Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Estilos & Conceitos
VOLTAR

Decoração Parisiense: Sofisticação e Neutralidade

Que tal decorar usando o estilo parisiense? Algumas dicas, muito simples, ajudam a decorar com este estilo.

Por: Tibério Construtora       02 de Junho de 2016 - ATUALIZADO EM: 09 de Julho de 2018   |   VISUALIZAÇÕES 13.992

Embora a decoração parisiense ainda reflita o requinte, ela não é só aplicada em palácios e castelos, com algumas táticas ela pode dar um novo ar a qualquer ambiente. Paris sempre foi um centro de requinte e sofisticação em todos os aspectos: arte, cinema, literatura, e é claro que a decoração das casas acompanhou esse ritmo.

O começo dessa influência foi nas cortes francesas, mais precisamente na época de Luís XV, e tendo como exemplo a própria casa do rei, o Palácio de Versalhes, a decoração parisiense se transformou. Os nobres queriam demonstrar seu poder e elegância, sendo assim, o ambiente deveria transmitir cada vez mais sofisticação.

 

Cores Neutras e Nobres

Para expressar toda essa graciosidade parisiense cores neutras e leves são muito usadas, como o branco, o creme e alguns tons de pastel, sempre aliados à cor dourada, que por sua semelhança com a aparência do ouro, acaba por passar uma imagem de refinamento, e é o aspecto mais importante nesse estilo de decoração.

Os parisienses também usam muito as cores vermelho e preto, conhecidas por serem cores representantes da nobreza na idade média. Hoje essa combinação é mais usada em móveis, que em contraste com o branco dão um toque diferenciado ao ambiente.


Foto: Casaro Móveis

 

Foco nos Detalhes

A decoração parisiense destaca-se pelos detalhes e adornos, além de móveis, vasos e lustres com contornos e entalhes diferenciados, que se não forem, lembram muito obras de arte, sempre com um brilho que atrai olhar do espectador e relembrando o prestígio do ambiente.


Foto: Minha Casa Abril

 

Foto: Velha Bahia

 

Simbolizando esse estilo, temos três objetos que se destacam:

 

  1. Penteadeira Provençal: As penteadeiras são ideais para montar um cantinho com perfumes, joias e adereços de beleza, que podem ser utilizadas diariamente. Esse conjunto dá uma ótima aparência parisiense, visto que os franceses sempre foram os pioneiros na descoberta de produtos de beleza, como perfumes e maquiagens; nada melhor do que um cantinho na sua casa para este tipo de produto.
  2. Aparadores: Já os aparadores funcionam como mesas de apoio com um design propositalmente distorcido, expressando um tom de alinho, sendo muito usado para destacar vasos, candelabros, esculturas e outras peças de adorno.
  3. Lustres: Outro objeto sempre presente nas casas de estilo parisiense são os lustres, também sendo uma forte herança dos tempos da corte francesa, muito usados em castelos antigos. Embora não seja muito prático, sendo até mesmo um elemento excessivo, os lustres de cristal e vidro acabam por criar uma atmosfera diferenciada; a aparência reluzente e luminosa lembra todo o universo da cidade de Paris, mundialmente conhecida como a cidade luz.


Foto: Casa Abril

 

Foto: Tempo de Delicadeza

 

Foto: Casa Abril

 

Foto: Blog da Nini

 

Foto: Construindo Minha Casa Clean

 

Jardins Privativos

Existem alguns apartamentos, conhecidos como Garden, que contam com um jardim privativo. Neste espaço externo também é possível compor uma decoração parisiense. À moda dos bistrôs franceses, este ambiente ao ar livre pode se adequar ao visual com mesinhas tipicamente parisienses , acompanhadas de toldos listrados que são muito presentes em locais desse tipo.

 

Foto: Casa e Jardim

 

Um tom de refinamento é sempre importante e a decoração parisiense usa disso para compor o espaço interno e externo, dando um tom imponente e ao mesmo tempo delicado, afinal de contas, Paris também é assim.

* Esse post foi uma colaboração do Carlos Esteves da Tibério Construtora.

 

 

+ SAIBA MAIS | Tendências de Decoração
casa e decoraçãotendências de decoraçãodecoraçãodecoração de interioresdicas de decoraçãoTAGS:
  RELACIONADOS
Man cave: Ideias para criar ambientes masculinos
Conheça a tendência Hygge
Decoração Parisiense: Sofisticação e Neutralidade
Decoração Floral

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS