Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Dicas & Curiosidades
VOLTAR

Espaço Gourmet: um convite ao lazer

Confira dicas de profissionais para planejar um belo espaço de lazer e descanso: um espaço gourmet.

Por: Mão Dupla Comunicação       06 de Março de 2012   |   VISUALIZAÇÕES 9.070

Um Convite ao Lazer

O espaço gourmet é sinônimo de diversão e descanso. A convivência nesse ambiente tem sempre destaque na memória das pessoas e nos álbuns de fotos. Por essas e outras, esse cantinho merece um cuidado especial, de modo que a decoração, além de beleza, traga conforto para os usuários

 

As férias são um convite, e tanto, ao relaxamento e a momentos únicos junto à família e aos amigos. O espaço gourmet é propício para essas reuniões. Mas, para que tudo saia conforme o planejado, esse ambiente precisa ser convidativo e confortável. A decoração é uma forte aliada para que as confraternizações no espaço gourmet sejam mais agradáveis e divertidas.

Para a designer de interiores Iara Santos, esse espaço deve ter ambientação leve, porém sofisticada: “Um toque de rusticidade cai bem. Por isso, é indicado o uso de madeiras nos móveis para trazer aconchego. Almofadas com cores alegres e adornos dão um toque especial”. Iara lembra ainda que “se o ambiente for aberto, o mobiliário de fibra sintética é o mais indicado, pois pode receber chuva e sol sem problemas. Caso o espaço seja coberto, móveis em madeira e vidro, com fibras naturais, são boa pedida”. 

Segundo as arquitetas da Faleiro Guerra Arquitetura, Patrícia Guerra e Roziane Faleiro, o espaço gourmet precisa ser muito aconchegante. “Materiais práticos e funcionais são recomendados para que haja flexibilidade e conforto”, afirmam. Elas ressaltam a importância do layout nesse ambiente: “Ele define os espaços, de forma que as pessoas possam se organizar em momentos diversos: reunidos em torno de uma mesa, em uma bancada de preparo acompanhando os trabalhos daquele que irá comandar a churrasqueira ou nas poltronas em momentos de conversação”.

 

O espaço gourmet projetado pelo escritório Faleiro Guerra Arquitetura ocupa um espaço que permite a flexibilidade do layout, atendendo a diferentes situações. Foto: Gustavo Xavier

 

Iara Santos acrescenta outras dicas: “Aconselho o uso de geladeira ou freezer embutido no espaço gourmet para um ambiente funcional, e decoração limpa e sofisticada. Uma bancada com cuba e a churrasqueira são indispensáveis. Outro ponto importante é a iluminação do local. O projeto luminotécnico deve ser pensado com cuidado e oferecer o máximo de conforto. Por último, o som e a TV, é claro, não podem faltar”.

Já as profissionais da Faleiro Guerra chamam a atenção para outro item que faz toda a diferença. Se a vista da varanda gourmet é um charme a mais, imagine então a execução do paisagismo nesse espaço. “O paisagismo numa varanda reduzida pode surpreender. Pode-se utilizar uma parede verde, por exemplo, ou uma composição de vasos em alturas e espécies diversas”, ensinam. E reforçam: “é necessário desenvolver um projeto de forma a dimensionar adequadamente o espaço, permitindo os fluxos necessários e ambientações confortáveis”.

Depois de tanto falar sobre o que é mais indicado no espaço gourmet, Iara finaliza com algumas dicas, desta vez sobre o que deve ser evitado: “Não se deve exagerar no uso de revestimentos e cores. Tudo deve estar em equilíbrio, independente do tipo de decoração”.

 

 

+ SAIBA MAIS | Dicas e Curiosidades de Decoração

 

 

casa e decoraçãodecoraçãodecorar casaTAGS:
  RELACIONADOS
O bebê cresceu. E agora?
Beleza rústica
Nichos coloridos em alta no décor
Letreiros de Néon na Decoração

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS