Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Arquitetura e Turismo
VOLTAR

Embu das Artes

Como não se encantar com essa cidadezinha que transpira arte por todos os lados?

Por: Cris Hoffmann       11 de Abril de 2015   |   VISUALIZAÇÕES 12.026

Embu das Artes

Como não se encantar com essa cidadezinha que transpira arte por todos os lados? Embu das Artes é um município do Estado de São Paulo, localizado a cerca de 30 minutos da capital. Chega-se facilmente pela Rodovia Régis Bittencourt (BR-116). Mas não se confunda! Embu das Artes é Embu das Artes, não é Embu-Guaçu, nem Embu-Mirim, certo?

Aliás, uma curiosidade a respeito do nome do município: de acordo com a Veja SP, “em maio de 2011, 117.409 eleitores foram às urnas em Embu para decidir se a cidade adotaria o sobrenome “das Artes”, como já era conhecida informalmente. A mudança foi aprovada por 66,5% dos moradores e depois ratificada pela Assembleia Legislativa. Foi apenas a oficialização da alcunha que há anos já homenageava a principal vocação do município da Região Metropolitana.”

 

Olha Embu das Artes aqui, gente! Imagem: Google Maps

 

Como o próprio nome sugere, um dos pontos fortes desta cidade é a vocação para a arte e o artesanato. Uma tradicional feira de artesanato ocupa as ruas do Centro Histórico desde 1969, onde artistas e artesãos expõem e vendem os mais variados tipos produtos. Cestaria, tapetes, quadros, móveis, luminárias, antiguidades diversas, porcelanas, mosaicos e até temperos fazem a alegria dos turistas que visitam esta feira. A feira funciona aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h.

 

A tradicional feira de artesanato e a Feira Verde. Fotos: Cris Hoffmann

 

Um atrativo a mais em Embu das Artes são as vielas, pequenas e estreitas ligações entre ruas, por onde passam somente pedestres (e ciclistas, e cachorros). Floridas e coloridas, são lindas passagens onde encontramos surpresas deliciosas, como cafés e bistrozinhos charmosos ou finas lojas de mobiliário contemporâneo.

 

O charme das vielas de Embu das Artes. Fotos: Cris Hoffmann

 

Aliás, esse é outro mimo inesperado de Embu das Artes para os visitantes: você pensa que vai encontrar somente artesanato, porém existem várias lojas de móveis e objetos de decoração ultra modernos e também antiquários riquíssimos, com peças lindas de viver!

 

O antigo e o novo encontram seu espaço em Embu das Artes. Fotos: Cris Hoffmann

 

E galerias de arte? Só eu devo ter entrado umas quatro, e olha que era domingo! Pinturas, gravuras, esculturas e outras belas obras para agradar a todos os gostos. Artistas novos e já consagrados se misturam num acervo belíssimo e de qualidade.

 

Essa bela escultura está exposta na Galeria Fenix e deve medir cerca de 1,60m de altura. Fotos: Cris Hoffmann

 

Fica a dica: quando for visitar Embu das Artes, não se acanhe. Abra bem seus olhos para não perder nenhum detalhe. Fique atento às pequenas belezas escondidas pelo caminho, pois são muitas. E, vendo uma portinha aberta, vá entrando. Você pode se surpreender! ;-)

 

Fontes Consultadas

 

 

+ SAIBA MAIS | Arquitetura e Turismo Brasil

 

 

arquitetura e turismoarquiteturaTAGS:
  RELACIONADOS
Embu das Artes
Uma pincelada de Ouro Preto e Mariana
Zoo de Luján - Argentina
Templo Zu Lai - Cotia SP

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS