Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Arquitetura e Decoração Comercial
VOLTAR

Dicas para escolher Mesas para Refeitório

Confira as dicas e conheça os modelos de mesas para refeitório!

Por: Soline Móveis       21 de Outubro de 2018   |   VISUALIZAÇÕES 258

Patrocinado por: Soline Móveis
 
O refeitório é um espaço social importante em uma empresa, pois é nele que os colaboradores podem esquentar sua comida, realizar pequenas comemorações e conversar informalmente.
Os itens mais importantes de um refeitório são as mesas e as cadeiras, as quais devem proporcionar conforto, segurança e acomodar o número adequado de pessoas.
Os refeitórios foram planejados para acomodar os usuários de forma que o espaço seja bem utilizado e para que nele caibam várias pessoas ao mesmo tempo. Para auxiliar nesta otimização, a escolha da mesa ideal é importante.
Alguns modelos de mesas para refeitório já possuem bancos fixos, enquanto que outros são escamoteáveis, para facilitar a limpeza e ampliar a circulação. Existem também alguns modelos de mesas que possuem as cadeiras ou os bancos soltos.
 
Imagem: archdaily.com
 
As mesas para refeitório podem ser empregadas em diversos estilos e atendem aos mais variados perfis de empresas. Elas geralmente são indicadas para: lanchonetes, escolas, hospitais, copas de empresas e até mesmo para canteiros de obras.
A norma técnica que estabelece regras para as condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção (a NR 18), por exemplo, especifica que o local de refeições dos funcionários deve ser separado por paredes, coberto e com superfícies laváveis. Além disso, deve garantir o atendimento a todos os trabalhadores no horário do expediente, ser adequadamente iluminado e ventilado e possuir mesas com superfícies lisas e laváveis.
Veja abaixo os principais modelos de mesas para refeitórios e também as medidas e circulações necessárias.
 

Principais tipos de Mesas para Refeitório e suas características

As mesas para refeitório geralmente possuem capacidade de acomodação variável, isso quer dizer que, podem conter 4, 6 ou 8 lugares. São encontradas no tipo fixa, escamoteável (é possível dobrá-las), com encosto, giratória e até possuir bancos ou cadeiras avulsas.
 
 
 
Saiba mais e adquira as Mesas para Refeitório - Soline Móveis

Medidas e circulações para um refeitório

A altura de um tampo de mesa geralmente é de 75cm. Já suas medidas de comprimento e largura variam.
A largura mínima indicada para uma mesa que acomode duas pessoas sentadas frente a frente é de 75cm. Por que? Considere que uma bandeja meça 48x33cm. Duas bandejas, frente a frente, possuem 66cm, restando 9 centímetros que podem ser distribuídos conforme o desenho abaixo (3cm entre as bandejas e 3 cm de cada borda).
Já o comprimento, dependerá do número de lugares. Considere que o espaço mínimo para cada pessoa é de 60cm. Então uma mesa de 120cm acomoda, de maneira “justa”, 2 pessoas.
 
Este dcroqui exemplifica algumas medidas mínimas que podemos considerar na hora de distribuir as mesas do refeitório: 60cm é uma medida confortável para passar uma pessoa. Mas se for um corredor, onde existem pessoas sentadas, considere no mínimo 90cm. Imagem: Clique Arquitetura
 

Refeitórios diferenciados*

Ainda que sejam lugares para uma finalidade específica, os refeitórios, podem mesmo assim ser lugares que tenham ambientes diferenciados com cores e móveis que ofereçam uma sensação maior de descontração e bem-estar.
A seguir estão alguns bons exemplos de espaços que foram pensados de maneira criativa e ideias bem aproveitadas na variação de mesas e cadeiras.
 
Imagem: spoon-tamago.com
 
Imagem: officesnapshots.com
 
Imagem: hrcg.com
 
Imagem: officesnapshots.com
 
Se você gostou das cadeiras apresentadas nestas fotos, visite o site da Soline Móveis e veja mais opções de modelos: Clássicos do Design
 
 
+ SAIBA MAIS | Arquitetura e Decoração Comercial
móveis comerciaisdecoração comercialinteriores comerciaisTAGS:
  RELACIONADOS
Arquitetura e decoração a serviço dos trabalhadores
Arquitetura para fechar negócios
Empórios gourmet investem na arquitetura
Dicas de Vitrinismo

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS