Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Arquitetura e Decoração Comercial
VOLTAR

Dicas para escolher Mesas para Refeitório

Conheça modelos de mesas para refeitório e dicas para projetar o espaço, com medidas de circulação adequadas.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       29 de Outubro de 2016   |   VISUALIZAÇÕES 2.013

O refeitório é um espaço social importante em uma empresa, especialmente porque proporciona qualidade de vida.

Os funcionários passam a ter à sua disposição um local para esquentar sua comida, realizar pequenas comemorações e conversar informalmente.

Um dos itens mais importantes de um refeitório são as mesas, as quais devem proporcionar conforto, segurança e acomodar o número adequado de pessoas.

As mesas para refeitório foram planejadas para acomodar usuários lado-a-lado, otimizando o espaço. Alguns modelos possuem bancos fixos, enquanto que outros são escamoteáveis, para facilitar a limpeza e ampliar a circulação.

Mesas para refeitório são indicadas para: copas de empresas, lanchonetes, escolas, hospitais e até mesmo para canteiros de obras.

A NR 18 (condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção), por exemplo, especifica que o local de refeições dos funcionários deve ser separado por paredes, coberto e com superfícies laváveis. Deve garantir o atendimento a todos os trabalhadores no horário do expediente, ser adequadamente iluminado e ventilado e possuir mesas com superfícies lisas e laváveis.

Veja abaixo os principais modelos de mesas para refeitórios e ao final medidas e circulações necessárias.

 

Principais tipos de Mesas para Refeitório e suas características

As mesas de refeitório geralmente possuem 4, 6 ou 8 lugares, sendo do tipo fixa, escamoteável (é possível dobrá-las) ou com encosto / giratória.

Antigamente era comum encontrarmos mesas feitas de aglomerado com revestimento melamínico. A substituição do aglomerado pelo MDF proporcionou maior qualidade e durabilidade para o produto.

Estes são alguns exemplos vendidos pela Soline Móveis:

 

 Mesa para Refeitório do tipo fixa com 4 lugares, confeccionada em MDF 18mm com revestimento melamínico. Onde encontrar: Mesa de refeitório 4 lugares – Soline Móveis

 

Mesa para refeitório com 6 lugares fixos.

 

Existem diferentes cores à escolha. Onde encontrar: Mesa para refeitório 6 lugares – Soline Móveis

 

O tom amadeirado gera a sensação de conforto. Mesa para refeitório 8 lugares fixos – Soline Móveis.

 

A grande vantagem desta mesa é o seu tamanho reduzido (120x75cm), e o fato de seus bancos serem dobráveis. Mesa para refeitório com 4 lugares escamoteáveis – Soline Móveis

 

Também é possível encontrar modelos maiores, como este com 6 lugares. Mesa para refeitório com 6 lugares escamoteáveis – Soline Mòveis

 

Já esta mesa mede 240x75cm, acomodando 8 pessoas. Mesa para refeitório com 8 lugares – Soline Móveis.

 

Mesa com 4 lugares, com encosto e cadeiras giratórias. Onde encontrar: Mesa para refeitório com 4 lugares e cadeiras giratórias – Soline Móveis

 

Modelo semelhante ao anterior, com 8 lugares. Mesa para refeitório com 8 lugares e cadeiras giratórias com encosto – Soline Móveis.

 

Medidas e circulações para um refeitório

A altura de um tampo de mesa geralmente é de 75cm. Já suas medidas de comprimento e largura variam.

A largura mínima indicada para uma mesa que acomode duas pessoas sentadas frente a frente é de 75cm. Por que? Considere que uma bandeja meça 48x33cm. Duas bandejas, frente a frente, possuem 66cm, restando 9 centímetros que podem ser distribuídos conforme o desenho abaixo (3cm entre as bandejas e 3 cm de cada borda).

o comprimento, dependerá do número de lugares. Considere que o espaço mínimo para cada pessoa é de 60cm. Então uma mesa de 120cm acomoda, de maneira “justa”, 2 pessoas.

 

 

Este desenho exemplifica algumas medidas mínimas que podemos considerar na hora de distribuir as mesas do refeitório: 60cm é uma medida confortável para passar uma pessoa. Mas se for um corredor, onde existem pessoas sentadas, considere no mínimo 90cm. Imagem: Clique Arquitetura

 

 

+ SAIBA MAIS | Arquitetura e Decoração Comercial

 

 

 

 

 

móveis e decoraçõesmóveis comerciaisambientes comerciaisprojeto comercialprojetos comerciaisdecoração comercialTAGS:
  RELACIONADOS
Dicas para decorar consultórios e clínicas médicas
Dicas para escolher Mesas para Refeitório
Arquitetura e decoração a serviço dos trabalhadores
Bebedouro Industrial: perfeito para empresas

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS