Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Quarto
VOLTAR

Decoração do quarto: 7 dicas econômicas para decorar seu quarto

Sabe aquela vontade de mudar a decoração e deixar seu espaço mais aconchegante? Reunimos 7 dicas para transformar seu quarto sem gastar muito.

Por: Sheille de Oliveira       19 de Julho de 2018 - ATUALIZADO EM: 10 de Agosto de 2018   |   VISUALIZAÇÕES 1.334

Sabemos que todos os cômodos de nossa casa são importantes, afinal, cada um desempenha uma função específica em nosso cotidiano. No entanto, sempre damos uma atenção especial para o quarto, afinal, é nosso reduto de descanso.

Sem dúvidas, o quarto é o ambiente da casa onde passamos mais tempo. Além das horas de sono, há quem assiste TV, trabalha, estuda e realiza diversas outras atividades neste único espaço.

Talvez seja por isso que sempre buscamos uma decoração que possa tornar esse ambiente o mais agradável e aconchegante possível.

São muitas as ideias e inspirações que você pode encontrar por aí, no entanto, como conseguir transferir sua personalidade para seu cantinho sem comprometer seu orçamento?

Para te ajudar, separamos algumas dicas incríveis para que você possa caprichar na decoração do quarto sem precisar gastar rios de dinheiro.

Papel e caneta na mão, hein!

 

Dica 1: Produza seus próprios itens decorativos

 

Produza seus próprios itens decorativos.

 

Se tem algo que a Internet ajudou a popularizar foram os tutorias de “Faça Você Mesmo” (ou Do it Yourself em inglês.)

Com uma simples busca no Google é possível encontrar tutorial para tudo que você imaginar. Desde coisas simples como fazer uma trança, até coisas mais complexas, como construir seu próprio robô.

E claro, com os artigos de decoração não seria diferente. Existe uma infinidade de blogs e canais no Youtube focados exclusivamente no compartilhamento de tutoriais para confecção de elementos decorativos.

Só para que tenhamos uma ideia, é possível aprender a fazer móveis, luminárias, prateleiras, caixas organizadoras, quadros e a lista é interminável!

Por isso, explore muito esse tipo de conteúdo, pois com certeza, poderá te ajudar a economizar bastante na hora de decorar seu quarto.

 

Dica 2: Reaproveite itens que você já tem

 

Na decoração do quarto, reaproveite itens que você já tem.

 

Uma maneira muito legal (e sustentável) de economizar na decoração do quarto é reaproveitando móveis e objetos.

Por isso, antes de sair por aí fazendo dívidas no cartão, analise tudo que você já tem em casa e que pode ser reaproveitado. Quem sabe aplicar uma camada de verniz na penteadeira? Ou fazer uma decoupage em sua escrivaninha? Ou quem sabe até transformar aquela caixa de frutas em um lindo nicho?

Muitas vezes apenas um tubinho de tinta e criatividade já são suficientes para fazer com que seu quarto ganhe novos ares!

E se você não tem lá muita criatividade, também pode fazer uso dos tutoriais de “faça você mesmo”, pois estão repletos de ideias e modelos.

Por isso, ao invés de gastar uma nota com aquela linda luminária colorida, que tal buscar na Internet se não há uma maneira de customizar e aproveitar aquela sua velha luminária que está funcionando perfeitamente?

 

Dica 3: Visite os brechós

 

Visite os brechós para decorar seu quarto com muito estilo.

 

Se você já foi a um brechó alguma vez em sua vida sabe a infinidade de coisas que podemos encontrar nesses locais. Há brechós que tem peças espalhadas até mesmo na calçada!

Claro que para escolher uma peça dentre tantos objetos é preciso ativar aquela sua habilidade de garimpagem, no entanto, com um pouquinho de paciência é possível encontrar itens muitos bem conservados e com um preço super atrativo.

Nos brechós você encontrará artigos de vários tamanhos, modelos e épocas e, quem sabe, poderá até encontrar aquela peça chave que estava faltando para deixar o seu quarto do jeito que você sempre quis.

 

Dica 4: Aposte nas Fairy Lights

 

Para decorar seu quarto, aposte nas Fairy Lights.

 

Sabemos que uma boa iluminação pode fazer uma grande diferença numa decoração, interferindo bastante em nossa percepção em relação ao espaço.

No que se refere à decoração do quarto, uma boa iluminação é capaz de nos proporcionar sensação de aconchego e paz, fazendo com que nossa experiência com o ambiente se torne ainda mais agradável.

No entanto, se você não pode investir na instalação de spots e luminárias, talvez consiga obter um bom resultado usando as chamadas Fairy Lights.

As fairy lights (ou luzes de fadas em português) nada mais são do que pequenas luzinhas utilizadas em grupo (como nosso bom e velho pisca-pisca natalino).

Essas luzinhas podem ser posicionadas em torno de prateleiras, em volta da cabeceira da cama e onde mais sua imaginação desejar e, além de serem acessíveis e de fácil instalação, são capazes de dar uma nova cara ao seu quarto, conferindo um ar todo romântico à decoração. Leia também: Abajures para quartos: como escolher

 

Dica 5: Invista em roupas de cama

 

Na decoração de quartos: invista em roupas de cama.

 

Olhe para seu quarto e observe o espaço que sua cama ocupa no ambiente. Bastante, não é mesmo? É por isso que as roupas de cama são muito importantes na decoração, afinal, elas cobrem um móvel de grande impacto visual.

Além disso, um lençol macio ou colcha fofinha podem fazer toda a diferença na qualidade do seu sono e por isso, precisam ser escolhidos com atenção (leia também: Um quarto bom para dormir).

Deste modo, além de observar cores e estampas, é preciso atentar-se também para a qualidade do tecido, lembrando sempre que quanto mais fios ele tiver, maior será a sensação de conforto que ele proporcionará.

É possível encontrar roupas de cama de diversas marcas e preços no mercado, inclusive em grandes lojas de departamentos. Mas, se você tiver alguma habilidade de costura, pode ainda confeccionar suas próprias roupas de cama.

 

Dica 6: Use e abuse das almofadas

 

Use e abuse das almofadas: elas deixarão seu quarto muito mais aconchegante.

 

Sejam espalhadas pelo chão, em cima da cadeira ou organizadas sobre a cama, as almofadas podem ser o toque que faltava para tornar seu quarto mais charmoso e aconchegante.

Além disso, elas são uma alternativa muito prática para quem deseja atualizar a decoração de um ambiente, afinal, são elementos extremamente versáteis. Uma simples troca de capas das almofadas já pode conferir uma personalidade totalmente diferente ao ambiente onde elas se encontram.

Por isso, utilizá-las pode ser uma ótima ideia para quem deseja incrementar a decoração do quarto sem impactar tanto o bolso.

 

Dica 7: Explore novas posições para os objetos

 

 Explore novas posições para os objetos: esta é uma dica preciosa para quem quer economizar na hora de decorar. 

 

Pode parecer óbvio, mas muitas vezes uma simples alteração na posição de um objeto pode fazer com que ele tenha um efeito muito mais interessante na composição do ambiente.

Imagine um espelho que se encontra num local onde reflete apenas uma parede branca. Agora imagine mudar esse espelho para um local onde ele possa refletir uma parede onde se encontra uma estante cheia de livros e outros objetos decorativos.

Muito provavelmente o espaço parecerá maior, devido a sensação de profundidade que o espelho irá conferir ao refletir muitos objetos

Ou seja, uma simples mudança de posição nos móveis e objetos do seu quarto pode fazer com que ele pareça maior e mais funcional, tornando-o muito mais agradável.

Além de dar uma nova cara para a decoração, mudar os móveis de lugar pode ser uma ótima dica para quem deseja renovar a energia do ambiente. E o melhor de tudo: Você não gastará um centavo para isso.

 

Fontes Consultadas

 

 

+ SAIBA MAIS | Tudo sobre Quartos
dicas de decoraçãodecoração de quartocomo decorar quartoTAGS:
  RELACIONADOS
Abajures para Quartos: Como Escolher
Decoração do quarto: 7 dicas econômicas para decorar seu quarto
Quarto Antialérgico
Mármore na decoração do quarto

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS