Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Gesso | Isopor
VOLTAR

Gesso Acartonado: Usos e Vantagens

Saiba mais sobre o Gesso Acartonado (Drywall): uma solução para quem quer construir, reformar ou decorar.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       27 de Junho de 2012   |   VISUALIZAÇÕES 431.030

Gesso Acartonado - Drywall

O gesso acartonado é uma placa produzida a partir do gesso e do papel cartão. Possui resistência à compressão e à maleabilidade, oferecendo, também, praticidade, rapidez e versatilidade na elaboração e execução dos projetos, assim como proporciona poucos resíduos ao final da instalação.

Suas características permitem uma grande diversidade de usos e um ótimo resultado estético: há superfícies lisas e texturizadas, as emendas são homogêneas e permitem um bom acabamento.

 

Paredes internas de uma casa - Fonte: Design Milla Blogspot

 

Onde pode ser Utilizado?

O gesso acartonado vem sendo muito utilizado pelos profissionais da engenharia, arquitetura e interiores. Conheça os usos mais comuns:

 

Além de todas estas formas de utilização, o gesso acartonado também permite receber pregos e parafusos, podendo ser cortado, inclusive em formas curvas. (Saiba mais sobre gesso acartonado e suas diferentes possibilidades de uso - paredes, forros e móveis lendo: Gesso Acartonado - Resistência Mecânica

 

Vantagens

O gesso acartonado traz muitas vantagens tanto para construir, reformar, como para decorar:

 

Obra

 Instalação

Acabamento

Desempenho

 

Modelos e Medidas

É possível encontrar placas de gesso acartonado em diferentes tamanhos e espessuras, que atendem às diferentes necessidades de uso. As medidas podem variar conforme o fabricante, portanto, as medidas aqui apresentadas são uma média dos produtos que estão no mercado.

 

Medidas

 

Escolha o modelo conforme a necessidade de uso

 

Obs: As chapas Standart ou RU, mesmo que recebam boas camadas de impermeabilização, não devem ser utilizadas em áreas externas. A durabilidade será reduzida e exigirá muita manutenção.

 

Placas de gesso acartonado 

 

Valores

* Valores referentes ao início do ano de 2015.


Como escolher o modelo da chapa de gesso?

A escolha do material irá depender da necessidade que cada ambiente apresenta: a parede deve ter isolamento acústico, térmico, maior resistência mecânica, deve ser uma barreira contra o fogo? Há diferentes possibilidades de montagens:

 

Como escolher os perfis estruturais?

As estruturas internas, perfis de madeira ou aço galvanizado, também devem ser compatíveis com a configuração da parede, para que esta atenda por completo às necessidades do local. Os perfis estruturais apresentam as seguintes espessuras:

 

Resíduos de Gesso - Reciclagem

Qualquer produto a base de gesso, ao final da instalação, apresentará resíduos inutilizáveis. Todos os resíduos de gesso devem ser coletados e armazenados em local específico durante obra e devem ser separados de outros materiais como madeira, metais, papéis, plásticos, restos de alvenaria (tijolos, blocos, argamassa) e lixo orgânico.

Este cuidado melhora a qualidade do resíduo, o que é fundamental para facilitar a reciclagem do material e consequentemente contribuirá para a redução do lixo.

 

Fontes Consultadas e das Imagens

 

 

+ SAIBA MAIS | Gesso e Isopor

 

 

casa e decoraçãogessodecoraçãodecoração de interioresdicas de decoraçãomóveis de gessoparede de gessoTAGS:
  RELACIONADOS
Sancas de Poliuretano e Poliestireno
12 Motivos para utilizar Drywall como Parede
Gesso Acartonado: Resistência Mecânica
Gesso Acartonado: Usos e Vantagens

195 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS