Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Arquitetura e Turismo
VOLTAR

Fortaleza de São José da Ponta Grossa - Florianópolis

Fotos e vídeo de uma das Fortalezas de Florianópolis. Um lindo lugar para visitar!

Por: Arquiteta Nadine Voitille       16 de Janeiro de 2015   |   VISUALIZAÇÕES 2.518

A Fortaleza - Breve História

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa localiza-se em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Entre as praias de Jurerê e do Forte, ela faz parte do triângulo de defesa planejado pelo Brigadeiro José da Silva Paes. Sua função era proteger a Ilha de Santa Catarina, consolidando a ocupação do sul da colônia e também funcionando como apoio para a manutenção do domínio português sobre a Colônia do Sacramento.

Com a invasão espanhola em 1777, após disparar 2 tiros de canhão, foi abandonada. A Ilha de Santa Catarina foi devolvida aos portugueses apenas em 1778, através do Tratado de Santo Ildefonso.

Ao final do século XIX, abandonada, foi saqueada por moradores locais que inclusive levaram tijolos e outros materiais para fazer suas construções (segundo jornais locais da época).

Em 1938 foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e em 1992 foi restaurada através do Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (Universidade Federal de Santa Catarina).

 

 

Fotos da Fortaleza de São José da Ponta Grossa. Imagens: Nadine Voitille

 

Sua Construção

Sua construção é escalonada (em diferentes níveis) e possui uma linda vista da Baía Norte. Sua principal edificação é a Casa do Comandante, que também abriga o Paiol de Pólvora. Próximo à casa, temos a Capela (esta é a única fortaleza em que a Capela permanece entre os demais prédios).

As muralhas são feitas de alvenaria de pedra e cal. A ponte levadiça, do portão frontal, foi perdida, assim como seu frontão original. O piso das edificações é em alvenaria de tijolos.

 

Sobre a Visitação

Segundo o site da Prefeitura de Florianópolis, ela é aberta de segunda a domingo para visitação. Sua entrada é paga (valor de referência - janeiro 2015: R$8,00 - estudantes e pessoas com mais de 60 anos pagam meia).

O acesso ao local é fácil (mas pode ser cansativo para pessoas com mobilidade reduzida). Em épocas de muito movimento, estacionar pode ser difícil.

 

Vídeo - A Fortaleza de São José da Ponta Grossa

Quer matar a curiosidade? Dê uma espiadinha neste lindo lugar!

 

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa - Florianópolis/SC. Fonte: Clique Arquitetura - Youtube

 

 

Fontes Consultadas

 

 

+ SAIBA MAIS | Arquitetura e Turismo Brasil

 

 

arquitetura e turismoTAGS:
  RELACIONADOS
Bosque João Paulo II - Curitiba
Embu das Artes
Teatro Paiol - Curitiba
Uma pincelada de Ouro Preto e Mariana

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS