CLIQUE ARQUITETURA • www.cliquearquitetura.com.br
Pesquise milhares de fotos e salve suas favoritas. Pergunte, comente, divulgue suas ideias!
CADASTRE-SE NO CLIQUE ARQUITETURA
Artigos

Gesso Acartonado: Resistência Mecânica

Saiba como utilizar as placas de gesso acartonado, e como podem ser aplicadas nas paredes, teto e piso.

Por Arquiteta Nadine Voitille Seguir

0 Gostar

Categoria: Materiais e Acabamentos: Gesso | Isopor

+ Salvar em álbum de ideias

Resistência Mecânica das Placas do Gesso Acartonado

As placas de gesso acartonado, ou Drywall, apresentam boa resistência mecânica a choques contra a sua superfície, mas não resistem intactas a choques fortes e de grande proporção.

 

Paredes de Gesso Acartonado  |  Parede de Drywall

As placas, quando utilizadas como parede, são fixadas em uma estrutura de madeira ou aço galvanizado. A rigidez da estrutura interna é o que dá resistência e estabilidade à parede, capaz de suportar o peso de objetos pesados fixados em sua superfície, a qual pode ter os mais variados comprimentos e alturas.

 

 

As imagens exemplificam como é a estrutura de uma parede comum de gesso acartonado. Fontes: Multi Perfil  |  Divisinos

 

 Instalação de Móveis e Televisões na Parede de Gesso

Para instalar prateleiras, televisores e acessórios diversos na placa de gesso, considere o peso destes:

  • Objetos com até 10kg - normalmente a chapa de gesso suporta até 10 kg em uma pequena área, utilizando uma bucha específica para gesso.
  • Se o objeto tiver entre 10 a 40 kg - acessórios apropriados devem ser usados para suportar o peso de prateleiras, tampos de granito, quadros e outros elementos, tais suportes distribuem melhor o peso sobre a superfície da placa de gesso acartonado, evitando possíveis rachaduras. 

Abaixo há dois modelos, bastante semelhantes, de suporte para televisão. Estes modelos são os mais indicados para serem fixados em paredes de gesso/drywall, pois permitem uma melhor distribuição da furação. Os furos devem ser bem espaçados entre si (14 cm) - utilize de 10 a 8 buchas de gesso (8mm).  

 

             

Pesquise preços e modelos: Suportes para TV - Buscapé

 

  • Objetos com mais de 40 kg - reforços internos devem ser instalados quando  a parede for receber cargas pesadas, como: bacias e pias sanitárias, armários e bancadas.  (cada fabricante de placas de gesso acartonado deverá informar qual a carga máxima que o material suporta. Os reforços podem ser instalados facilmente, basta desprender a chapa de gesso dos perfis e aplicar o reforço na estrutura interna. A chapa retirada deve ser substituida por uma nova para que o fechamento e o acabamento final fiquem perfeitos.

A imagem abaixo ilustra como a estrutura interna é adaptada para receber objetos pesados.

 

Parede com reforço interno, estruturas que suportam peso.
 

Forro de Gesso Acartonado  |  Forro de Drywall

A resistência do forro de gesso está relacionada ao sistema de fixação das placas, que pode ser:

  • Por meio de pendurais, isto é, arames galvanizados;
  • Por meio de perfis de aço galvanizado;
  • Mescla destes dois sistemas

Para áreas menores é utilizado o sistema de arames galvanizados, na qual uma das extremidades do arame prende-se nas placas de gesso e a outra no teto. Os pendurais possuem diferentes bitolas para suportar mais ou menos peso.

Já os perfis de aço galvanizados são utilizados para áreas extensas. Contudo, os perfis necessitam estar presos ao teto através de arames galvanizados, ou podem ser fixos por meio de peças também de aço galvanizado. Sendo que este último sistema confere ao forro maior estabilidade e resistência.

 

 

Forro de gesso com fixação mista - Brecho Arte

 

Os sistemas de fixação são conhecidos como:

  • Forro Aramado: uso somente de pendurais;
  • Forro Estruturado: uso de perfis de aço galvanizados, suspensos por meio de pendurais ou de ferragens;
  • Forro Removível: é o mesmo sistema do forro estruturado, mas sendo que as placas de gesso acartonado podem ser removidas.

 Obs.: Objetos com até 3kg podem ser fixados no forro de gesso após instalado; objetos mais pesados, como varais e suportes para projetores, devem ser instalados diretamente na lage.

 

Mobiliário de Gesso Acartonado  |  Mobiliário de Drywall

Os móveis de gesso acartonado com estrutura de aço galvanizado também ganham estabilidade e rigidez. Outro fator que garante maior resistência e vida útil às placas de gesso acartonado é o acabamento que irá receber em sua superfície. Investir em papel de parede e tintas especiais laváveis são algumas formas de embelezar e preservar o gesso.

 

   

Nicho de gesso em construção - Fonte: Gesso Pleno | Divisória com nichos - Fonte: Santa Sanca

 

Estante de gesso e de mdf - Fonte: Blog São Caetano do Sul

 

Resistência ao fogo

A placa de gesso acartonado apresenta ótimo desempenho ao controle do fogo em caso de incêndio, chegando a ser superior à resistência das paredes de alvenaria. Isso ocorre porque em sua composição há a presença de água (20% do peso da placa comum).

Também existem os modelos de placas desenvolvidos para serem mais resistentes ao fogo que as placas comuns.

Portanto, conforme a espessura, a quantidade e o modelo das placas, assim como conforme o modelo da estrutura interna, o controle do fogo pode ser maior ou menor. Alguns fabricantes garantem de 30 a 45 minutos de resistência.

 

Veja Também

 

Fontes Consultadas

 

 

< Voltar  Materiais e Acabamentos :: Gesso | Isopor

 

 

ads

Veja também

Artigos mais lidos

Artigos mais comentados