Qual a identidade olfativa da sua empresa? Aromas ajudam a fidelizar clientes e funcionários.
Somos afetados pelo aromas que estão dentro dos ambientes. Eles nos causam as mais diferentes reações, que podem ser boas ou más.
Levando-se em conta que esse nosso sentido olfativo interfere em nossas emoções, é muito importante que o nosso local de trabalho possua uma identidade olfativa.
Que tal pensarmos em qual aroma irá destacar ou identificar a nossa marca ou serviço? Ele poderá ser escolhido entre os já existentes no mercado ou elaborado a partir de uma fórmula sob encomenda.
Esse aroma deverá proporcionar bem estar para os funcionários e clientes, criando um ambiente agradável, relaxante e acolhedor. Fará um vínculo com os mesmos, que sempre se lembrarão da marca, serviço ou local, quando sentirem algo igual ou parecido. O aroma, quando bem escolhido, confere um status ao ambiente e poderá ser utilizado também em brindes, campanhas e eventos.
A escolha terá que ser baseada em um consenso; um aroma que seja apreciado pela maioria e que seja adequado para um escritório, loja ou local de trabalho.
Encontramos as essências sintéticas e orgânicas. As orgânicas, chamadas óleos essenciais, que são extraídos diretamente da planta de origem, geralmente, não causam dores de cabeça ou rinites alérgicas.
Existem diversos aromas – florais, amadeirados, cítricos, frutal, agridoces e herbais. Veja abaixo alguns exemplos e suas características:
Quando você olha esta imagem, consegue imagina o cheiro? Quais outras sensações lhe transmite? Pense nisso ;)
Aromas podem provocar sensações de sinestesia, ou seja, uma sensação simultânea de duas sensações, como por exemplo o "bambu" que citamos acima: é um aroma fresco e "verde".
Nosso cérebro pode associar um cheiro a uma cor. E esta característica nos auxilia também na escolha do aroma correto para o comércio. Se sua empresa trabalha com "natureza", sustentabilidade", "produtos ecologicamente corretos", por exemplo, poderá escolher algo que remeta a isso inclusive na impressão olfativa do ambiente. Neste caso, você poderia usar um aroma amadeirado ou verde.
Essências amadeiradas são acolhedoras e quentes. Muitas vezes podem estar relacionadas à sensação de liberdade (pinheiro, floresta, ... natureza livre).
Essências cítricas são refrescantes, leves e joviais.
Essências de ervas são acolhedoras, remetendo ao caseiro, introspectivas.
Mas se sua empresa possui um padrão de cores que usa o vermelho, poderá ser um cheiro mais doce e sensual, como baunilha e jasmim. O laranja poderá ser mais refrescante que o vermelho, mas mais doce do que o verde (como flor de laranjeira).
*Curiosidade: esta sensação de sinestesia está presente apenas em algumas pessoas. Segundo o site "Significados", apenas 1 em 300 possui sinestesia e é uma característica genética hereditária.
Os aromatizantes poderão ser utilizados através de varetas, rechauds, vaporizadores, plugs de tomada e objetos de cerâmica. São inúmeros os modelos, muitos tão bonitos que fazem parte da decoração do ambiente.
De qualquer maneira, devemos destacar que o aroma irá fazer parte da decoração do escritório ou de qualquer outro ambiente, mesmo não sendo visto, compondo com os demais elementos de maneira complementar.
Uma opção para perfumar o ambiente, decorando visualmente, são os pout-pourris.