejamos alguns estilos mais conhecidos e as cores predominantes em cada um...

 

 

Ou seja, definir o estilo que mais te agrada pode ser um grande facilitador na hora de eleger os elementos e as cores para sua sala.

 

3. Preste atenção ao tamanho do ambiente

 

 

Outra dica muito legal para te ajudar na escolha das cores é observar o tamanho do seu ambiente e se você deseja que ele pareça maior ou menor.

Sabemos que existem cores que conseguem passar sensação de amplitude, que geralmente são os tons mais claros, e existem aquelas que causam o efeito contrário, fazendo com que o ambiente seja percebido de uma forma mais compacta.

Por isso, se seu desejo é fazer com que sua sala pareça um pouco maior, invista em iluminação natural e nos tons claros. Isso não quer dizer que você não pode usar elementos em tons escuros, mas procure usá-los em objetos de menor impacto visual.

Já se você deseja que sua sala pareça um pouco menor e mais aconchegante, busque optar por uma iluminação mais amarelada e tons mais escuros nos elementos de maior destaque, como paredes, tapetes e sofás, por exemplo.

 

4. Defina qual será a função principal do ambiente

 

 

Outro ponto fundamental para selecionar as cores para sala é ter bem definido como o ambiente será utilizado.

A sala será apenas para receber visitas? Servirá para assistir TV? Haverá mesa para jantar no mesmo ambiente? Servirá como um ambiente de estudos?

É preciso parar um pouco e refletir sobre a função principal que o ambiente desempenhará na rotina daqueles que farão uso dele.

Se a sala for apenas para receber visitas, é possível ousar um pouco mais nas cores e acrescentar alguns detalhes em cores mais vibrantes.

No entanto, se a sala também for utilizada para estudos ou trabalho, é indicado que sejam usadas cores que estimulem a criatividade, como tons de amarelo ou laranja.

Se a proposta é que a sala se torne um reduto de descanso para os habitantes, é melhor dar preferência para cores que transmitam sensação de tranquilidade, como azul e verde em tons mais claros.

Ou seja, definir qual será a proposta de utilização para o ambiente ajudará (e muito!) na hora de definir quais cores podem contribuir para o melhor aproveitamento do espaço.

 

5. Observe as cores utilizadas nos outros espaços da casa

 

 

Se você chegou até aqui e ainda não conseguiu chegar a uma definição da paleta de cores para sala, calma! Talvez a sua resposta esteja bem ali, no cômodo vizinho!

Muitos arquitetos orientam que os clientes pensem na casa como um todo, antes de pensar na decoração de um único ambiente.

Este detalhe é importante para fazer com que os ambientes “conversem” entre si, evitando que a decoração da casa pareça sem harmonia.

Imagine uma casa onde a cozinha foi decorada num estilo nórdico, os quartos são minimalistas, a sala de jantar é clássica e a sala de estar tem estilo étnico.

Parece difícil de imaginar, não é mesmo?

Por isso, analise quais são as cores que já foram adotadas nos outros ambientes e busque eleger para sua sala cores que de algum modo, combinem com os espaços vizinhos.

E por fim, brinque com as cores, afinal, elas são o ponto chave para transferir sua personalidade ao ambiente.

 

Fontes das Imagens

 

+ SAIBA MAIS | Como Decorar Salas
salas decoradasdecoração interioresdecoração salaTAGS:
  RELACIONADOS
Sala de Cinema em Casa
Sofás de Alvenaria
Como Escolher Cortinas para a Sala
Como montar uma sala de jogos contemporânea em casa

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS