Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Segurança Pessoal e Patrimonial
VOLTAR

Corrimão: Item de Segurança

Confira dicas de qual modelo escolher, como instalar e o que é certo ou errado ergonomicamente.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       28 de Maio de 2012   |   VISUALIZAÇÕES 242.745

O corrimão

O corrimão, também denominado mainel, é uma barra de superfície lisa e arredondada que acompanha as laterais das escadas e rampas, auxiliando quem caminha por elas.É um apoio para o corpo, que traz mais equilíbrio e segurança ao subir e descer os desníveis.

 

Corrimão instalado em escola e centro médico. Imagem: Yeoman Shield

 

Este item de segurança é utilizado principalmente por crianças, mulheres grávidas, pessoas com criança de colo, idosos e portadores de necessidades especiais. Sua instalação nem sempre é obrigatória, mas sua importância é evidente.

 

Corrimão instalado dos dois lados de uma escada e em rampa. Imagens: Tonbridge Fencing | Strongwell

 

Onde pode ser instalado?

 

 Corrimão fixo na parede / fixo nos degraus. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 

Detalhes Importantes

Conforme a NBR 9077 (Saídas de Emergência em Edifícios), rampas e escadas devem ter corrimão. A NBR 9050, que contém normas sobre acessibilidade, também traz informações importantes sobre este item de segurança. Como muitas vezes o uso de guarda-corpos está relacionado com o uso de corrimãos, abordamos abaixo alguns detalhes deste outro item de segurança:

 

Segundo a NBR 9077, toda saída de emergência, como corredores, mezaninos, escadas, rampas, etc., deve ser protegida de ambos os lados por paredes ou guarda-corpos contínuos, sempre que houver qualquer desnível maior que 19cm. A altura de guardas internas deverá ser de 1,05m e em escadas internas a parede de proteção poderá ter 92cm de altura. Em locais com altura superior a 12m, o guarda-corpo deverá ter 1,30m de altura no mínimo.

 

Sua obrigatoriedade poderá ser verificada junto ao Departamento de Urbanismo da Prefeitura de cada cidade, já que as determinações podem sofrer variações de acordo com o município. Para ambientes comerciais você também poderá consultar o departamento responsável pela aprovação de projetos do Corpo de Bombeiros.

 

Medidas do Corrimão

Indicamos as medidas estabelecidas na NBR 9077 e na NBR 9050:

 

4cm é a distância mínima em relação à parede. De acordo com a NBR 9077, o corrimão poderá ter até 6,5cm de diâmetro e altura entre 80 e 92cm.

 

 
 

Formato do corrimão: o que é certo e errado. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 

 

Corrimão prolonga-se além do final da escada e rampa. A 1ª imagem também mostra um corrimão duplo, com alturas diferentes. Imagens: Arcs-sparks | Space Tek Welding

 

Ergonomia


 

Ergonomia: o que é certo e errado. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 


 

Acabamento das extremidades do corrimão: o que é certo e errado. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 

 

 

Um 2º corrimão é fundamental para locais com grande fluxo de crianças. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 

Corrimão Intermediário

Muitas vezes é necessária a instalação de um corrimão intermediário, no meio de escadas e rampas, quando estas são muito largas.

 

 

Corrimão intermediário. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 

Como escolher

Você deverá estar atendo às exigências do seu município e poderá optar por diferentes modelos, de acordo com a sua decoração. O importante é valorizar a segurança e o conforto de quem utiliza os ambientes.

Os materiais mais comuns utilizados para o corrimão são: madeira, ferro, aço inox, alumínio e vidro.

 

Modelos de corrimão: todos oferecem proteção lateral. Imagens: Balusterandbalustrade (imagem maior) | Blog Meu Mundo de Ferro (superior direita) | Mgs Metal Works (imagem menor, ao meio) | Handrail Brackets (imagem inferior à direita)

 

Fontes Consultadas

 

 

SAIBA MAIS | Segurança Pessoal e Patrimonial

 

 

itens de segurançaarquitetura de interiorescasas modernas decoradasdicas de arquiteturacorrimãoarquitetura e bem-estararquiteturaarquitetura e construçãoTAGS:
  RELACIONADOS
Corrimão: Item de Segurança
Como calcular a altura dos degraus de uma escada
Redes de Proteção
Dicas de Segurança Pessoal

58 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS