Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Escritório | Home Office
VOLTAR

Decoração de Escritórios: capriche na escolha do aroma

Qual a identidade olfativa da sua empresa? Aromas ajudam a fidelizar clientes e funcionários.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       29 de Novembro de 2015 - ATUALIZADO EM: 16 de Outubro de 2018   |   VISUALIZAÇÕES 2.951

Aroma: um vínculo olfativo com funcionários e clientes

Somos afetados pelo aromas que estão dentro dos ambientes. Eles nos causam as mais diferentes reações, que podem ser boas ou más.

Levando-se em conta que esse nosso sentido olfativo interfere em nossas emoções, é muito importante que o nosso local de trabalho possua uma identidade olfativa.

Que tal pensarmos em qual aroma irá destacar ou identificar a nossa marca ou serviço? Ele poderá ser escolhido entre os já existentes no mercado ou elaborado a partir de uma fórmula sob encomenda.

 

Como Escolher o Aroma para sua Empresa

Esse aroma deverá proporcionar bem estar para os funcionários e clientes, criando um ambiente agradável, relaxante e acolhedor. Fará um vínculo com os mesmos, que sempre se lembrarão da marca, serviço ou local, quando sentirem algo igual ou parecido. O aroma, quando bem escolhido, confere um status ao ambiente e poderá ser utilizado também em brindes, campanhas e eventos.

A escolha terá que ser baseada em um consenso; um aroma que seja apreciado pela maioria e que seja adequado para um escritório, loja ou local de trabalho.

Encontramos as essências sintéticas e orgânicas. As orgânicas, chamadas óleos essenciais, que são extraídos diretamente da planta de origem, geralmente, não causam dores de cabeça ou rinites alérgicas.

Existem diversos aromas – florais, amadeirados, cítricos, frutal, agridoces e herbais. Veja abaixo alguns exemplos e suas características:

 

 

Quando você olha esta imagem, consegue imagina o cheiro? Quais outras sensações lhe transmite? Pense nisso ;)

 

Aromas podem provocar sensações de sinestesia, ou seja, uma sensação simultânea de duas sensações, como por exemplo o "bambu" que citamos acima: é um aroma fresco e "verde".

Nosso cérebro pode associar um cheiro a uma cor. E esta característica nos auxilia também na escolha do aroma correto para o comércio. Se sua empresa trabalha com "natureza", sustentabilidade", "produtos ecologicamente corretos", por exemplo, poderá escolher algo que remeta a isso inclusive na impressão olfativa do ambiente. Neste caso, você poderia usar um aroma amadeirado ou verde.

 

Essências amadeiradas são acolhedoras e quentes. Muitas vezes podem estar relacionadas à sensação de liberdade (pinheiro, floresta, ... natureza livre).

 

Essências cítricas são refrescantes, leves e joviais.

 

Essências de ervas são acolhedoras, remetendo ao caseiro, introspectivas.

 

Mas se sua empresa possui um padrão de cores que usa o vermelho, poderá ser um cheiro mais doce e sensual, como baunilha e jasmim. O laranja poderá ser mais refrescante que o vermelho, mas mais doce do que o verde (como flor de laranjeira).

*Curiosidade: esta sensação de sinestesia está presente apenas em algumas pessoas. Segundo o site "Significados", apenas 1 em 300 possui sinestesia e é uma característica genética hereditária.

 

Como Usar os Aromatizantes

Os aromatizantes poderão ser utilizados através de varetas, rechauds, vaporizadores, plugs de tomada e objetos de cerâmica. São inúmeros os modelos, muitos tão bonitos que fazem parte da decoração do ambiente.

De qualquer maneira, devemos destacar que o aroma irá fazer parte da decoração do escritório ou de qualquer outro ambiente, mesmo não sendo visto, compondo com os demais elementos de maneira complementar.

 

Uma opção para perfumar o ambiente, decorando visualmente, são os pout-pourris. 

 

Indicações

 

      

 

Fontes Consultadas

 

 

+ SAIBA MAIS | Móveis e Decoração de Escritórios
decoração de escritórioescritórios comerciaisdicas de decoraçãodecoração comercialTAGS:
  RELACIONADOS
Como Escolher Roupeiros de Aço
Como Escolher os Móveis do Escritório
Móveis de Aço
Cadeiras para Escritório: Como Escolher?

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS