Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Arquitetura e Decoração Comercial
VOLTAR

Dicas para decorar consultórios e clínicas médicas

Se a primeira impressão é a que realmente fica, as instalações de ambientes de atendimento médico devem ser convidativas e transmitir bem estar aos pacientes.

Por: Mão Dupla Comunicação       17 de Janeiro de 2017   |   VISUALIZAÇÕES 2.236

Decoração de clínicas médicas impacta no bem-estar dos pacientes

O ambiente de uma clínica ou consultório médico influencia o comportamento do paciente. Por isso, é ideal que haja uma decoração equilibrada, que gere conforto e a certeza de que ali haverá um atendimento humanizado. Nesse tipo de espaço, deve-se haver predominância de tons neutros, mas isso não significa que a composição não possa ser convidativa e elegante.

Para conseguir que a decoração exerça uma influência positiva sobre o paciente é preciso ficar atento ao perfil do público. Se o local for destinado a atendimentos infantis, claro, vale ousar mais para um efeito lúdico. Mas se o atendimento for dedicado aos idosos, a prioridade são as áreas de circulação para facilitar o deslocamento. Se o público for geral, deve-se propor soluções que geram bem-estar e agreguem elegância.

Dito isto, é hora de pensar em móveis, adornos e revestimentos que irão compor a decoração. "Tons pastéis são bem-vindos! Madeiras, laminados, papéis de parede e pedras são capazes de tornar o ambiente mais receptivo, sem deixar de lado a praticidade. Para os móveis e marcenaria, sugiro linhas simples e sem muita informação. Além de agradar a uma gama maior de usuários, este tipo de mobiliário promove organização", destaca a arquiteta Simone Rocha.

 

Projeto Simone Rocha: O consultório tem elementos lúdicos que quebram com a rigidez do espaço médico e trazem alegria (Foto: Rodrigo Marcandier)

 

As arquitetas Nathália Otoni e Luciana Araújo, da Óbvio Arquitetura, incluem mais itens à lista. "iluminação deve receber atenção especial e precisa ser adequada ao tipo de atendimento. O uso de vegetação traz humanização e leveza ao espaço. Texturas no piso, parede e mobiliário tornam o ambiente mais acolhedor. A ergonomia também é fundamental para gerar conforto e bem-estar", garantem as profissionais.

Para fugir da rigidez, monotonia e frieza, predominantes nos consultório e clínicas, os detalhes fazem toda a diferença. "O uso de esculturas, adornos e elementos de destaque em alguns pontos específicos pode trazer sensação de surpresa e tornar a decoração mais encantadora e menos fria. Outros elementos que podem ser abordados são os tecidos e revestimentos dos móveis. Aqueles de toque macio e agradável são interessantes", explica Simone.

Para encerrar, uma mensagem das profissionais da Óbvio Arquitetura que resume tudo. "Saber atender vai muito além do conhecimento técnico, ele passa pelo cuidado no atendimento, no espaço e nas instalações", apontam Nathália e Luciana.

 

+ SAIBA MAIS | Arquitetura e Decoração Comercial

 

 

decoraçãoambientes comerciaisdicas de decoraçãodecoração comercialTAGS:
  RELACIONADOS
Arquitetura e decoração a serviço dos trabalhadores
Arquitetura para fechar negócios
Dicas de Vitrinismo
Empórios gourmet investem na arquitetura

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS