Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Notícias & Novidades
VOLTAR

Espaço formidável planejado para idosos

Hogeweyk, na Holanda, é um espaço incrível e foi projetado para atender especialmente a idosos que sofrem de demência.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       20 de Junho de 2016   |   VISUALIZAÇÕES 2.394

Como arquiteta, há muito tempo imaginava que nas cidades deveria existir um espaço devidamente projetado para cuidar de idosos que necessitam de cuidados e foi nesta semana que descobri um belo exemplo.

Hogeweyk fica na Holanda e funciona como uma vila. Foi projetada especialmente para idosos com demência, como com Alzheimer. A “vila” atende a até 152 idosos.

 

 

Hogeweyk não se assemelha, em nada, aos tradicionais asilos. Ela é praticamente uma vila. Imagem: Hogeweyk

 

O que mais chama a atenção é o fato dos idosos viverem em casas diferenciadas por estilos de vida, permitindo que eles continuem a executar suas tarefas diárias, mas agora com o auxílio e/ou supervisão de vários profissionais. Esta rotina estimula a autonomia dos moradores.

Eles contam com vizinhos, uma vida social ativa, ruas, praças, etc. e podem sair de suas casas para ir ao mercado, ao teatro, etc (tudo isso dentro do complexo).

O resultado disso? Estas pessoas consomem menos remédios e possuem uma qualidade de vida muito superior à dos idosos que vivem em clínicas convencionais.

 

Os idosos participam das atividades diárias, como faziam antigamente. Imagem: Anita Edridge.

 

Como são as casas dos idosos

As residências podem ser de 7 tipos diferentes: “urbana”, “artesão”, “da Indonésia”, “caseira”, “goois” (um estilo de vida clássico e de alto nível) e cristã.

O que muda? As casas possuem diferentes layouts e decoração. Além disso, a rotina, organizada pela equipe profissional, atende ao estilo do morador.

 

Residência estilo "artesã": é dedicada àqueles que gostam da sua profissão. É uma casa tradicional e sólida. Os moradores ajudam na cozinha e toda semana é servida uma torta de maçã. Imagem: Hogeweyk

 

Residência estilo "cristã": neste modelo a religião é o ponto central. Seus moradores visitam a igreja e fazem refeições simples. Imagem: Hogeweyk

 

Como funciona o comércio local

Outra curiosidade muito interessante: os atendentes do “comércio local” são pessoas preparadas para lidar com os idosos. E como funciona o comércio? É cobrada uma mensalidade para que o idoso more neste local e tudo o que é ofertado está dentro deste valor.

 

Os idosos tem a liberdade de sair de suas casas, fazer compras e passear (tudo isso dentro da "vila"). Imagem: Hogeweyk

 

Que este projeto sirva de inspiração

Imagino que o valor pago seja alto, mas não deixa de ser uma ótima ideia.

Podemos usá-la para inspirar a criação de novos espaços como este, principalmente quando consideramos que a população está cada vez mais velha e que mais pessoas precisam de um local com o suporte necessário para suas necessidades.

Pensar e planejar o espaço físico para proporcionar conforto e segurança é estremamente necessário. Estas são algumas dicas e informações:

 

 

Fontes Consultadas e das Imagens

 

 

+ SAIBA MAIS | Notícias e Novidades

 

 

casa adaptada para idososarquitetura e bem-estararquiteturaTAGS:
  RELACIONADOS
Adeus aos medos de contratar um arquiteto
Santos Arquidecor - Casa Natal
spoga+gafa apresenta Green Villages e projetos ecológicos para São Paulo, Tóquio e Paris
Mostra Casa Chapecó está de portas abertas

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS