CLIQUE ARQUITETURA • www.cliquearquitetura.com.br
Artigos

Elementos Vazados

Permitem a passagem de luz e ventilação, além de acrescentar ótimos efeitos e estilo aos projetos.

Por Arquiteta Nadine Voitille Seguir

0 Gostar

Categoria: Materiais e Acabamentos: Decoração

+ Salvar em álbum de ideias

Elementos Vazados

O elemento vazado renasce através de arquitetos e designers de interiores que procuram inovar e acrescentar estilo em seus projetos.

Eles são utilizados para separar e decorar ambientes de uma forma moderna e descontraída.

 

Solução para proteger a cozinha e a sala da grande incidência de sol. Projeto: SFOLS. Mais fotos: Residência 20th Street | SFOLS

 

Onde usar

Como eles permitem a passagem da luz, criando ótimos efeitos e favorecem a ventilação, poderão ser usados em residências, escritórios, lojas, restaurantes, jardins, muros e fachadas permitindo uma composição de divisória funcional e elemento decorativo ao mesmo tempo.

 

A iluminação natural cria belos efeitos e a artificial valoriza pontos específico. Projeto: Studio MK27. Mais fotos: Casa Paraty | MK27

 

A decoração é marcada por tons fortes, objetos de design (como o elemento vazado) e espelhos. Projeto: Arq. Andrea Calábria. Mais fotos: Apartamento Decorado | Calábria

 

O "Apartamento da Vovó" tem decoração marcada por pontos de cor intensa e elementos vazados. Projeto: Cecília Malcher, para a Mostra Morar Mais Brasília 2012. Imagem: UOL Mulher Casa e Decoração

 

Modelos

Existe uma grande variedade de modelos de elementos vazados. Por isso, citamos aqui os mais conhecidos e utilizados:

 

  • Cobogós

De origem nordestina, é um elemento vazado genuinamente brasileiro, criado na década de 20 por três engenheiros que patentearam o nome com as iniciais de seus sobrenomes (Coimbra, Boeckmann e is). Eles se inspiraram nos muxarabis, que são treliças de madeira muito usadas na arquitetura moura, presente no início da colonização pernambucana.

Os cobogós fecham ambientes, de uma forma estética e decorativa, mantendo a circulação de ar, a privacidade do interior e filtram parte da luz solar.

Existem à venda desenhos e tamanhos muito variados, como quadriculados, arredondados, ovalados ou feitos sob encomenda.  Como há muitos tamanhos e perfurações, é possível utilizá-los tanto para criar uma parede inteira, como para fechar apenas um pequeno espaço ou ainda simplesmente como divisória. Seu custo é baixo, sua durabilidade é grande e sua instalação é relativamente simples.

As cores também são variadas: preto, vermelho, verde, amarelo, branco e tantas outras mais.

Na época em que foi criado, era feito em cimento, de uma forma simples e rústica. Atualmente, com a tecnologia existente, as peças podem ser produzidas com maior precisão e beleza em diversos materiais: existem cobogós de cerâmica, vidro, limestrone, resinas, madeira, gesso, mármore e até em alumínio e aço inoxidável. Como exemplo, temos o Cobogó Haaz, que foi projetado em mármore pelo arquiteto Márcio Kogan para uma exposição comemorativa na galeria de design contemporâneo Haaz, na Turquia.

 

O efeito criado pelo cobogó é estimulante e confortável. Imagens: Studio MK27. Veja mais fotos: Casa Cobogó | MK27

 

  • Elementos vazados de Madeira

Poderão substituir uma parede, dividindo o ambiente de uma forma simples e leve. Este recurso decorativo é muito utilizado em ambientes pequenos.

Além dos cobogós, se o espaço for maior, um painel de madeira, com uma estrutura mais grossa poderá ser utilizada, fazendo o papel da parede, inclusive com a adição de spots de luz, que irão realçar a madeira utilizada, deixando o ambiente mais iluminado e acolhedor.

De acordo com o ambiente, a madeira poderá ser utilizada na cor natural ou laqueada, combinando com o restante da decoração. A sua função principal é deixar a luz entrar, criando um detalhe decorativo interessante que chama a atenção de todos.

 

Os ambientes são iluminados e transmitem uma sensação de leveza e bem estar. Projeto: PvnhPnk. Mais fotos: Casa em Las Tablas | PvnhPnk

 

O loft é marcado pela harmonia de tons, volumes e elementos em destaque. O elemento vazado contribui para a intimidade da área do 'quarto'. Projeto: Angela Russi. Foto: Edison Garcia. Mais fotos: Loft 2013 | Artefacto

 

  • Muxarabis

É um fechamento em forma de treliça, geralmente em madeira. Os árabes criaram este recurso para fechar parcialmente os ambientes de modo que, quem está dentro, possa ter uma visão total do lado externo, porém o mesmo não acontece do outro lado, mantendo assim, a privacidade. Por sua beleza, foram aproveitados e adaptados ao nosso clima tropical, com novas ideias, conservando sua função principal de permitir a ventilação, a iluminação e a privacidade, juntamente com os lindos efeitos visuais que fornecem.

 

Privacidade e beleza no uso dos muxarabis. Imagem: Ecelan - Wikipedia

 

O efeito criado é estimulante e confortável. Projeto: Studio MK27. Mais fotos: Casa Cobogó | MK27

 

Os muxarabis permitem a passagem do sol e preservam a intimidade do ambiente. Imagem: Lazy Gal Quilting

 

 

+ SAIBA MAIS | Materiais e Acabamentos de Decoração

 

 

Veja também

Artigos mais lidos

Artigos mais comentados