CLIQUE ARQUITETURA • www.cliquearquitetura.com.br
Artigos

Decks Modulares de Madeira

Prático e sofisticado, conheça e surpreenda-se.

0 Adicionar à minha biblioteca

Por Arquiteta Nadine Voitille Seguir

  • 09/03/2013

+ Salvar em álbum de ideias

Decks Modulares de Madeira

Os decks de madeira são uma ótima solução para quem procura praticidade e versatilidade. São fáceis de montar, permitem criar desenhos diferenciados no piso, trazem aconchego para ambientes internos e externos e ainda facilitam pequenas reformas, já que o material pode ser reaproveitado.

Por não exigir mão-de-obra especializada e permitir que seja feito através da técnica “faça você mesmo”, este tipo de deck é um ótimo exemplo de solução inteligente para acabamentos de ambientes internos e externos.

 

Os decks modulares criam uma decoração aconchegante, funcional e de fácil execução.

 

A cor e a textura da madeira criam um acabamento diferenciado e aconchegante, exibindo uma beleza natural que gera a sensação de conforto e requinte.

 

Características Gerais - podem mudar em função do fornecedor:

 
  • Tamanho mais comum: 30x30x3cm (largura x comprimento x altura) e 50x50cm
  • Material: tiras de madeira aparafusadas a uma base plástica de alta resistência (diferentes marcas podem apresentar materiais e sistemas diferentes)
  • Sistema: possui um sistema de encaixe inteligente, mantendo a madeira em um nível acima do solo, prolongando sua vida útil e facilitando a limpeza / escoamento da água.
 

O transporte é fácil e sua instalação simples, permitindo diferentes composições decorativas.

 

Vantagens

 
  • Instalação Rápida e Fácil: não é preciso ser carpinteiro para instalar os decks, você mesmo poderá realizar esta tarefa (o que deixa o processo mais econômico). As placas são facilmente transportadas e encaixadas (sem exigir o uso de ferramentas específicas);
  • Produto Versátil: é possível fazer alterações rápidas, reformando o espaço com facilidade. Ele combina com vários outros revestimentos (como blocos intertravados, piso de cimento, seixos brancos, etc). Se quiser montá-lo em outro imóvel poderá levá-lo;
  • Produto Resistente: as maderias normalmente recebem tratamento e são resistentes ao tempo. É possível inclusive estacionar um carro sobre as placas (veja as especificações da cada produto);
  • Produto Sustentável: por sua facilidade de reuso é considerado ecologicamente correto. Geralmente são fabricados a partir de madeiras de reflorestamento.

 

Onde Utilizar?

 
  • Ambientes Internos: sacadas, jardins de inverno, salões de jogos e churrasqueiras, banheiros e spas, etc. Os decks modulares são especialmente indicados para sacadas, pois já existe um contra piso plano perfeito para sua aplicação. O desnível entre os ambientes interno e externo geralmente permite um bom acabamento visual, nivelando a sacada com os cômodos internos da residência. Para quem mora em apartamento, o acabamento da madeira permite a criação de um local de descanso, confortável e acolhedor. Lembrando que neste caso, ele pode ser facilmente levado pela escada ou elevador e sua instalação pode ser feita por você, evitando os inconvenientes e perturbações que empresas terceirizadas geralmente geram. Também são muito indicados para quem tem um imóvel alugado, pois poderá levar o material quando se mudar;
 

Neste exemplo, o deck modular valoriza a escada, compondo com objetos decorativos e com a textura de tijolos aparentes da parede.

 

  • Ambientes Externos: piscinas, varandas, detalhes de paisagismo / paginação de pisos.
 

Sacadas ganham um acabamento diferenciado com a utilização de decks de madeira.

 

A composição piso + parede com decks modulares de madeira ficou bastante interessante.

 

Exemplo do uso do deck modular no hall de uma residência.

 

Como criar composições?

Os decks modulares de madeira combinam com blocos intertravados, pisos de pedra, porcelanatos, pedrinhas brancas, cascas de pinus, grama, etc.

Outra dica é alternar a sua colocação para obter desenhos no piso. Lembrando que: caso o desenho escolhido inicialmente não lhe pareça atraente, poderá trocá-lo em poucas horas.

 

Exemplo de composição: deck de madeira + seixos brancos.

 

Contrastar a madeira com metais é outra dica: a madeira é um elemento quente, enquanto o metal é frio. Juntos criam uma composição estimulante.

 

Exemplos de paginação de piso com decks modulares 30x30. Imagem: Clique Arquitetura

 

Perguntas e Respostas

Reunimos algumas perguntas importantes para quem pretende escolher os decks modulares como revestimento para o seu piso:

 
  • É fácil de limpar? Sim, a base plástica permite a circulação de ar entre o deck e o piso, permitindo o escoamento da água;
  • É possível fazer recortes? Sim;
  • Sobre quais superfícies pode ser instalado? Sobre qualquer tipo de piso, apenas sendo necessário que seja plano e resistente;
  • O deck modular é escorregadio? Se a textura é a da madeira natural, não é escorregadio. Isso, aliado ao fato de cada deck ser composto por ripas espaçadas, garantem um efeito antiderrapante;
  • Qual a durabilidade do deck modular? Como a base plástica e a madeira são de alta resistência, a vida útil dos decks geralmente é superior a 5 anos (desde que o cliente realize as manutenções indicadas para o produto adquirido).
  • Como faço o acabamento das bordas? É possível cortar o deck modular usando uma serra. Assim o acabamento das áreas que exigem recortes ficará perfeito. Caso não queira recortar, poderá usar pedras brancas ou cascas de pinus, por exemplo, para fazer o acabamento lateral de maneira simples e fácil. * Antes de fazer qualquer recorte, consulte a empresa do produto adquirido e se este é o melhor método.

 

Fontes Consultadas

  • Tommer Decks Modulares - www.tommer.com.br. Acesso em: março 2013
  • Imagens: Tommer Decks Modulares

 

 

+ SAIBA MAIS | Madeiras

 

 

Veja também