Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Escritório | Home Office
VOLTAR

Estações de Trabalho
Conheça esta alternativa para a otimização de espaço e organização do seu escritório.
Por: Soline Móveis       13 de Setembro de 2014 - ATUALIZADO EM: 24 de Novembro de 2018   |   VISUALIZAÇÕES 26.549

Patrocinado por: Soline Móveis
 
A constante evolução tecnológica, a preocupação com a ergonomia e a sustentabilidade, fizeram com que a arquitetura corporativa desenvolvesse móveis que atendessem a esses requisitos, projetando-os para que viessem a ocupar racionalmente os espaços de grandes, médias ou pequenas empresas, com conforto e beleza.
Exemplo de móveis que atendem às demandas dos espaços corporativos contemporâneos são as estações de trabalho. Elas permitem planejar e organizar o ambiente, oferecendo funcionalidade em seus componentes o que possibilita aumento da produtividade, diminuição dos custos, por meio de uma maior interação entre os funcionários, sem perder a praticidade e o conforto dos móveis individuais.
 

Onde utilizar

Na maioria das vezes, são utilizadas em setores administrativos das empresas e por prestadoras de serviços dos mais diversos setores, no intuito de otimizar os espaços, usando-as, inclusive, para subdividir os ambientes. As estações de trabalho são criadas através de itens modulares, podendo ser utilizadas em vários setores de uma empresa.
Encontramos também as estações de trabalho em: Centrais de Atendimento, espaços de Telemarketing, Lan house, Call Center e Bibliotecas.
A necessidade irá determinar a montagem das estações, seja criando espaços isolados, seja montando locais para trabalhos em equipe. A sua versatilidade proporciona um grande número de possibilidades de organização criando soluções práticas e designs interativos.
No entanto, o tipo de negócio e o mercado que a empresa atua podem ter um grande peso na definição do layout das estações de trabalho e, para isso, é importante a ajuda de um arquiteto ou especialista em mobiliário corporativo para que o mesmo possa fornecer uma orientação correta da inserção das mesmas.
 
 

Como escolher

A escolha da estação de trabalho ideal dependerá do ramo da empresa e, para escolher o modelo, deverá ser pensado quais as necessidades a estação deverá suprir,  as funções que deverá cumprir, o espaço que vai ocupar e se o objetivo da empresa, juntamente com a decoração, está sendo bem representada.
Analise como funciona o fluxo de trabalho e o espaço necessário para a execução das atividades: é necessário um computador? Se sim, será um desktop ou um notebook? Haverá um local para telefone e impressora? Um local para anotações e apoio de materiais diversos?
Os móveis devem ser práticos, funcionais, ergonômicos e, além disso, possuir um design bonito e moderno. Deverão proporcionar conforto e serem adequados ao atendimento dos clientes, dando a sensação de agilidade e organização.
 

Interação entre os funcionários e com o ambiente

Quando se opta por um mobiliário com poucas divisórias, entende-se que a empresa está querendo investir num ambiente mais colaborativo e interativo. Quando as estações recebem divisões, como as baias e biombos, elas irão proporcionar mais concentração e privacidade para quem as ocupa, minimizando também os ruídos do ambiente.
 
 Estações de trabalho. 
 
Estações de trabalho.
 

Cores

Tanto as cores das paredes, como as dos móveis são importantes na decoração dos ambientes de trabalho. Esses detalhes são indicativos sobre a imagem, os valores e objetivos das organizações e sua escolha deve ser pensada a partir desses itens.
As cores neutras são mais agradáveis e mais fáceis de serem utilizadas no ambiente e na decoração, como é o caso das cores branco, cinza e bege. As cores escuras, como o preto, o carvalho e o tabaco, atendem ambientes mais sóbrios ou aqueles que querem dar ao espaço um toque mais sofisticado e contemporâneo.
Lembre-se que as cores interferem diretamente na maneira como sentimos e vivemos dentro dos ambientes. Cores muito fortes, podem tornar-se cansativas com o tempo, por isso, uma boa dica para que isso não aconteça é compor um espaço com diferentes cores de forma que elas possam se complementar, por exemplo: se as paredes forem em um tom muito claro, os móveis podem ser um pouco mais escuros ou coloridos e vice-versa.
 
 
 
 

Formatos e Tamanhos

As estações de trabalho são planejadas em diferentes tamanhos e formatos para atender às necessidades de cada cliente. Elas estão disponíveis em formatos e tipos de disposições variados. Veja abaixo alguns dos principais exemplos de estações e onde podem ser encontradas:
Estações de Trabalho em linha reta: são utilizadas para alocar mais de 3 pessoas de cada lado, ficando a quantidade limitada pelo espaço físico existente. Geralmente o máximo é de 6 pessoas para que não fique comprometida a locomoção das mesmas entre as mesas.
 
Saiba mais e adquira a Estação de Trabalho - Soline Móveis
 
Mesas em L intercaladas: cada posição é composta de duas mesas, cujas medidas podem variar de 1,2 a 2 metros e a profundidade de 60 a 80cm, possibilitando inúmeras composições de layout. Caso haja necessidade, um biombo lateral poderá ser instalado.
 
Saiba mais e adquira a Estação de Trabalho - Soline Móveis
 
 
Formação em U: cada funcionário tem um espaço em L para trabalhar, o que facilita bastante a organização e a distribuição das tarefas em sua mesa. Como são agrupadas aos pares, aumentam a interação entre os integrantes da equipe, especialmente as duplas.
 
Saiba mais e adquira a Estação de Trabalho - Soline Móveis
 
 
Em ilha: neste tipo, as estações são agrupadas a cada quatro unidades. São perfeitas para setorizar equipes e organizar o ambiente.
 
Saiba mais e adquira a Estação de Trabalho - Soline Móveis
 
 
Estações de Atendimento: estas estações são utilizadas especialmente para o atendimento ao público. Há dois modelos: um que permite atender a pessoa que senta do outro lado da mesa, com barreiras laterais para proporcionar privacidade durante o atendimento e outro com divisória, para que o funcionário trabalhe especialmente com atendimento por telefone.
 
 
A ABNT possui normas de condições de trabalho quanto à disposição das estações de trabalho e de atendimento, portanto, elas devem possuir regulagem tanto para a altura do teclado, como para o monitor. Um detalhe especial muito interessante é a existência de um abafador de ruído, por meio da forração de tecido com espuma.
 
Saiba mais e adquira a Estação de Trabalho - Soline Móveis
 

Móveis Complementares

Uma variedade de itens poderá complementar as estações de trabalho, formando áreas confortáveis, práticas e com uma disposição inteligente.
É o caso dos gaveteiros, que podem ser acoplados ou volantes e os armários, que podem servir como suporte tanto para colocar objetos úteis no dia-a-dia de trabalho (como as impressoras), quanto para serem utilizados como divisórias de espaços e ambientes. As opções de móveis complementares são amplas e, devido a isso, as possibilidades de composição do local de trabalho são  diversas.
 
Saiba mais e adquira os móveis complementares para escritório - Soline Móveis
 

Dicas Importantes para o Projeto

Abaixo seguem algumas indicações de artigos do Clique Arquitetura que explicam mais detalhes importantes para quem quer criar um escritório funcional, bonito e ergonômico:
 
Você pode conferir esses e outros produtos para seu escritório no site da Soline Móveis
 
 

Fontes Consultadas:

 

+ SAIBA MAIS | Móveis e Decoração de Escritórios
móveis comerciaismóveis para escritóriointeriores comerciaisTAGS:
  RELACIONADOS
Decoração de Escritórios: capriche na escolha do aroma
Como escolher os rodízios da cadeira de escritório
Você merece uma Cadeira Presidente
Estações de Trabalho

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS