Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Arquitetura e Decoração Comercial
VOLTAR

Dicas de Vitrinismo

Vitrines são responsáveis por pelo menos 50% das vendas. Saiba como planejá-las.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       21 de Março de 2015   |   VISUALIZAÇÕES 8.172

Quer vender mais? Invista na sua Vitrine

Mais do que expor produtos, uma vitrine transmite a imagem da empresa. É ela quem chama a atenção de quem passa, criando uma determinada sensação e estimulando os sentidos.

 

Luxo e glamour: esta vitrine encanta. Projeto: Roberto Cavalli. Imagem: ea cenografia

 

Se considerarmos que a vitrine é o 1º contato do cliente com a loja, podemos perceber a importância dela para as vendas (mais de 50% das vendas são feitas através da vitrine – há quem diga que esta porcentagem seja de 70 ou até 80%). Ou seja, não adianta investir em bons produtos, atendimento adequado e um ponto comercial diferenciado, se a vitrine não for planejada.

É preciso encantar o cliente! E isso é feito através da decoração, da disposição dos produtos e até do aroma e do som do ambiente. É um planejamento que envolve conceitos de marketing e de design de interiores.

 

BMW Brand Store em Paris: um belo exemplo de vitrine: moderna e alegre. Imagem:reddot21

 

Vitrinista

Quem detém este conhecimento é o Vitrinista: um profissional qualificado que conhece várias técnicas e possui uma percepção apurada, planejando e organizando a exposição de produtos. Sua formação: Vitrinismo.

O Vitrinista possui uma visão global, que envolve não apenas os aspectos de marketing, mas de projeto / interiores. Este profissional deve conseguir entender o que o proprietário almeja e saber criar um projeto que funcione.

Como são vários os aspectos analisados por um Vitrinista, apresentamos abaixo algumas dicas. Elas irão nortear a organização de uma vitrine e através destas dicas você poderá perceber o mundo, enorme, que existe por trás deste “pequeno projeto”.

 

Para valorizar a concepção desta cadeira, optou-se por expô-la mostrando os detalhes das suas partes. Imagem: Arquivo Contemporâneo

 

Dicas de Vitrinismo

Como são muitos os aspectos a considerar e isso resultaria em uma extensa pesquisa, assim como num artigo enorme (ou melhor, em um curso de Vitrinismo), abordamos aqui algumas dicas simples para orientar a criação de uma boa vitrine:

 

Qual o objetivo?

Determine, claramente, qual o objetivo da sua vitrine: lançamento de um produto, liquidação, fortalecer a marca, transmitir uma determinada sensação (sonho, férias, festa,...). Relacione este objetivo diretamente ao público-alvo da sua campanha (pois um mesmo tema poderá ter variações, de acordo com os diferentes públicos que queremos atingir. Exemplo: “férias” – para uma criança é diversão, brincadeiras. Para um adolescente, pode ser agito + amigos + paqueras. Já para um idoso, pode ser descanso + aproveitar o que há de melhor na vida + luxo).

 

Sonhos e imaginação: esta é uma vitrine para crianças pequenas. Ela agrada especialmente os pais. Imagem: usefashion

 

Vitrine decorada para um público jovem. Imagem: usefashion

 

Qual o orçamento?

Saiba exatamente o quanto pode investir (isso significa que você deve conhecer os valores de: mão-de-obra, como marceneiros, objetos e revestimentos decorativos, itens de iluminação, etc.

* Saiba mais: Dicas e informações técnicas sobre Iluminação

 

Faça um Projeto: Planeje os detalhes da Vitrine

Use a criatividade! Procure diferentes materiais, cores e texturas. Crie cenários, envolva o público. Esteja atualizado: conheça diferentes fornecedores, visite feiras. Valorize conceitos e ideias sustentáveis. Seja um verdadeiro artesão: recicle, invente, procure e guarde ideias, fabrique, seja original.

 

Criativa e interessante. Imagem: Blog da Fal

 

 

Os produtos ganham destaque no centro. Há uma proporção harmoniosa na composição. Imagem:Xênia

 

Diferentes cores = diferentes sensações. Imagem: Xênia

 

 

Saber compor volumes, cores e texturas é essencial para criar visuais equilibrados e marcantes. Imagens: Xênia

 

 

A iluminação desta vitrine é essencial para criar o ambeinte perfeito: perceba como o painel de floresta ganhou vida, destacando as cadeiras em exibição. Imagem: Arquivo Contemporâneo

 

A iluminação confere destaque à cadeira, como um ator que se apresenta. Já o painel do fundo recebe uma iluminação indireta, enquanto o lateral destaca alguma informação importante. Imagem: Arquivo Contemporâneo

 

 

Cursos de Vitrinismo - Aperfeiçoamento Profissional

Como mencionamos acima, descrever todos os itens necessários para criar uma vitrine bonita e funcional resultaria em um artigo muito extenso, que seria um curso sobre o assunto. Por isso, se o seu desejo é adquirir um conhecimento mais profundo, indicamos 2 cursos online de Vitrinismo: um da escola AM Cursos Online (escola fundada em 2010, especialista em arquitetura e decoração, associada ABED – Associação Brasileira de Educação à Distância) e outro do Cursos 24 Horas (empresa fundada em 2002).

Estes cursos são indicados tanto para quem é profissional da área, arquiteto ou designer de interiores, como para quem é lojista, trabalhando no ramo. Também são perfeitos para quem procura aperfeiçoamento profissional e quer um certificado para inserir no currículo.

 

 

Vídeo de apresentação do curso de Vitrinismo e Visual Merchandising, da escola AM Cursos Online. Saiba mais: Vitrinismo e Visual Merchandising

 

 

Fontes Consultadas

 

 

+ SAIBA MAIS | Arquitetura e Decoração Comercial

 

 

decoraçãoambientes comerciaisprojeto comercialprojetos comerciaisdecoração comercialTAGS:
  RELACIONADOS
Dicas de Vitrinismo
Bebedouro Industrial: perfeito para empresas
Adesivo para porta de banheiro comercial
Arquitetura garante agilidade em projetos comerciais

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS