CLIQUE ARQUITETURA • www.cliquearquitetura.com.br
Artigos

Efeitos de Iluminação

Conheça diferentes efeitos de iluminação e saiba como dar destaque a pontos de interesse.

Por Arquiteta Nadine Voitille Seguir

0 Gostar

Categoria: Interiores | Decoração: Iluminação

+ Salvar em álbum de ideias

Efeitos de Iluminação

A iluminação interfere diretamente na maneira como vemos e sentimos o espaço. Cores e texturas devem ser pensadas junto com a luz e seus efeitos.

Através da luminotécnica é possível ampliar ou reduzir a sensação de tamanho de um cômodo, valorizar produtos em uma loja, gerar a sensação de conforto ou até mesmo direcionar circulações.

Confira abaixo alguns efeitos de iluminação:

 

Luz Direta

É uma luz suave que não incide de um foco direcionado em particular. Para criar este efeito de iluminação deve-se utilizar materiais e cores de boa reflexão para tornar a luz mais abrangente, menos ofuscante e tornar as sombras mais suaves (é a luz produzida, por exemplo, por uma persiana ou cortina semitransparente).

 

   

Luz difusa. Fonte: Portal Clique Arquitetura | Luz difusa por meio de cortinas. Fonte: Richard Powers

 

Luz Indireta

A luz é jogada em um plano e este a reflete para o ambiente de maneira indireta e sem ofuscamento. Este efeito é conseguido através de luminárias opacas e sancas de gesso (semelhante à luz difusa, mas é mais suave).

 

Iluminação indireta de luz fluorescente atrás de sanca de gesso. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 

  

Iluminação indireta, por lâmpadas fluorescentes, atrás do espelho. Fonte: Arq. Renata Basques. | Iluminação indireta na sanca de gesso e no móvel. Fonte: Clickken

 

Exemplos de Luminárias que produzem este efeito:

           

Arandela em vidro para parede, luminária de piso, arandela de parede e abajur. Visite: Luminárias e Abajures - Mobly. Outros modelos e preços de arandelas? Visite: Arandelas - Buscapé.

 

Luz Dirigida

O foco de luz incide predominantemente em uma determinada direção, sobre uma mesa de trabalho, um quadro, ou objeto qualquer. Para obter este efeito utilizam-se refletores ou lâmpadas refletoras para dirigir o foco de luz. Utilizando esta técnica, em projetos luminotécnicos criteriosos, os possíveis inconvenientes como ofuscamento, sombras marcadas e diferenças significantes de níveis de iluminância, podem ser eliminados. 

 

  

Iluminação dirigida de pendente sobre mesa de atendimente. Fonte: Portal Clique Arquitetura. | Luz de pendentes sobre bancada da cozinha. Fonte: Arq. Mayra Lopes

 

Exemplos de Luminárias que produzem este efeito:

                  

Pendente em metal, spot em metal e pendente branco. Onde encontrar? Vários modelos e preços de pendentes: Pendentes - Buscapé

 

Wall Washing

Também chamado de “banho de luz” em paredes, este efeito é obtido através da fixação de spots direcionáveis ou embutidos no teto e/ou de luminárias de piso embutidas, que focalizam uma extensão de parede. O efeito wall washing permite valorizar detalhes arquitetônicos, destacando volumes, cores e texturas.

 

Lâmpadas “lavam” a parede com a luz: efeito wall washing. Fonte: Arq. Renata Basques. Quer conhecer outros ambientes? Visite: Iluminação | Basques

 

Exemplos de Luminárias que produzem este efeito:

        

Spot redondo em metal. | Spot branco direcionável. Encontre estes e outros modelos: Buscapé

 

Downlight

Este princípio busca ocultar a fonte luminosa evitando o ofuscamento das pessoas focalizando a luz e aumentando o rendimento luminoso. As luminárias são específicas de embutir no forro e possuem diversos formatos. Através de várias luminárias é possível compor um ambiente diferenciado e único.

 

Luz é dirigida para baixo. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 

Exemplos de Downlight com dicróicas à esquerda e com spot direcionável à direita. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 

Up Light

É o efeito criado ao se de iluminar elementos verticais como árvores e arbustos, estátuas e colunas de prédios. Quanto mais próximo estiver o projetor mais luz rasante se obterá.


 

Exemplo de efeito uplight iluminando árvore. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 

Exemplo de efeito uplight em quarto: luz suave e aconchegante. Fonte: Arq. Renata Basques

 

* Quer ver fotos de ambientes iluminados? Visite: Decoração > Iluminação

 

Saiba Mais

Você também poderá buscar mais informações através de cursos e livros sobre o assunto:

 
  • Livro: Iluminação: Simplificando o Projeto - um livro colorido com dicas, macetes, orientações e muitas informações de como fazer um bom projeto de iluminação;
  • Livro: Luz, Lâmpadas e Iluminação - dicas e esclarecimentos para quem (profissional ou amador) que fazer um bom projeto de ilumnação ou simplesmente iluminar bem sua residência;
  • Livro: Iluminação Elétrica - princípios gerais da luz, grandezas e unidades utilizadas na iluminação, noções de fotometria, iluminação de interiores e outros assuntos.

 

Onde Comprar? Iluminação: Simplificando o Projeto | Iluminação Elétrica | Luz, Lâmpadas e Iluminação - Buscapé

 

 

+ SAIBA MAIS | Iluminação

 

 

Veja também

  • Iluminação

    Sample 195x120

    Conforto Visual: Iluminação

    Como a iluminação pode interferir no conforto visual? Saiba como o uso de lâmpadas, luminárias e cores adequadas valorizam o ambiente.

  • Iluminação

    Sample 195x120

    Lâmpadas Fluorescentes

    Eficientes e econômicas: as lâmpadas fluorescentes possuem grande aplicação na decoração de residências e comércios.

  • Iluminação

    Sample 195x120

    Luzes Sagradas

    Efeitos de iluminação e eficiência energética são essenciais para espaços religiosos. Pedro Polo, da Lutron Electronics Brasil, traz dicas preciosas sobre o assunto.

Artigos mais lidos

Artigos mais comentados