CLIQUE ARQUITETURA • www.cliquearquitetura.com.br

Decoração Marroquina no Seu Lar

A decoração étnica possui diversas vertentes e todas são incríveis. Uma que chama a atenção principalmente pela sua riqueza de detalhes é a marroquina.

0 Adicionar à minha biblioteca

Por Tibério Construtora Seguir

  • 21/03/2016

+ Salvar em álbum de ideias

Será que é possível ter um pouco dessa pegada em casa sem fazer com que o ambiente vire cenário cinematográfico ou novelístico? Sim! É possível dar um toque étnico-marroquino a decoração. Confira as dicas que preparamos logo abaixo:

 

Os Antepassados da Decoração

Antes de tudo, vamos lembrar um pouco das aulas de história. Apesar de estar localizado no norte da África, o Marrocos demonstra em sua cultura influências diversas. Ao longo de sua história, o território do país foi ocupado muitos anos por bizantinos, árabes e muçulmanos, além das disputas entre Reino Unido, Espanha e França mais recentemente.

O que isso tem a ver com decoração? Todas essas influências se revelam nos costumes, nos tecidos, nos móveis e no estilo das casas marroquinas. Uma grande mistura de estilos, cheio de cores e padrões diferentes, que juntos trazem uma energia especial. Para a sua casa, você pode apostar em apenas alguns detalhes para dar um toque de vida sem pesar o ambiente.

 

Aposte nos mosaicos e nas cores

Os arabescos e mosaicos demonstram a influência oriental – e trazem um charme especial para a sua casa através de azulejos, cortinas e papel de parede.

 

 Imagem: Construção e Design.com

 

As cores vibrantes também são uma marca não só da decoração, mas da própria paisagem urbana do país. As cidades e as casas são super coloridas, cheias de laranja, azul e vermelho, sempre bem exuberante.

tonalidades bem quentes normalmente combinadas com desenhos geométricos (como diamantes, círculos, triângulos e arcos) em toda a casa. Cores brilhantes e vibrantes estão por toda a parte na decoração com estilo marroquino e estão presentes desde nos complexos desenhos dos azulejos, no teto e nas paredes até nos móveis.

 

Imagem: site Cleide Pessanha - Design de Interiores

 

Tapetes, Mantas e Colchas são a Chave

O Marrocos também é conhecido por sua produção têxtil. Tapetes, mantas, colchas, até as capas de almofadas e pufes, são sempre ricos em cores e detalhes.

Toda a roupa de cama, mesa e banho também acompanha os costumes e tradições do Marrocos e normalmente possuem muitos bordados e brocados.

Sedas sofisticadas, lã, veludo e algodão são os materiais utilizados para a confecção destas peças, e como possuem desenhos e cores diferenciadas, fazem uma grande diferença no resultado final.

 

Imagem: i-decoracao.com

 

Os Detahes que Fazem a Diferença

Outros detalhes também trazem para a sua casa o clima do país, como o copo marroquino e as lanternas marroquinas, que podem ser usadas tanto nas áreas externas quanto nas internas.

 

Imagem: 2.bp.blogspot.com

 

A decoração marroquina é ideal para uma sala de estar, um lounge, um espaço para reunir familiares e amigos ou simplesmente para relaxar. As almofadas, as cores, os tecidos, os pufes, os sofás tornam tudo mais aconchegante.

* Esse artigo foi escrito pelo César Fernandes da Tibério Construtora de São Paulo.

 

 

+ SAIBA MAIS | Estilos e Conceitos de Decoração

 

 

Veja também